Um dos clubes de maior expressão do futebol nacional, o
Flamengo está investindo em outros ramos além do futebol. Um dos nichos mais visados pelos Rubro-Negros são os esportes eletrônicos, e o Flamengo eSports já está fazendo presença em sua terceira modalidade.
A equipe já se consolidou no League of Legends e no Free Fire, atualmente tão populares quanto
alguns jogos de cassino, e agora o Rubro-Negro está de olho no Pro Evolution Soccer (PES). O clube adentrou ao mercado dos eSports em 2017, em uma parceria junto à Konami, e o contrato tem duração até 2023. Até lá, espera-se que o time arrecade pelo menos R$ 6,5 milhões com a sociedade.
O Rubro-Negro terá presença na modalidade individual, co-op (3 vs 3) e no x11, do PES. Como no Free Fire, terá um parceiro, só que desta vez o selecionado é a Liga Barones. O modelo de gestão utilizado pelo departamento de esportes eletrônicos no Ninho do Urubu é de licenciamento, onde a atual licitante é a empresa americana Simplicity Esports.
Renovando vínculos
No mês de agosto, a desenvolvedora do PES, a
Konami, renovou seu contrato com o Flamengo e confirmou que o clube será o parceiro oficial para a próxima edição do simulador de futebol, que chegará em breve. Essa escolha pelo atual campeão nacional e continental resulta de um relacionamento que vem sendo construído há anos, já que a equipe brasileira é parceira exclusiva da empresa japonesa, e o seu vínculo está estabelecido até junho de 2023, até lá o Flamengo embolsará cerca de R$ 6,5 milhões.
Com esse novo acordo, o clube colocará o logotipo do eFootball PES em planos de fundo de entrevistas e nos conjuntos oficiais de treinamento. Dessa forma, o clube será um representante exclusivo para os jogos da empresa, além de garantir que o campeonato brasileiro seja representado com maior realidade e fidelidade.
Histórico no League of Legends
O Flamengo não é a equipe mais popular somente no futebol, como também nos esportes eletrônicos. Segundo a Pesquisa Games Brasil, mais de 79% dos jogadores de videogames assíduos brasileiros conhecem o Flamengo eSports, que representa o clube no CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends). Um fato que comprova a popularidade do time, é que desde a sua estreia nos campeonatos competitivos de League of Legends, seus jogos sempre alcançam as maiores médias de audiências, um feito que se assemelha bastante ao clube de futebol. E apesar da equipe ser considerada nova, já que
foi criada em outubro de 2017, já conquistou uma edição de CBLoL em 2019, o torneio mais importante de League of Legends do país.
Ademais, a equipe de esportes eletrônicos também disputou o Mundial de League of Legends que aconteceu na Alemanha. Porém, não conseguiu repetir o bom desempenho que teve no CBLoL, sendo eliminada nas primeiras fases da competição. Já neste ano de 2020, ela sofreu alguns desfalques, pois alguns dos jogadores responsáveis pela boa campanha no 2º split do CBLoL de 2019 deixaram a organização, sendo eles, Brtt, Shrimp e Robô.
Em 2020, os Rubro-Negros até que começaram bem e conseguiram chegar à final do 1º split. Contudo, perderam por 3 x 0 para a Kabum E-Sports, que garantiu sua quarta conquista de CBLoL. Já no 2º split, a equipe do Flamengo decepcionou - o time não conseguiu se encaixar dentro de Summoner’s Rift, e, com a pior campanha desde a sua criação, terminou o torneio que teve como
campeão a INTZ na sexta colocação. Em 21 jogos, a equipe conseguiu 10 vitórias e 11 derrotas, ficando fora dos play-offs.
Comentários do Facebook -