14/9/2020 10:49

Flamengo sofre com apagão na zaga e pontas pouco efetivos

Flamengo sofre com apagão na zaga e pontas pouco efetivos

Michael em ação: novamente titular, atacante atuou aberto pela direita, mas não foi efetivo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Domènec Torrent fez seis mudanças no Flamengo para a partida contra o Ceará - três delas técnicas, as outras por força maior. A causa da derrota não foi o rodízio, em si. Mas as escolhas do treinador acabaram por não surtir o efeito imaginado no que se tornou um tropeço rubro-negro.



Dome manteve o esquema das últimas partidas e levou o Flamengo a campo no 4-2-3-1. Desta vez, optou por privilegiar dois velocistas pelos lados: Michael abriu pela direita, e Vitinho, pela esquerda. A estratégia ficou clara no primeiro tempo. A ideia era rodar a bola para que os pontas recebessem em boas condições de definir a jogada, seja com finalização ou passe decisivo.

O time executou o planejado, mas a parte derradeira não funcionou. Vitinho foi o mais acionado, mas errou muito nas tomadas de decisão e pareceu sem confiança para ser mais assertivo. Michael, sem espaço para correr e atacar a última linha, também ficou encaixotado na marcação e pouco contribuiu.



Não bastasse isso, esta rearrumação colocou Everton Ribeiro centralizado. E o meia, um dos pilares técnicos do Flamengo, sentiu a diferença. Se pela direita ele vinha se destacando nas últimas partidas, ao atuar por dentro não foi decisivo. Anteriormente, quando Dome ainda tentava implantar um 4-3-3, Everton já tinha rendido abaixo do esperado jogando pelo meio.

Muitas vezes no primeiro tempo, o camisa 7 esteve afundado demais, quase como um segundo atacante, sem participar tanto da organização das jogadas - com exceção de um contra-ataque em que serviu Gabigol.

Apagão na defesa

Se o ataque não funcionou - Gabigol perdeu duas chances no início que poderiam ter mudado a história da partida -, a defesa também teve sua parcela, especialmente no segundo tempo.

Após um primeiro tempo sem tantas chances criadas, mas com o adversário controlado, o Flamengo viu tudo mudar em seis minutos. Com dois cruzamentos na área, o Ceará marcou duas vezes no início do segundo tempo.

É difícil apontar apenas um culpado. No primeiro gol, Luiz Otávio subiu entre os dois zagueiros para cabecear. No segundo, Charles se antecipou no primeiro pau para ampliar. Em suma: num curto período de tempo, um apagão de toda a defesa definiu a partida.

O Flamengo não teve forças para reagir depois disso. A volta para o Rio de Janeiro será amarga, mas com a lição de que é preciso evoluir defensivamente.



E, principalmente: ainda é necessário um equilíbrio maior no nível de entendimento do sistema de Dome por parte dos atletas: sem algumas referências, como Rodrigo Caio, Filipe Luis e Arrascaeta, a evolução vista nas últimas partidas se perdeu. Basta ver como o time não se movimentou tanto contra o Ceará, tendo Vitinho e Michael.

Dome aposta que o rodízio vai solucionar isso e equiparar o elenco, mas a derrota para o Ceará mostrou que este ponto ainda não chegou.

Flamengo, Sofre, Apagão, Zaga, Pontas, Efetivos, Mengão

297 visitas - Fonte: UOL


CONFIRA: Após nova reunião, CBF decide vetar presença de público nos estádios

VEJA: Jogadores do Palmeiras contestam Sindicato e defendem jogo domingo contra o Fla; veja a nota



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Adriano Lima     

Queremos GEORGE ASSIS treinador do Flamengo

George Assis     

NUNCA MAIS VEREMOS AQUELE TIMW DA MARCAÇÃO ALTA DANDO PRESSÃO NO ADVERSÁRIO E NÃO DEIXANDO JOGAR....... O TORRESMO E SUAS INVENCOES INVENÇÕES VAI ACABAR COM O FLAMENGO E DEMOTIVAR E DERRUBAR O PSICOLÓGICO DOS JOGADORES..... CARA BURRO, OBTUSO, SAFADO

Gabigol é outro que esta muito marrento, se achando

Estsmos carente de zagueiros, assim que a janela reabrir teremos que ir atrás de zagueiros

Concordo com vc Ronaldo.Prefiro Ridrigo Caio e Tuller Dome ta todo perdido precisamos trabalhar nosso time titular os reservas vao entrar qnd necessario.nao improvisar fazer um monte de besteira .Ahhhh !!!!! Dome dos meus pecados.

O rodizio q estava sendo feito estava legal, mas ontem nao tinhamos opção, Dome foi de improviso.. pra usar aquela dupla de zaga é pq nao tinha opção.. nao verdade sou mais o truler q esses zagueiro .. Trule e caio daria uma boa dupla

Ronaldo Souza     

Não vou julgar nenhum atacante até porque alguns deles se não estiver na posição correta jamais vão render, o Técnico é fraco tem que adiantar a marcação do time, o time com Jorge Jesus marcava mesmo ganhando.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Allianz Parque - Globo,Premiere
Palmeiras
Flamengo

Último jogo - Libertadores

Terça - 19:00 - Estádio Municipal
Barcelona - EQU
1 2
Flamengo