Após briga, PM do DF vai rever atuação em jogos no Mané Garrincha

19/8/2013 16:08

Após briga, PM do DF vai rever atuação em jogos no Mané Garrincha

Neste domingo, antes de São Paulo e Flamengo, policiais não conseguiram impedir confronto que terminou com um torcedor gravemente ferido

Após briga, PM do DF vai rever atuação em jogos no Mané Garrincha
A Polícia Militar do Distrito Federal vai rever o esquema de segurança para as próximas partidas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, após o confronto entre torcedores de São Paulo e Flamengo no último domingo. As imagens da briga mostram um grupo de policiais apenas observando o momento em que são-paulinos agrediam um rubro-negro caído no chão.

- Não podemos dizer de imediato se houve falha ou não. Vamos verificar o contexto para saber se houve um retardo (na ação dos policiais). Também faremos uma revisão da operação e no planejamento para os próximos jogos vamos verificar se será necessário aumentar o número de policiais ou rever pontos de entrada das torcidas - explicou o chefe de estado-maior da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Adilson Evangelista.

Cerca de 600 PMs atuaram no jogo entre Flamengo e São Paulo, que teve um público de 44.126 mil torcedores. Outros 400 agentes particulares reforçaram a segurança dentro do estádio.

Ainda com relação a atuação das forças de segurança no momento da briga do último domingo, o coronel afirmou que o número de PMs no local era pequeno por não ser um ponto de entrada de torcedores e disse que a demora para intervir pode ter sido uma atitude prudente dos policiais.

- Aquele portão não é de entrada. Houve uma invasão. Nas entradas principais havia um grande número de policiais. Ainda assim, tinha policiamento no local e eles agiram... Quando se está em uma ação, com a adrenalina alta, o policial tem que ter um tempo de reação. Não quero dizer que foi este o caso, mas em algumas situações, se o policial agir muito rápido pode cometer um ato impensado. Por exemplo, se tivesse sacado a arma e atirado contra algum torcedor poderia ter causado uma morte, um fato ainda mais grave - avaliou o coronel Evangelista.

A briga do último domingo foi a primeira ocorrência grave registrada em sete jogos do Brasileirão já realizados no Mané Garrincha. Outras três partidas estão marcadas para o estádio. No próximo sábado, Flamengo e Grêmio se enfrentam às 18h30. No domingo, será a vez de Vasco e Corinthians. No dia 4 de setembro, o Flamengo também jogará em Brasília contra o Vitória.

Agressores presos
Três integrantes da torcida Independente do São Paulo estão presos por conta da briga em Brasília. Segundo a Polícia Civil do DF, eles foram identificados como responsáveis pela agressão ao torcedor do Flamengo que precisou ser hospitalizado. Os detidos vão responder por lesão corporal grave, que prevê pena de até cinco anos de prisão.

- Na delegacia, após a condução dos integrantes da torcida e das testemunhas, foi possível individualizar a conduta - explicou o delegado responsável pelo caso, Marco Antônio de Almeida.

Todos os presos são do estado de São Paulo: Moisés Paulino, 48 anos; Ricardo Barbosa Alves Maia, de 37 anos; e Genildo da Silva, 34 anos, apontado pela polícia como um dos diretores da torcida Independente.

- Segundo os depoimentos, o Ricardo Maia se apoderou de uma mesa de metal para agredir a vítima. Também foi identificado que o Genildo e o Moisés agrediram especificamente essa vítima e outros torcedores que não foram identificados no momento - completou o delegado.

Os três presos já tinham passagem pela polícia por crimes como roubo, estelionato e tráfico. Moisés Paulino, inclusive, já teve que responder na justiça a uma acusação de homicídio. Eles devem ser encaminhados para um presídio provisório ainda nesta segunda-feira, onde aguardarão decisão da justiça, que pode estabelecer uma fiança ou decretar a prisão preventiva.

O torcedor do flamengo ferido, André Eliton Ferreira dos Santos, segue internado no Hospital de Base do Distrito Federal e não corre risco de morrer. Ele sofreu uma fratura no maxilar e deve passar por cirurgia. Morador da cidade de Planaltina, a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília, André também já tinha passagens pela polícia e cumpre atualmente regime de prisão domiciliar.

A briga

A confusão entre os torcedores do Flamengo e do São Paulo ocorreu pouco antes do início da partida deste domingo. De acordo com a polícia, os ônibus que transportavam a organizada do São Paulo foram atacados a pedradas por torcedores do Flamengo quando se aproximavam do estádio. Alguns homens desceram e iniciaram um confronto, que foi rapidamente controlado por policiais que escoltavam o grupo.

No entanto, pouco depois, no momento os integrantes da Independente se encaminhavam para entrar no Mané Garrincha, cerca de 40 torcedores invadiram uma área em que estavam torcedores comuns do flamengo e alguns membros da Raça Rubro-Negra, iniciando um confronto mais sério.

687 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu