Trabalho de Domènec, com o Flamengo, o melhor elenco do Brasil, é pífio

9/11/2020 08:24

Trabalho de Domènec, com o Flamengo, o melhor elenco do Brasil, é pífio

Trabalho de Domènec, com o Flamengo, o melhor elenco do Brasil, é pífio
Domènec Torrent, do Flamengo, preocupado durante goleada sofrida contra o Atlético-MG
Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO


Não há desculpa. Se você tem nas mãos o melhor elenco do Brasil, provavelmente até da América do Sul, e recebeu de mão beijada um time supercampeão, que jogava por música, sua obrigação é fazer que continue a atuar assim - e se tiver convicções táticas diferentes, que espere para modificar algo quando tiver tempo suficiente para treiná-las. É o tal óbvio ululante de que nos falava o tricolor Nélson Rodrigues.



O catalão Domènec Torrent, substituto do português Jorge Jesus, no Flamengo, porém, errou tudo, desde o início. Em sua primeira entrevista, prometeu que não seria um "elefante na sala de jantar" e, como escrevi aqui mesmo, portou-se como um mamute enfurecido, numa loja de louças.


LEIA TAMBÉM: Atuações do Flamengo: Gustavo Henrique volta a ter noite ruim, e Bruno Henrique erra muito


Dome deu apenas 45 minutos ao esquema de Jorge Jesus, na rodada de estreia do Campeonato Brasileiro. Tempo no qual, apesar de sair perdendo por 1 a 0 (gol contra de Filipe Luís), o time jogou bem, criando inúmeras oportunidades para marcar. Mas, já após o intervalo, o catalão começou a modificá-lo. Empilhou atacantes e tirou todos os meias! Sem sucesso.

De lá pra cá, a quantidade de erros cometidos pelo catalão é assustadora. Não à toa, seus vexames começam a se acumular: goleadas de 5 a 0, para o Independiente del Valle; de 4 a 1, para o São Paulo, e agora, de 4 a 0, para o Atlético Mineiro. Fora derrotas igualmente indigestas, para o Atlético Goianiense (3 a 0) e para o Ceará (2 a 0).

Apesar de ainda estar entre os primeiros na tabela de classificação (obrigação mínima, diante do plantel milionário e de alta qualidade que dirige), o fato é que, com um grupo até mais forte do que aquele com o qual Jorge Jesus ganhou o Brasileiro e a Libertadores, Dome não consegue extrair do time um futebol minimamente à altura de seus jogadores.

O desastre defensivo do Flamengo é apenas a ponta do iceberg. A incompetência mais evidente. Nos últimos três jogos (São Paulo, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro), a zaga sofreu 10 gols. E em todas estas partidas seu jovem goleiro revelação ainda fez defesas milagrosas! Registro: o rubro-negro tem a segunda pior defesa do Brasileiro, com 29 tentos sofridos, à frente apenas do lanterna Goiás, com 33.

Já nem sei se Gustavo Henrique (que Dome insistiu, absurdamente, em escalar no Mineirão), Léo Pereira e outros falham porque são fracos tecnicamente (mas não eram, quando o Flamengo os contratou!), ou se erram porque atuam demasiadamente expostos e o sistema, como um todo, é uma catástrofe. Cada vez mais desconfio da segunda hipótese. Embora o treinador, covardemente, fale em falhas individuais.

Raposa felpuda, com acesso aos treinos no Ninho do Urubu, me garante que Torrent não é muito chegado a treinar a defesa. Que se dedica, principalmente, a exaustivos exercícios de toque de bola e de posicionamento no ataque. É esse o seu foco, sua obsessão.

Pior, nem seus auxiliares de comissão técnica se preocupam muito em orientar os zagueiros - talvez porque não saibam. Diante do que se tem visto, a informação torna-se bem plausível. Lembrança importante: a defesa era o setor da equipe a que Jesus dedicava a maior atenção.

Adepto do rodízio, que é aceitável se feito para poupar fisicamente os jogadores, Domènec, entretanto, o tem usado para experiências, quase todas malsucedidas. Já testou, por exemplo, oito formações para a dupla de zaga e não deu continuidade e entrosamento a nenhuma. Como dar certo?

