11/1/2021 12:42

Jesus no Flamengo? O trem já passou

Jesus no Flamengo? O trem já passou

A situação do treinador Jorge Jesus no Benfica não é, certamente, a melhor. Claro que ninguém esperaria que o treinador conseguisse reproduzir imediatamente o sucesso que conseguiu no Brasil.

Seria mais provável acertar na cartela com os números certos em um jogo de bingo grátis do que apostar em Jesus vencendo todas as competições dessa época. Mas podemos deixar de lado a hipótese de o treinador regressar algum dia, ainda que enfrente muita instabilidade em um futuro próximo.

Jesus no Benfica: Resultados fracos?

No momento em que esse artigo é escrito, o Benfica está no terceiro lugar do Português, com apenas 4 pontos de desvantagem para o líder, o Sporting. Estão jogadas 12 rodadas, fazendo um terço do total do campeonato (que é de 34 rodadas, pois o Português inclui 18 times).

Claramente, tudo é possível ainda. Os torcedores do “Glorioso” (assim a torcida do Benfica chama seu clube) preferiam estar no topo da classificação, mas nada está perdido.

Mas a temporada já está um pouco comprometida. A equipe perdeu o acesso para a Champions League, no início da época, “caindo” para a Liga Europa. Além disso, perdeu em dezembro a Supertaça (equivalente à Supercopa) para o rival FC Porto.

A pressão sobre o presidente Vieira

A pressão maior está caindo até sobre o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, mais que sobre
o treinador. O presidente conseguiu a reeleição, no final de outubro, e fala-se que a contratação de Jesus foi um argumento apresentado junto da torcida para assegurar essa vitória. Alguns torcedores não perdoaram a forma como Jesus abandonou o time e foi treinar para o rival Sporting em 2015, mas a jogada parece ter dado certo.

Todavia, Vieira não está seguro. Está se tornando assunto de conversa habitual em Portugal o fato de o presidente ser um dos devedores do Banco Espírito Santo, um dos maiores bancos portugueses e que faliu de forma polêmica em 2014. Na campanha para a eleição presidencial portuguesa que está decorrendo em dezembro e janeiro, vários candidatos vêm falando abertamente sobre o assunto.

Além disso, Vieira vem alimentando uma ambição europeia para o Benfica que não está se concretizando. Há 17 anos no cargo, o presidente conseguiu interromper a série de domínio vitorioso do FC Porto no Português, mas o sucesso europeu permaneceu uma miragem. E dificilmente o Benfica conseguirá ganhar a Liga dos Campeões. Desde que a maior competição europeia de clubes deixou de ser Copa dos Campeões e virou Champions, em 1992, apenas por duas vezes foi vencida por um time de fora das 5 maiores ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França). Os torcedores estão ficando de saco cheio com a “ambição europeia” de um time que nem sequer consegue o acesso à Champions.

Tudo isso pode criar rapidamente um clima de instabilidade para Jorge Jesus no Benfica.

Seria mesmo possível um retorno ao Flamengo?

Mas é necessário reconhecer os fatos. A pandemia teria sido um forte incentivo para Jesus voltar a casa, mas não é o único. Jesus pretende ficar mais perto da família, e se o Benfica falhar para com ele, não faltariam outros convites. Não é segredo que o FC Porto vem paquerando o treinador, sem muita vontade mas também sem fechar portas, há muitos anos. Jesus no Flamengo é seguramente um trem que já passou.

1086 visitas - Fonte: Da Redação


CONFIRA: Flamengo faz sua parte e quase dobra chances de conquistar o título do Brasileirão

VEJA: Torcedores do Flamengo abusam de provocações após vitória sobre o Palmeiras





Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Luiz Carlos     

Trem vai e volta pelo que eu saiba

Isaac Araujo     

O trem passou mas pode voltar

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Arena da Baixada - PR - Globo
Athletico Paranaense
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Quinta - 19:00 - Mané Garrincha
Flamengo
2 0
Palmeiras