3/11/2020 15:41

Flamengo tem pior defesa que três times do Z4 e permite mais finalizações do que em 2019

Flamengo tem pior defesa que três times do Z4 e permite mais finalizações do que em 2019

Domènec Torrent, técnico do Flamengo Foto: Marcelo Theobald


O antoclímax é inegável. A expectativa por sair do Maracanã com a liderança isolada do Brasileirão foi substituída pela frustração do Flamengo diante da goleada por 4 a 1, de virada, para o São Paulo. Mais do que quatro gols, uma lista de erros individuais e dois pênaltis perdidos (por Bruno Henrique e Pedro), o rubro-negro leva algumas questões para refletir. Sobretudo defensivamente



Uma análise mais superficial colocaria o prejuízo só na conta do zagueiro Gustavo Henrique, que cometeu os erros mais claros. Mas o problema do time vai além. E o jogo contra o São Paulo explicitou isso, vide a facilidade que o time de Fernando Diniz saiu da “marcação” do Fla no campo ofensivo.

— Erramos todos. Defensivamente e ofensivamente. Não vamos focar só nos defensivos. Acho que é uma derrota dolorosa para o time, pois poderíamos estar na liderança. Mas estamos na briga. Foi um jogo atípico — avaliou o técnico do Fla, Domènec Torrent.

Ressalvada a diferença de partidas disputadas (nuance do calendário em ano de pandemia), nenhum dos sete primeiros colocados tem defesa pior que a do Flamengo. Agora, são 25 gols sofridos. Três dos quatro times atualmente na zona de rebaixamento levaram menos gols — Athletico (20), Bragantino (24) e Coritiba (24). O Flamengo está lá em cima porque compensa com o melhor ataque.

Números da plataforma Wyscout mostram que, nos 18 jogos anteriores, o Flamengo permitiu uma média de 10,79 finalizações a cada 90 minutos no Brasileirão. Dez times mostravam mais eficácia. O próprio São Paulo, em contraste, era quem mais evitava chutes dos adversários: índice de 7,66.

Na Série A de 2019, o Flamengo permitiu, em média, 9,16 chutes a gol, sendo o segundo melhor no quesito. O mais seguro foi o Palmeiras, com 8,93 finalizações sofridas a cada 90 minutos. Logo, há queda no poder de bloqueio do Fla. O ditado popular se aplica, neste caso: “água mole em pedra dura...”

Não dá para atribuir o fenômeno só aos volantes. Neste domingo, inclusive, João Gomes foi titular, já que Willian Arão e Thiago Maia estavam suspensos. A proposta é que a pressão seja feita a partir do campo ofensivo. Quando esse “bote” dá errado, abre-se um latifúndio a ser explorado. E isso o São Paulo fez bem.

Dizer que está tudo errado, ao mesmo tempo, é ignorar o fato de o Flamengo ter passado oito rodadas sem perder na Série A. Mas o recorte recente serve de alerta: nos últimos quatro jogos, só uma vitória. E, por isso, o time segue com os mesmos 35 pontos do Internacional e não pulou na liderança.

Esse Flamengo mostrou outra dificuldade no primeiro turno: confrontos diretos. A goleada frente ao São Paulo se soma à derrota para o Atlético-MG — adversário do próximo domingo —, e o empate com o Inter. Do top-5 atual, o time só ganhou do Fluminense.



O 4 a 1 soou exagerado, mas o Flamengo não tem direito de reclamar da própria sorte. Quarta-feira, o desafio é pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico. A vantagem de 1 a 0 na ida dá tranquilidade para corrigir os erros deste domingo.


Flamengo, Brasileirão, Domenec

918 visitas - Fonte: EXTRA


VEJA: Dedé no Flamengo? Checamos!


CONFIRA: Após sondagens, Flamengo recua e avalia permanência de Arão no clube
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Isaac Araujo     

Flamengo deixou fe fazer marcação alta, marca em seu campo, deixa o adversário jogar.

Arão e Thiago Maia fazem falta e o substituto do Pablo Mari nós não encontramos...

E concordo contigo Marlon.

Valeu Ercilio costa pelo comentário, obrigado também Marlon vidal mesmo que tenha sido sarcástico, cada um tem sua opinião e isso eu respeito , um abraço a todos e SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS a vocês!!!!!

Nossa isso é um depoimento de amor ao novo treinador? Nem irei perder meu tempo de lê, acredito que vc esteja certo sim. Acho que o Flamengo fez bobeira em contratar o dome, mais se fivesse com a torcida no maraca ele iria rodar com certeza, oscila muito treinador que um bom treinador joga pra ganhar e não fica com medo de mexer e nem escala errado!

Ercilio Costa     

Airton Barroso, seu primeiro comentario descreve a mais pura verdade. Falou tudo que eu gostaria de falar, mas meu tempo é curto.

Já me estressei com alguns aqui que me chamam de modinha, de nutella , viúva do JJ e bla bla bla !!!! Pois bem , é melhor ser viúva do JJ que jogava um futebol vistoso , bonito e aguerrido do que ser puta do dome que só faz raiva e vergonha , sai fora mano , sou Flamengo e nao torcedor modinha que começou torcer ontem ( 2019) e se diz torcedor , já que gosta de ser motivo de chacota dos antis, tô fora , SOU FLAMENGO PORRAAA !!!!!! SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS.

Erro = já tinha feito várias bobagens.

Queria saber porquê alguns torcedores ainda insistem em defender o jumenec vulgo DOME!!!! Contra números nao há desculpas ou justicativas , ja que nao são estatísticas, sao dados e pronto : teve três chances de assumir a liderança e só fez merda: primeiro empatou a duras penas com o bragantino que depois levou um sarrafo Palmeiras e nao ganha de ninguém!!! O que falar do jogo patético com inter que depois nao viu a cor da bola com o corinthias e pra completar ele mantém o pior zagueiro do time que já tinha várias bobagens contra o inter e todo mundo viu o resultado de domingo , perder prum time em decadência que apanhou para um time que nao jogava a sete meses e que vai apanhar do mesmo time quarta-feira , ou seja , vexame em cima de vexame e isso é normal para o melhor elenco do país, que paga em dia e é estruturado , acho que nao, e que mais me dá raiva : perder pra time de cachorro morto é foda !!! Me dedculpem é um ser humano e um senhor mais nao é digno desse cargo , já que nao consegue aproveitar a grande chance de sua carreira , ao contrário é um cara estático à beira do campo sem emoção e o pior de tudo sem comando , sem alma e sem esquema debfutebol e isso porque era auxiliar do Guardiola ao que parece nao aprendeu porra nenhuma ou se aprendeu esqueceu..... já que domingo o time estava errando na zaga estava sem meio campo e o que ele fez ??? Nada !!! Foi mexer quando já estava 4x1 para colocar zagueiro quando precisava fazer gols e nao tirou o pior jogador do time e será que ainda vai insistir com ele., tem como gostar desse cara , qualquer técnico brasileiro é melhor que esse cara , ah!!!! Mais tava ganhando ??? Por causa do elenco , um ex: é o proprio JJ que está apanhando direto com o Benfica, gostem ou nao temos um super elenco o que falta é um bom comandante .

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Maracanã - PFC
Flamengo
São Paulo

Último jogo - Libertadores

Quarta - 21:30 - Mané Garrincha
Flamengo
4 1
Defensa y Justicia