Carioca faz Globo viver rara situação de cancelar transmissão

21/6/2020 08:57

Carioca faz Globo viver rara situação de cancelar transmissão

Carioca faz Globo viver rara situação de cancelar transmissão
Neymar enfrenta marcação do Joinville em jogo do Santos pela Copa do Brasil-2013
Imagem: Ricardo Nogueira/Folha Imagem


A confusão com os decretos da Prefeitura do Rio de Janeiro, que suspendeu e depois autorizou ontem (20) a realização de jogos do Campeonato Carioca, deixou a Globo em uma posição desconfortável e rara. A emissora chegou a anunciar para hoje (21) a transmissão de Vasco x Macaé para Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros 14 estados. Mas, mesmo antes de a partida ser adiada para quarta-feira (24), a rede já havia decidido que não faria a transmissão, por não ter tempo viável para estabelecer sua operação em São Januário.



O UOL Esporte relembra aqui alguns episódios em que jogos anunciados pela Globo acabaram não indo ao ar, tendo espaço reservado na grade —uma situação nada comum e que está longe do ideal, ferindo interesses comerciais e todo o encadeamento de sua programação.



LEIA TAMBÉM: Emissoras analisam efeitos da medida e as possíveis consequências por possível acordo com o Flamengo


Envolvendo clubes do Rio de Janeiro, um momento de convulsão social na Argentina forçou a mudança à emissora. Em 21 de dezembro de 2001, a final da Copa Mercosul entre San Lorenzo (ARG) e Flamengo teve de ser adiada devido a uma crise que explodiu nas ruas da capital argentina e causou a renúncia do então presidente Fernando De Lá Rua.

A final da Mercosul foi canceladas horas antes, e a equipe da Globo enviada a Buenos Aires foi deslocada para cobrir justamente o movimento popular. A situação causou, inclusive, uma situação insólita: Galvão Bueno, que narraria o jogo, foi a voz que anunciou a renúncia de De Lá Rua no "Jornal Nacional". O jogo aconteceu mais de um mês depois, em 23 de janeiro em 2002.

Em São Paulo, outros dois casos. Em 2004, o jogo Paraná x Palmeiras válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano também ganhou chamada no ar. No entanto, a Record estava exibindo com exclusividade a Eurocopa de 2004, com uma boa campanha do Portugal do Felipão, dando índices generosos para a emissora.

Com a decisão exatamente no domingo à tarde, a Globo sentiu que o jogo do Verdão poderia não fazer frente no Ibope em concorrência com a final europeia. De última hora, entãoo, a rede optou pela exibição para o clássico entre Corinthians e Santos. Deu certo para a audiência: foi apertado, mas a Globo venceu 18 pontos a 16 no Ibope na Grande São Paulo.

Aí saltamos no tempo para 2013, quando Corinthians, Palmeiras e São Paulo foram eliminados precocemente da Libertadores. Para um jogo de quarta-feira, a alternativa seria um Santos x Joinville pela Copa do Brasil. Esse jogo chegou a ser anunciado no ar no "Bom Dia SP" pelo apresentador Rodrigo Bocardi. Mas no dia seguinte, a Globo mudou a grade e cancelou a transmissão do futebol para São Paulo. O "Cinema Especial" tapou buraco com um filme até então inédito na TV aberta nacional: "Encontro Explosivo", com os astros Cameron Diaz e Tom Cruise.

Santos x Joinville acabou passando somente para as cidades que abrigam os clubes, além de Goiás e Tocantins. A emissora causou a ira dos torcedores do Santos na ocasião, que começaram a promover um boicote contra a Globo.



Vasco x Macaé marcaria o retorno da Globo ao futebol após três meses de paralisação pro causa da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a mudança de decreto que proibiu apenas jogos de Botafogo e Fluminense até o dai 25 de junho, a Globo afirmou que não poderia exibir a partida em suas mídias digitais por já ter desmobilizado a sua equipe de transmissão. O jogo foi adiado para a próxima quarta, às 21h30, numa tentativa de forçar a transmissão da emissora carioca.

Flamengo, Carioca, Globo, Cancelar, Transmissão, Mengão

433 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- Flamengo: Léo Pereira mira obsessão pelo título do Brasileirão
- Flamengo terá dois desfalques importantes para enfrentar o São Paulo.
- Dirigente Flamengo critica suspensão de Gabigol como excessiva no futebol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Isaac Araujo     

A Globo está perdendo milhares de assinantes do PFC

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu