2/8/2020 17:30

Dez fatos sobre a contratação e o perfil de Domènec Torrent, o novo técnico do Flamengo

Dez fatos sobre a contratação e o perfil de Domènec Torrent, o novo técnico do Flamengo

O Flamengo anunciou a contratação de Domènec Torrent na última sexta-feira, depois de ficar exatas duas semanas sem um técnico. O substituto de Jorge Jesus é catalão e, para muitos flamenguistas, ainda um nome pouco familiar. Veja dez fatos sobre o treinador.



LEIA TAMBÉM: Daniel Alves no Flamengo? Segundo jornalista São Paulo pensa em negociar camisa 10 com o Fla

1 - TEMPO DE CONTRATO - Domènec Torrent assinou com o Flamengo até 31 de dezembro de 2021. O período do vínculo era o desejo inicial da diretoria rubro-negra, uma vez que o fim da próxima da temporada coincidirá com o fim da gestão de Rodolfo Landim.

2 - SALÁRIOS NO FLA - Aos 58 anos, Domènec e sua comissão técnica (próximo tópico) receberão 1,5 milhão de euros por ano (aproximadamente R$ 9 milhões na cotação atual). Cabe destacar que Jorge Jesus e mais seis membros de sua comissão técnica (todos acertados com o Benfica) recebiam mais do que o dobro: 3,5 milhões de euros (cerca R$ 21 milhões) por temporada. Landim ainda falou que a multa rescisória do catalão "é muito, mas muito maior do que a multa que foi estabelecida no contrato com o Jesus".

3 - A COMISSÃO TÉCNICA - Se Jesus veio ao Brasil com seis compatriotas, Torrent desembarca no Rio para iniciar um trabalho com três nomes (todos confirmados). São eles: Jordi Guerrero, o auxiliar (foto), Julian Jimenez, preparador físico, e Jordi Gris, analista de desempenho e que fala português. Todos os profissionais têm bagagem em clubes expressivos da Espanha.

4 - APRESENTAÇÃO NO NINHO - O Flamengo divulgou recentemente data, horário e local para a apresentação oficial de Torrent. Será nesta segunda-feira (3), às 12h30, na sala de imprensa do Ninho do Urubu. Haverá entrevista coletiva com perguntas enviadas por jornalistas (incluindo estrangeiros), virtualmente. Ele desembarcará no Brasil também na segunda, por volta das 5h (de Brasília).

5 - O 12º GRINGO - Ainda a estrear (o que deve ocorrer daqui a semana, contra o Atlético-MG, pela 1ª rodada do Brasileiro), Domènec é o 12º técnico estrangeiro da história do Flamengo. Ramón Platero (URU), Juan Carlos Bertone (URU). Charles Williams (ING), Dori Kruschner (HUN), Ernando Santos (POR), Cândido de Oliveira (POR), Fleitas Solich (PAR), Modesto Bría (PAR), Armando Renganeschi (ARG), Reinaldo Rueda (COL) e Jorge Jesus (POR) foram os antecessores. E mais: Dome é o 6º europeu da lista.

6 - PASSADO COMO JOGADOR - Domènec Torrent se arriscou nos gramados antes de optar pela carreira técnica. Nascido em Santa Coloma de Farners, cidade de cerca de 12 mil habitantes na província de Girona, na Catalunha, tentou a sorte como meio-campista. Aos 18 anos e com certa habilidade na canhota (segundo reza a lenda - via amigos), chegou ao UE Olot, que estava na quarta divisão local, e jogou em campos varzeanos. Não tardou a pendurar as chuteiras.

7 - PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS - Os primeiros passos na profissão de treinador se deram em 1994, no Palafrugell. Depois de seis anos, partiu para o Palamós (estádio do clube em destaque), para trabalhar na Terceira Divisão da Espanha. Os seus treinos inovadores para a época chamaram a atenção. Foi para o Girona, em 2005, onde foi campeão da Quarta Divisão espanhola, antes de parar no Barcelona. Era uma espécie de olheiro até ser convidado para ser auxiliar de Guardiola no time B dos Blaugranas, em 2007.

8 - BRAÇO DIREITO DE PEP E SUGESTÃO DE OURO - A parceria com Guardiola durou pouco mais de dez anos. Trabalharam juntos no Barcelona B, Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, até 2018, quando Dome foi seguir carreira solo e treinar o New York City FC (próximo tópico). Um fato que tornou-se curiosidade: pelo Bayern, uma observação de Domènec mudou os rumos do treinador e de Rafinha, como é relatado em "Guardiola Confidencial", livro de Martí Perarnau. Pela Supercopa da UEFA, Torrent sugeriu a Pep deslocar Phillip Lahm como volante, enquanto o Chelsea vencia a final. Guardiola considera este movimento como essencial para o sucesso da dupla na Alemanha: "As palavras de Dome foram chaves. Se ganharmos alguma coisa nesta temporada, será em razão daquele dia".

9 - PASSAGEM PELOS EUA - Entre junho de 2018 e novembro de 2019, Domènec dirigiu o New York City FC na disputa da MLS. Durante esse período, conseguiu os melhores resultados da história do clube, chegando às semifinais da competição na última temporada. À frente da equipe norte-americana, disputou 60 jogos, com 29 vitórias, 15 empates e 16 derrotas. Foram 104 gols marcados e 76 sofridos. Foi coberto de elogios pelo DNA ofensivo e jogo posicional (à la Guardiola, com variáveis do 4-3-3), proporcionando um futebol vistoso e competitivo.

10 - INSPIRAÇÃO EM CRUYFF - Assim como Jorge Jesus, Domènec Torrent tem como principal inspiração Johan Cruyff, lenda da seleção holandesa e do Barcelona, notório como jogador e técnico. Dome revelou, em um artigo para o site The Coaches Voice: "Sou torcedor do Barcelona desde criancinha e permaneço como sócio do clube. Fui assistir a final em Wembley em 1992, quando, enfim, conquistamos o título europeu. Eu sempre disse a todo mundo: vou virar técnico por causa do Johan". As credenciais animam a torcida do Flamengo.



LEIA TAMBÉM: Conheça os três auxiliares que Domènec Torrent levará ao novo clube

Flamengo, torrent, treinador, fatos

972 visitas - Fonte: Lance


CONFIRA: Ex-vice de finanças e presidente da Comissão do Flamengo minimizam aumento da dívida

VEJA: Com eliminação da Champions League, Benfica cria prejuízo milionário e deixa dupla do Flamengo mais longe



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Geraldo Lima     

Que seja bem vindo e nos dê muitos títulos!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Libertadores

Terça - 19:15 - Guayaquil - Premiere
Barcelona-EQU
Flamengo

Último jogo - Libertadores

Quinta - 21:00 - Casa Blanca
Independiente del Valle
5 0
Flamengo