Em contrapartida, em vez de poupar um veterano importantíssimo como Filipe Luís (que acabou sentindo uma contusão muscular, no Mineirão), ele o escalou consecutivamente contra Corinthians, Internacional, São Paulo, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro! Qual a lógica? Não há.

Principalmente, porque tem no clube uma joia como o jovem lateral-esquerdo Ramon, que o técnico mandou jogar no sub-20, no domingo passado "para pegar ritmo"! Ele e o zagueiro central Noga, outra prata da casa, que poderia ter sido escalado, no lugar de Gustavo Henrique...

Na entrevista após a goleada sofrida no Mineirão, Dome reconheceu que a defesa tem problemas, mas ressaltou que o ataque vai bem. Historinha pra boi dormir. O tão badalado sistema posicional engessou Bruno Henrique (um dos principais craques do Flamengo multicampeão, nos tempos de Jesus) e vive agora de cruzamentos altos e erráticos sobrea a área. Os gols nascem, em sua maioria, pelo talento individual de jogadores como Pedro, Gérson e Éverton Ribeiro.

O esquema do catalão, na prática, se limita a abrir jogadores nas extremas (para tentar espaçar a defesa adversária) e a fazer inversões constantes de jogo, tentando gerar a tal superioridade numérica que raríssimas vezes pode ser vista. No jogo contra o Atlético Mineiro, em momento algum.

Enquanto Jorge Sampaoli estudou o Flamengo e modificou o Atlético Mineiro (escalando três zagueiros e pontas bem ofensivos para neutralizar o conhecido toque de bola do rubro-negro), Domènec entrou para jogar como tem jogado sempre. E levou um banho de bola. Porque é fraco. Porque pode ter sido um excelente auxiliar de Pep Guardiola, mas não é nem de longe um treinador de ponta como ele.

Domènec escala mal (foi absurda, quase inacreditável a insistência com Gustavo Henrique, contra o Atlético Mineiro), vê os jogos de forma equivocada (basta ver suas análises depois das partidas) e substitui pessimamente - com Gabigol e Pedro Rocha no banco, no Mineirão, sua primeira alteração, já na metade do segundo tempo, foi a entrada do errático Michael!

O magnífico Flamengo de Jorge Jesus foi destruído por Domènec Torrent em prol de uma equipe que não consegue mais marcar a saída de bola dos adversários, é incapaz de compactar seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) e tornou a posse de bola, que ainda mantém, infrutífera, ineficiente. Não há como defendê-lo.



Nos confrontos contra os times do alto da tabela, o Flamengo venceu apenas o Fluminense (sabidamente o mais fraco deles, em termos técnicos). E levou goleadas do São Paulo e do Atlético Mineiro. Ainda pode ser campeão de tudo que disputa (Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores)? Até pode. Mas não com esse futebolzinho medíocre que joga desde que passou a ser dirigido por Domènec Torrent.

Flamengo, Trabalho, Domènec, Elenco, Brasil, Pífio, Mengão

403 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Isaac Araujo     

Problemas, covid-19, contusões, convocações, calendário maluco, todos tem, mas o melhor elenco do Brasil só o Flamengo tem e mesmo assim está jogando um futebol horrível.

Emerson Barreto     

Poucas vezes vi uma narrativa tão perfeita como essa!!! Concordo em gênero, número e grau!!!

Pegou um Boeg 747 e transformou em teco teco , 100 dias no comando e nao consegue formar uma defesa solida , e ja sao tres goleadas vergonhosas , ate quando vamos continuar com esse treinador , cansei de defendelo , ja to farto de defendelo , porque nao dao una chance ao Rogerio Ceni ou outro treinador , antes de a vaca ir pro brejo.

Imaginei que depois de ontem iriam demitir este bosta

A diretoria nao pode compactuar com essa vergonha.q esse Auxiliar vem fazendo o Flamengo passar. A torcida nao aguenta mais tanto vexame. Demissao ja pra esse Dome e sua equipe. Flamengo nao merece isso. Se Marcos Braz nao demitir a naçao gem q fazer alguma coisa.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu