Fora do eixo: Brasileirão vê domínio de Rio e São Paulo ameaçado

30/8/2013 17:49

Fora do eixo: Brasileirão vê domínio de Rio e São Paulo ameaçado

Cariocas e paulistas, campeões nas últimas nove edições, têm apenas dois representantes na metade de cima da tabela de classificação

Fora do eixo: Brasileirão vê domínio de Rio e São Paulo ameaçado
Rio de Janeiro e São Paulo monopolizaram os títulos do Brasileirão nos últimos nove anos. E têm, juntos, nove times dos 20 que disputam a edição deste ano. No entanto, o bom retrospecto recente e a quantidade de representantes não estão sendo suficientes para deixar cariocas e paulistas no alto da classificação. Apenas dois deles estão entre os dez primeiros colocados, com os outros sete ocupando a metade de baixo da tabela. E só o Botafogo vem frequentando o G-4: esteve lá em 13 das 16 rodadas. Ocupa agora o segundo lugar, atrás do Cruzeiro. Grêmio e Atlético-PR completam o grupo dos que se classificariam hoje para a Taça Libertadores.

É um sinal de que o eixo Rio-São Paulo enfraqueceu ou de que outros estados cresceram? As opiniões variam entre comentaristas esportivos e quem atua dentro das quatro linhas. Para o gremista Kléber, Corinthians e Fluminense passaram por um relaxamento natural após as conquistas de Libertadores e Mundial, no caso do primeiro, e do Brasileiro, no do segundo. A saída de jogadores importantes de Santos e Vasco também foi lembrada.

- Se pegar Corinthians e Fluminense, são elencos que conquistaram títulos importantes nos últimos anos. Pode ser que tenham relaxado. Isso é normal, às vezes. O jogador relaxa porque ganhou. Acontece mesmo, embora não deveria. O Santos perdeu o Neymar, que fazia a diferença. Teve o problema do Ganso antes. Está se reestruturando. O Vasco vive essa dificuldade de elenco faz alguns anos - opinou o Gladiador.

Bob Faria, comentarista do SporTV, acha que a mudança da cultura econômica leva a um receio menor dos jogadores de sair dos grandes centros, contribuindo para a descentralização do futebol brasileiro.

- Obviamente havia um desenvolvimento maior em alguns estados e, por consequência, um investimento maior. Como o país cresceu, a economia ficou mais globalizada, outras praças receberam e aprenderam a usar os recursos. Os grandes atletas já não têm mais receio de ficar em um mesmo lugar, e a coisa se expande - analisou Bob.

Os times de Rio e São Paulo apareceram 22 vezes no G-4 do Brasileiro deste ano. Os de outros estados, 42. Não é a primeira vez que acontece esse domínio. Em 2008, foram 43 aparições de outros estados no G-4 até a 16ª rodada, média de 2,7 times por rodada. Na reta final, porém, o São Paulo levou a melhor sobre o Grêmio. O ano de 2009 teve o melhor retrospecto da era por pontos corridos: 47 aparições no mesmo período (média de 2,9). Mas teve o Flamengo como campeão.

3147 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu