Fla dá susto no fim, mas bate São José e fica perto da 3ª vaga nos playoffs

28/3/2015 20:22

Fla dá susto no fim, mas bate São José e fica perto da 3ª vaga nos playoffs

Com 21 pontos, Jerome Meyinsse é o destaque da vitória rubro-negra por 93 a 88. Caio Torres é o cestinha com 26. Time precisa de uma vitória para garantir posição

Fla dá susto no fim, mas bate São José e fica perto da 3ª vaga nos playoffs
Meyinsse é o cestinha do Flamengo e ainda ajuda na marcação contra o São José (Foto: Fábio Leme)

O Flamengo deu um grande passo na noite deste sábado no Tijuca Tênis Clube para garantir a terceira vaga nos playoffs do NBB 2014/15. Em ótima atuação do pivô Jerome Meyinsse, com 21 pontos, e boas participações dos hoje coadjuvantes Marquinhos (14), Olivinha (14) e Benite (14), o atual bicampeão nacional deu um susto no último quarto, mas segurou o ex-rubro-negro Caio Torres e derrotou o São José por 93 a 88 (55 a 34). O resultado positivo foi o 21º na competição e deixou os comandados de José Neto a uma vitória da terceira colocação geral. Só o Mogi das Cruzes, com uma vitória a menos e a dois jogos do término da fase de classificação, pode ameaçar a posição da equipe da Gávea.

Pelo lado do São José, Caio Torres foi o principal jogador. Com um excelente segundo tempo, o pivô foi o cestinha da partida. Ele deu trabalho dentro do garrafão e, mesmo bem marcado, ainda assinalou 26 pontos e pegou nove rebotes. Apagado na primeira etapa, o americano Baxter cresceu nos 20 minutos finais e marcou 14 pontos.

O Rubro-Negro volta à quadra na próxima quarta-feira, no mesmo local, para encarar o penúltimo colocado e já eliminado Rio Claro, às 20h (horário de Brasília). Os joseenses terão missão mais dura. No mesmo dia e horário, eles encaram o Franca. A boa notícia é que a partida não será disputada no Ginásio Pedrocão, que receberá um encontro evangélico. A Arena João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso, abrigará o clássico do interior paulista.

A PARTIDA

A larga superioridade do Flamengo sobre o São José no primeiro quarto passou pelo desempenho da equipe dentro da área pintada. Com um time alto e forte no garrafão, os cariocas dominaram os rebotes (12 a 4), dificultaram o trabalho de Caio Torres e usaram e abusaram dos contra-ataques. O jogo tinha a cara de Jerome Meyinsse, responsável por 14 pontos, mais da metade de todo o time, e três rebotes. Quando não resolviam dentro, os pivôs abriam as jogadas para os arremessadores. Foi dessa forma que Marquinhos assinalou sete pontos, e o atual campeão converteu três de oito chutes para três contra nenhum do rival (27 a 14).

Flamengo x São José, NBB, Basquete (Foto: Fábio Leme)

Marquinhos arrisca de três para o Flamengo (Foto: Fábio Leme)
A vantagem permitiu ao técnico José Neto poupar quase todos os titulares por todo o segundo quarto. Quem entrou, não deixou o nível cair. Marcelinho acertou duas seguidas de três, Benite e Olivinha, outras duas. Os 12 pontos do perímetro ajudaram o Flamengo a abrir mais de 20 de vantagem (51 a 28). A confiança era tanta que Gegê arriscou uma ponte aérea para Felício. Não fosse o excesso de vontade na hora de cravar, a jogada estaria no top 5 da semana. O São José só não levou uma diferença maior para o vestiário por conta de uma queda defensiva dos cariocas e da entrada de Gustavo, que anotou nove pontos na parcial para fechar em 55 a 34.

Com os titulares de volta, o Flamengo viu o São José crescer depois da conversa no vestiário. Até então apagado, com apenas dois pontos, o americano Baxter chamou o jogo para si e anotou mais oito. Drudi e Caio Torres incomodaram. Sem a mesma intensidade, os cariocas viram a vantagem cair para 14 (68 a 54). Sentindo o perigo, Neto gritou, fez alterações e o time voltou a se distanciar. Meyinsse, fora de todo o segundo quarto, retornou à quadra para ser acionado e corresponder. Marquinhos também pontuou e ajudou a manter a diferença entre 15 e 20 pontos (77 a 60).

Os poucos torcedores que foram ao Tijuca tomaram um susto no último quarto. Disperso, o Flamengo tinha um péssimo aproveitamento ofensivo (25%) e não conseguia segurar os rivais. Em cinco minutos, a vantagem chegou a cair para nove pontos (79 a 70). Neto parou o jogo, chamou a atenção, e a postura mudou. Bastou forçar para o São José sentir o baque, e a diferença voltar para a casa dos 15 pontos (86 a 72).

Foi a vez de Zanon parar a partida, e os paulistas reagiram mais uma vez. Caio Torres quase não era parado e ajudou a trazer a diferença para apenas quatro (88 a 84), restando 18 segundos para o fim. Mas não havia mais tempo para uma virada. A vitória rubro-negra por 93 a 88 aproxima o time da terceira colocação geral da primeira fase do NBB.

FICHA DO JOGO

Local: Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 18h (de Brasília)
Rodada: 25ª

Escalações

Flamengo:
Laprovittola (10), Marquinhos (14), Olivinha (14), Hermann (3) e Meyinsse (21). Entraram: Benite (14), Marcelinho (6), Gegê (3) e Felício (8). Técnico: José Neto.

São José: Laws (6), Valtinho (6), Baxter (14), Drudi (8) e Caio Torres (26). Entraram: Betinho (5), Dedé (8), Gustavo (11) e Renan (4). Técnico: Luiz Zanon.

Arbitragem

Árbitro 1: José Carlos Pelissari
Árbitro 2: Diego Chiconato
Árbitro 3: Gustavo Edson Mathias

797 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu