Gaciba critica conceito de fair play no futebol brasileiro: 'Distorcido'

7/9/2013 18:27

Gaciba critica conceito de fair play no futebol brasileiro: 'Distorcido'

Comentarista de arbitragem diz que o significado é muito maior do que se aplica e lamenta: 'Jogador que cava pênalti é considerado esperto'

Gaciba critica conceito de fair play  no futebol brasileiro: Distorcido
Os lances de fair play acontecem com frequência no futebol brasileiro, mas é quando falta o "jogo limpo" que o tema entra em discussão e causa polêmica. Foi assim em casos recentes envolvendo jogadores com o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, e o atacante William, do Cruzeiro. Para o comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, o futebol brasileiro não serve de exemplo neste quesito (assista ao vídeo).

- Infelizmente, no Brasil, o jogador que consegue cavar um pênalti é considerado esperto. Jogador que sofre uma falta dentro da área e acaba seguindo na jogada é criticado, por nós da imprensa e torcedores, por não ter caído no momento do contato - afirmou.

Para Gaciba, as atitudes demonstram que o país está longe de cumprir o que seria o verdadeiro fair play, um conceito ligado ao respeito.
- O fair play, no Brasil, é impressionante. Ele foi meio distorcido, seu sentido ficou muito pequeno. No Brasil, (fair play) é devolver a bola para o jogador quando este está machucado e, quando ele cai machucado, o árbitro para o jogo e o jogador, na bola ao chão, devolve a bola. O fair play é muito maior do que isso - considerou Gaciba.

O são-paulino Rogério Ceni, por exemplo, impediu um ataque do Botafogo ao colocar uma segunda bola em jogo para retardar o lance. Willian, do Cruzeiro, foi criticado por falta de fair play ao devolver uma bola na "fogueira" para o adversário e recuperá-la em seguida. Os dois casos levantaram muitas discussões sobre fair play - ou melhor, sobre a falta dele.

- O fair play é uma categoria que foi criada ou recriada pelo barão Pierre de Coubertin no nascimento dos Jogos Olímpicos, no final do século 19, e que significa basicamente respeito às regras, ao adversário e a quem está vendo o espetáculo esportivo - explicou o sociólogo Mauricio Murad.

697 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu