2/6/2020 15:33

Dois exames por semana e questionário diário: entenda como funcionam os testes de Covid-19 no Flamengo

Dois exames por semana e questionário diário: entenda como funcionam os testes de Covid-19 no Flamengo

Desde que retornou às atividades no Ninho do Urubu, o Flamengo divulga toda segunda-feira os resultados dos testes de Covid-19 que vem aplicando em jogadores e comissão técnica com frequência. Nas últimas duas semanas, ninguém teve resultado positivo. Um sinal de alívio no clube, mas que ainda gera cautela por toda a conjuntura envolvendo a pandemia de coronavírus - não há, no atual modelo, como eliminar totalmente o risco de uma contaminação.



LEIA TAMBÉM: Diretor do Flamengo revela possível tempo de contrato com a Amazon

Dentro do protocolo elaborado pelo clube, ficou estabelecido que jogadores e comissão serão testados duas vezes por semana. São dois tipos diferentes de exames:

- Na segunda-feira, são realizados testes rápidos de sorologia. Eles verificam a presença de anticorpos (IgG e IgM) no corpo humano após o contato com a Covid-19 e apresentam resultados melhores após 14 dias da aparição de sintomas. O resultado sai em até 30 minutos.

- Na sexta-feira, é a vez do RT-PCR. Ele é feito através de swabs (uma espécie de cotonete especial), que coletam amostras do nariz e da garganta para a identificação do material genético do vírus no corpo humano. É indicado para ser feito entre o terceiro e o sétimo dias após os sintomas, mas também pode ser realizado em assintomáticos - embora com taxa de confiança de 50%. O resultado sai em até 72 horas.

Neste sistema, o resultado do RT-PCR sai na segunda-feira, junto com o teste rápido. O exame sorológico é visto pelo Flamengo como uma espécie de confirmação do que mostram os resultados do RT-PCR. Só depois destas duas checagens, o clube divulga os resultados.

O questionário

Além disso, todos os dias os jogadores e funcionários têm a temperatura verificada e passam por um oxímetro, que detecta a quantidade de oxigênio no corpo. Antes de tudo isso, respondem a um questionário, elaborado pelo fisiologista Lucas Albuquerque, com diversas perguntas, entre elas:

Tem febre?
Tem dor de cabeça?
Tem secreção nasal/espirros?
Tem dor/irritação na garganta?
Tem tosse seca?
Tem dificuldade respiratória?
Tem dores no corpo?
Tem diarreia?
Viajou nos últimos 14 dias para alguma região com casos confirmados de Covid-19?
Esteve em contato nos últimos 14 dias com um caso diagnosticado com Covid-19?

Em caso de resposta positiva, a pessoa sequer entra no Ninho do Urubu. Independentemente da resposta sobre a febre, o departamento médico faz a checagem posteriormente. Os jogadores também recebem semanalmente uma máscara de proteção individual para que possam usar ao longo dos dias.



LEIA TAMBÉM: Flamengo passa a treinar com aval da prefeitura

Flamengo, protocolo, covid-19, questionário, saúde

1140 visitas - Fonte: Globoesporte.com


A FLAMENGO ESTEVE ATRÁS DO CAVANI? GLOBO NÃO PAGA ESTADUAIS E BRASILEIRO, VEJA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO FLAMENGO! MARACANÃ VAI VIRAR HOSPITAL?




CONFIRA: Como foi a audiência de FluTV e FlaTV minuto a minuto durante final da Taça Rio

VEJA: Irreconhecível, Flamengo joga em marcha lenta e castigo deixa lições para final do Carioca

<


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Carioca

Domingo - 16:00 - Maracanã - FlaTV
Flamengo
Fluminense

Último jogo - Campeonato Carioca

Quarta - 16:00 - Maracanã
Fluminense
1 1
Flamengo