14/9/2020 12:54

Técnico faz rodízio ou Fla prioriza Libertadores?

Técnico faz rodízio ou Fla prioriza Libertadores?

Domenec Torrent comanda o Flamengo em jogo contra o Ceará pelo Brasileirão 2020
Imagem: Kely Pereira/AGIF


Em outubro do ano passado, o Flamengo venceu o Fortaleza fora de casa por 2 a 1 de virada e consolidou o favoritismo ao título brasileiro. Naquela ocasião entrou em campo sem cinco titulares: Rafinha, Filipe Luís, Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Bruno Henrique.



Ausências que foram alvos de protestos de Jorge Jesus na coletiva do jogo anterior - vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR em Curitiba:


LEIA TAMBÉM: Notas da partida: confira as avaliações para os jogadores do Mengão na partida entre Ceará 2x0 Flamengo no Castelão


"Um jogador machucado é casual. Dois? Pode ser. Mas CINCO? Com fraturas? Tem que analisar o que está acontecendo, é estranho", reclamou o treinador português em uma declaração que acabou virando meme.

A preocupação de Jesus era óbvia: cinco desfalques representam meio time na linha, excluindo o goleiro. Naturalmente desfigura uma equipe. Nesta vitória sobre o Fortaleza, a ideia era poupar Rodrigo Caio, Willian Arão ou Gerson, muitos desgastados. Mas todos foram para o sacrifício pela relevância do jogo. Porque o Brasileiro era importante.

Em 2020, o Flamengo voltou à capital cearense para enfrentar o Ceará. Última partida antes da viagem ao Equador para enfrentar Independiente Del Valle e Barcelona de Guayaquil pela fase de grupos da Libertadores. Primeiro jogo na quinta-feira, 17, e segundo na terça, 22. Com descanso porque o duelo com o Goiás no Maracanã pela 11ª rodada foi adiado justamente para atender a demanda dos rubro-negros.

Domênec já tinha os desfalques dos lesionados Diego Alves, Bruno Henrique e Pedro Rocha e do suspenso Gerson. Ainda adicionou Filipe Luís e Arrascaeta, que nem viajaram por desgaste muscular, e Rodrigo Caio, que ficou no banco de reservas. Eram três ausências de jogadores considerados titulares e o treinador catalão dobrou a aposta.

O time "misto" até cumpriu um primeiro tempo razoável no Castelão. Armado num 4-2-3-1 que dava liberdade a Everton Ribeiro e apostava nos pontas Michael e Vitinho para abrir o campo e criar espaços por dentro. Assim o camisa sete acionou Gabigol, que chutou para fora à frente de Fernando Prass. A segunda grande chance desperdiçada pelo artilheiro, que cabeceou para fora um cruzamento preciso de Isla um pouco antes.

Seria o gol para dar tranquilidade e abalar a confiança do time da casa. Mas um dos poucos titulares em campo, que tantos defendem não poder participar do rodízio por ser um goleador nato, perdeu e precisa ser cobrado pelas falhas no seu ofício. Para isso recebe salário milionário e é tratado como ídolo.

Na volta do intervalo, um Ceará mais intenso e que aproveitou a estatura e o bom tempo de bola de Luiz Otávio para ganhar de Gustavo Henrique e Léo Pereira para abrir o placar logo aos quatro minutos. Aos dez, falha defensiva coletiva e Charles definiu os 2 a 0.

Apesar do elenco farto, o mais forte do país, eram ausências demais para buscar uma reação. O time precisa de um mínimo de conjunto, mesmo com entrega. E a queda do altíssimo nível é evidente com os zagueiros contratados ainda inseguros sem Rodrigo Caio e ainda Renê, Michael e Vitinho.

Se fosse um time "comum" poderia recuar e especular fora de casa, mas o campeão brasileiro e sul-americano entra quase sempre como favorito e com papel obrigatório de protagonista. O time de Guto Ferreira, que gosta de ser reativo, aproveitou as falhas e se impôs.

Um resultado que pode ser considerado natural pela instabilidade dos times no contexto da competição e do calendário. Os concorrentes Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Vasco também vêm sofrendo com o perde-ganha.



A grande questão é se Domènec Torrent pouparia Rodrigo Caio, Filipe Luís e Arrascaeta se a Libertadores não estivesse no horizonte. Porque haveria, então, uma diferença no tratamento das competições que jogaria no lixo o grande legado de Jorge Jesus: não priorizar nenhum campeonato. Esforço que permitiu o feito inédito de conquistar o título nacional por pontos corridos e o torneio continental de mata-mata.

Se a Libertadores é prioridade, então Dome mergulha na vala comum do futebol brasileiro. De Renato Gaúcho no Grêmio, de Mano Menezes no Cruzeiro de 2017 a 2019 e de Felipão no Palmeiras em 2018, para citar os exemplos mais emblemáticos. Por mais que o longo período de inatividade pela pandemia mude os parâmetros de comparação, o que se discute aqui é a mentalidade.

Jorge Jesus é passado e tem que ser mesmo página virada no Flamengo. Mas o debate sobre a importância das competições é necessário. Porque em Fortaleza o rodízio cheirou a descanso pensando na Libertadores. E três pontos que poderiam ter alçado a equipe à vice-liderança com a mesma pontuação do Internacional ficaram pelo caminho.

É para isso que o clube investiu tanto nas contratações e também na manutenção das estrelas sondadas ou mesmo assediadas por outros clubes? Vale a reflexão.

Flamengo, Técnico, Rodízio, Libertadores, Mengão

621 visitas - Fonte: Blog do André Rocha


CONFIRA: Após nova reunião, CBF decide vetar presença de público nos estádios

VEJA: Jogadores do Palmeiras contestam Sindicato e defendem jogo domingo contra o Fla; veja a nota



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Adriano Lima     

Queremos GEORGE ASSIS treinador do Flamengo

Marcos Cezar     

Domenec torrent você foi contratado prá ser técnico do flamengo é não em uma churrascaria para fazer rodízio.

Não vou mais me aborrecer por causa desse técnico seja o que Deus quiser , mais que ele foi o maior culpado pela derrota de ontem foi , além de burro , é apático à beira do campo e todos nós sabemos que jogador não respeita esse tipo de técnico , e os jogadores tem sua parcela também foram no Ceará só comer lagosta, jogar bola que é bom.... basta ver no final da partida o srs: Léo Pereira e Renner sorrindo como se tivessem feito uma grande partida , só que não né ???!!! Perder claro que vamos alguma hora , mais como um time e não como um bando , aí eu não aceito mesmo !!!! Que fazer rodízio concordo , mais com inteligência, táticas porraaa!!! E não a CULHAO, num fode porraaaa!!! Tira quem está cansado e testa os reservas em algumas variações, não mutila e nem fode com o time que já tem um jeito e um esquema de jogar com pardalizes mano !!!! É um esquema tão confuso que confude a pouca massa encefálica que os jogadores têm, um exemplo de sua burrice : o Bruno Henrique não se contudiu ??? O Pedro Rocha também, então quem o substituto natural ou ponta que a gente tem no elenco ??? Não é o MICHAEL??!!! Então porquê não coloca??? Como disse seja o que Deus quiser !!!! SÓ tenho certeza de três coisas: 1= não vou ficar mais discutindo com ninguém por causa desse fdp,2= se ganhar mais algum título é pelo talento dos jogadores e não pelos seus esquemas malucos, 3= não vou deixar de ser flamenguista por causa desse viado , me desculpem, mais.....VAI SE FUDER DOMENEC!!!! SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS A TODOS.

George Assis     

VAZA DO MEU FLAMENGO FILHO DA PUTA RETARDADO MONGOLÓIDE DEBILMENTAL ACÉFALO. ...... ANALFABETO FUNCIONAL. .... VAI PRO INFERNO......

George Assis     

PALHAÇO ESSE TORRESMO E UM PALHAÇO. ... RODÍZIO E O CARALHO OS JOGADORES GANHAM BEM MUITO BEM ESTÃO COM SALÁRIOS EM DIA. VAI FAZER RODÍZIO NA PUTA QUE O PARIU VEADO ESPANHOL.... TEM DE COLOCAR PRA JOGAR E PONTO FINAL.....

Ronaldo Souza     

Cadê as jogadas ensaiadas DormeNec Torrent?

Que prioriza coisa nenhuma.Nao sabe manter um time titular e trabalhar pra melhorar a cada jogo.Dome ta desmanchando o time .Como vamos chegar na libertadores? Sem preparaçao nenhuma ne?

Ronaldo Souza     

Na minha opinião... Fora DormeNec Torrent.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Allianz Parque - Globo,Premiere
Palmeiras
Flamengo

Último jogo - Libertadores

Terça - 19:00 - Estádio Municipal
Barcelona - EQU
1 2
Flamengo