Apresentado, Cristóvão promete criar vínculo: Vou virar gêmeo do Fla

28/5/2015 18:48

Apresentado, Cristóvão promete criar vínculo: Vou virar gêmeo do Fla

Baiano, de 55 anos, exalta elenco, projeta evolução e acredita que chegada ao Rubro-Negro indica um bom início de carreira como treinador

Apresentado, Cristóvão promete criar vínculo: Vou virar gêmeo do Fla
Cristóvão Borges dá coletiva em sua apresentação como
novo treinador (Foto: Richard Souza/ GloboEsporte.com)


A personalidade de Cristóvão Borges contrasta com o atual momento do Flamengo, em ebulição após a demissão de Vanderlei Luxemburgo e tropeços em sequência. Mas a voz serena e o jeito tranquilo de ser, características inerentes ao estilo do baiano, de 55 anos, marcaram as primeiras palavras dele como treinador do Rubro-Negro. Foi apresentado nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu, e não se assustou com o tamanho do desafio. Cristóvão chega ao quarto clube na carreira - já dirigiu Vasco, Bahia e Fluminense. O Tricolor, aliás, é seu primeiro adversário. Domingo, às 18h30, no Maracanã, é dia de Fla-Flu.

- Fui bem recebido, estou muito contente, feliz, me sentindo um profissional privilegiado de ter a chance de dirigir esse grande clube. Cheguei, algumas pessoas já conheço, já trabalhei. As outras me receberam muito bem. Muito à vontade, sei o tamanho do clube. Vou procurar aproveitar muito bem essa oportunidade - afirmou.

Apesar da habitual serenidade, Cristóvão também lançou mão de frases de efeito e inovou quando perguntado se tinha a cara do Flamengo:

- Tenho a cara do Flamengo, tenho. A cara do Flamengo é de vitória, título, vim aqui para isso. Vou buscar. Se conseguir, e logo vou virar irmão gêmeo do Flamengo.

Cristóvão reconheceu que o momento é de cobrança, situação tratado pelo próprio como natural, pois crê que o atual elenco pode produzir muito mais. Com essa convicção, mostrou-se confiante em tirar o Flamengo das últimas posições da tabela.

- Sobre o ambiente, estamos sob pressão, porque temos consciência de que a produção da equipe não tem sido compatível com a qualidade que a equipe tem. Temos que dar a resposta. Jayme, não só dessa vez como das outras vezes, é um treinador que passou pelo clube e recentemente estava trabalhando com esse grupo. Eu tinha algumas dúvidas, pois durante esse tempo fomos adversários. Conversei com o Jayme para saber do dia a dia. Ele estava aqui, busquei informações com ele. Conheço o Flamengo como adversário, mas tenho que conhecer melhor. A situação não é a esperada e temos de trabalhar para mudar a situação. Flamengo é um time que conheço. Joguei e competi contra. O potencial da equipe é grande, não é condizente com a posição que ocupa na tabela. Acredito muito nisso, do que vi, do que senti jogando contra. Com certeza logo vamos sair dessa situação - explicou.

Confira outros tópicos abordados:

Marcelo Cirino como referência?

Não é jogador de referência, mas como é de velocidade, alto, foi adaptado e jogou. Ganha mais uma maneira de jogar. Como referência, fez gols. Isso o completa como atacante e isso é muito bom. A maneira de utilizar vai depender da necessidade. Se precisarmos por dentro ou pelos lados, vamos utilizar.

Demonstração de que está crescendo

Uma grande oportunidade, me senti privilegiado, pois estou buscando isso. Procuro fazer da melhor maneira possível, me dedicar e estar preparado para isso. A sequência de trabalho que fiz e estar aqui hoje me dá muito orgulho, é demonstração de que minha caminhada está correta. Estou muito feliz de comandar o Flamengo, que é um clube onde todo profissional quer estar.

Viagens

Quando fui ver os jogos, foi pelo prazer de ver futebol. A noção tática eu já tinha, estudo durante todo o tempo. Procuro me atualizar. Aproveitei o tempo para ver os jogos e passear. Vi o que já sabia. Coisas que a gente pode e deve melhorar. Equipe organizada, bem compactada, com disciplina tática. É por aí, é assim que se joga em todo lugar do mundo.

"Irmão gêmeo do Flamengo"

Tenho a cara do Flamengo, tenho. A cara do Flamengo é de vitória, título, vim aqui para isso. Vou buscar. Se conseguir, e logo vou virar irmão gêmeo do Flamengo.

Preparado para adversidades

Enriquece trabalhar com dificuldades. No Vasco foi assim, depois no Bahia. Tivemos problemas, problemas que interferem, mas o saldo é positivo porque consegui realizar muitas coisas. Eu estou mais preparado para poder lidar com essas dificuldades. Tínhamos problemas que interferem muito, mas acho que saldo é positivo, pois acho que consegui realizar bastante coisas. Hoje, quando chego no Flamengo ou em qualquer clube com dificuldades, chego mais preparado.

Tempo até o Fla-Flu

É curtíssimo. Vamos fazer um treino amanhã, aproveitar a véspera do jogo. Serão dois treinos táticos, você não faz grandes mudanças. Temos jogadores de nível, jogadores inteligentes. Assimilação é boa, a gente vai ter que colocar alguma coisa no jogo.

Pressão da torcida e relação com Jayme

Flamengo é um clube de uma exigência muito grande, por isso é deste tamanho. Existe a cobrança. Clube cresce por isso. É necessário e importante. Começo não foi bom, estamos vivendo isso no momento. Jayme é um treinador que conhece a equipe, é da casa por muito tempo, uma pessoa maravilhosa. Nos conhecemos, jogando bem, temos amizade de muitos anos. Minha relação é muito legal e assim vai ser. Com a competência e o conhecimento vai ajudar o nosso trabalho.

Novo patamar na carreira

Só o fato de estar aqui é um avanço. Ganhei alguns degraus, não tenho dúvida. Ser treinador do Flamengo é desejo de qualquer profissional. Engrandece, valoriza. Mas vai depender do que consegui aqui. Estou motivado, confiante e otimista. Espero que tudo ocorra da melhor maneira para seguir crescendo.

Ficou bem de rubro-negro?

Ficou muito bem. Falei que é a primeira vez que ficamos bem. Segunda vez no Flamengo, fui auxiliar do Ricardo Gomes. Feliz por voltar à casa.

1516 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu