27/5/2020 20:35

Veja sete ações realizadas pelo Flamengo durante paralisação do futebol que outros clubes se espelharam para voltar aos treinos

Veja sete ações realizadas pelo Flamengo durante paralisação do futebol que outros clubes se espelharam para voltar aos treinos

O futebol brasileiro está parado há mais de dois meses por conta da pandemia da Covid-19 e ainda não tem prazo para retornar. Os clubes tentam, durante esse período, fazer o máximo para que, quando a bola volte a rolar, estejam o mais preparado possível. Durante esse ínterim, o Flamengo tem sido pioneiro em diversas ações que serviram de exemplos para alguns times se espelharem e seguirem os passos do Rubro-Negro.

A reportagem do Jornal "O Dia" levantou, ao menos, sete procedimentos adotados pelo Flamengo desde o começo da pandemia do novo coronavírus e que mostraram que o clube carioca não só serviu de exemplo para os demais times, mas também fez com que o Rubro-Negro saísse na frente. Veja abaixo:

MONTAGEM DE ACADEMIA NA CASA DOS JOGADORES:

Logo no início da paralisação, após a partida contra a Portuguesa, no dia 14 de março, o preparador físico Mário Monteiro se reuniu com Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo, e traçaram planos para amenizarem a perda da parte física de todos os jogadores. A alternativa encontrada foi a instalação de academia nas residências dos atletas para que eles pudessem seguir, mesmo de férias, as cartilhas de treinamento durante o isolamento social.

As entregas dos materiais foram feitas pelo preparador físico permanente do Flamengo Roberto Oliveira Júnior, o Betinho, ao longo de vários dias. Na ocasião, os jogadores postaram em suas redes sociais fotos da estrutura montada em suas residências e agradeceram a atitude do clube.

CRIAÇÃO DE PROTOCOLO MÉDICO E DE SEGURANÇA:

Diante da incerteza de quando os treinamentos poderiam ser retomados no Centro de Treinamento, o departamento médico do Flamengo, encabeçado por Márcio Tannure, deu mais um passo: começou a criação de um protocolo médico e de segurança. O chefe do departamento médico, fluente no mundo do futebol, iniciou uma série de contatos com clubes e ligas europeias para ter conhecimentos dos procedimentos adotados para que o Rubro-Negro pudesse seguir e por em prática.

Com isso, Tannure conseguiu formular os protocolos médico e de segurança, juntamente com a Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), que viriam a ser exemplos para as demais Federações de Futebol do Brasil e para a CBF. Segundo apurou a reportagem, Jorge Pagura, médico da entidade brasileira, entrou em contato com Márcio Tannure para pegar dicas do procedimento adotado pelo funcionário rubro-negro.

AQUISIÇÃO DE TESTES:

Um dos itens estabelecido como regra no protocolo médico e de segurança era a aquisição de kits de testes da Covid-19 para fazer exames em jogadores, colaboradores da comissão e demais funcionários funcionários do departamento de futebol antes do retorno aos treinamentos. A aquisição dos 600 testes foi feita no início de abril e custou aos cofres do Flamengo cerca de R$ 100 mil. Os equipamentos foram importados da Coreia e adquiridos através de um laboratório brasileiro credenciado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Depois de o Flamengo investir nos kits, o Grêmio, ciente da decisão do Rubro-Negro, entrou em contato com Márcio Tannure para pegar dicas e saber como providenciar os kits. Dias depois, o Tricolor, após pedir ajuda ao clube carioca, fez os exames nos jogadores.

EXAMES EM FAMILIARES:

A princípio, o Flamengo faria os testes apenas nos jogadores, comissão técnica e outros integrantes do departamento de futebol. Porém, para ficar ainda mais resguardado e ter mais segurança, os familiares das pessoas envolvidas no dia a dia no Ninho do Urubu também passaram pelos testes, o que foi muito elogiado pelos parentes.

PLANO DE AÇÃO NO CT:

O Gerente do CT Leandro Leme e o Supervisor do Futebol Gabriel Skinner basearam-se no protocolo médico para elaborar o plano de ação de retorno às atividades no Ninho do Urubu. Dentre outras coisas, o plano consiste em:, interdição de áreas (academias, vestiários e cozinha), esterilização de carros e ambientes do CT, operacionalização dos campos usados pela comissão técnica, organização da lavagem de roupas, EPI´s, treinamento dos funcionários, instalação de álcool em gel em diversos pontos e criação de programa para revezamento de colaboradores.

Tanto o plano de ação quanto o protocolo médico utilizados no CT do Flamengo serviram de exemplos para outros clubes que desejam (e já retornaram) às atividades de treinamento, principalmente no Rio de Janeiro. O presidente do Madureira, Elias Dubas, elogiou a postura de Márcio Tannure, médico do Flamengo, em recente entrevista ao Jornal O Dia.

"Ele (Tannure) tem feito a diferença. Um grande profissional"

IMPORTAÇÃO DE MÁQUINA:

O Flamengo também recorreu à tecnologia para dar total segurança aos envolvidos no retorno aos treinamentos. Márcio Tannure conseguiu fazer parceria com uma empresa portuguesa e irá importar uma máquina que será usada, num primeiro momento, para avaliar a temperatura corporal das pessoas. O aparelho tem chegada prevista para a próxima semana e será personalizado com as cores do clube.
O Atlético-GO, através de um coordenador do clube, entrou em contato com Márcio Tannure para sondar valores e como adquirir o aparelho, mas, até o momento, o clube goiano ainda não fez a aquisição.

PARCERIA COM REDE DE HOSPITAL PARTICULAR:

Por fim, mas não menos importante, foi a parceria que Márcio Tannure conseguiu fazer com a clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, para que possa atender o clube caso algum jogador, funcionário ou familiar necessite.

Tannure, inclusive, está fazendo o mesmo para os clubes de menor investimento do Rio de Janeiro. Segundo apurou a reportagem, o RioMar, hospital localizado na Barra da Tijuca, fechará um convênio, com tabelas de preço especiais, caso algum time, que não tenha condição de pagar plano de saúde para jogadores e funcionários, precise utilizar hospital.

885 visitas - Fonte: ODia


A FLAMENGO ESTEVE ATRÁS DO CAVANI? GLOBO NÃO PAGA ESTADUAIS E BRASILEIRO, VEJA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO FLAMENGO! MARACANÃ VAI VIRAR HOSPITAL?




CONFIRA: Rafinha: Se eu tivesse pensado no dinheiro, ficava na Europa

VEJA: Pablo Marí rende quase R 100 milhões ao Flamengo



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Rodrigo Alencar     

Alooooooooo antis. Leu entendeu agora chupa devagarzinho sem fazer cara feia

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Carioca

Quarta - 16:00 - Maracanã - FlaTV
Flamengo
Fluminense

Último jogo - Carioca

Domingo - 16:00 - Maracanã
Flamengo
2 0
Volta Redonda