Capacidade, custos e o que falta fazer: saiba tudo sobre a arena rubro-negra

24/3/2017 07:23

Capacidade, custos e o que falta fazer: saiba tudo sobre a arena rubro-negra

Flamengo dá nova cara a Estádio Luso-Brasileiro. Arena da Ilha terá capacidade para 20 mil pessoas, divisão entre torcidas e túnel para visitantes. Gramado e proximidade do campo chamam a atenção. Veja o que falta para a inauguração

Capacidade, custos e o que falta fazer: saiba tudo sobre a arena rubro-negra
Uma casa rubro-negra com certeza! Na parte externa, a fachada ainda carrega as cores da Portuguesa. Mas basta entrar no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, para ver que o vermelho e preto predomina por lá agora. Até mesmo o verde da anfitriã foi substituído pelo vermelho. Após 82 dias de trabalho desde que o Flamengo assumiu a reforma do estádio, a identidade do clube começa a ser notada. O conceito de ''caldeirão'' proposto no projeto também é nítido. E por mais que os únicos ruídos escutados ainda sejam das britadeiras e tratores, já é possível visualizar o que a torcida pode esperar da nova casa e, principalmente, fazer dentro dela.

Na semana em que o Flamengo se distanciou ainda mais do Maracanã - o consórcio Lagardère fechou acordo para gerir o estádio - a Arena da Ilha se torna ainda mais revelante para o decorrer da temporada do time. O GloboEsporte.com visitou as obras e mostra detalhes do projeto e os ajustes que faltam para a reforma ser concluída. Veja!

Capacidade

Segundo a última atualização do projeto, a capacidade da Arena da Ilha é de 20.113 pessoas. O número pode sofrer alterações após reestudos e inspeções obrigatórias, como a dos bombeiros.

Divisão dos setores

A Arena será dividida nos setores Norte, Sul, Leste e Oeste. O Setor Oeste corresponde à arquibancada social, estrutura permanente do estádio da Portuguesa. O setor Norte, atrás de um dos gols, será destinado aos ingressos populares, onde os torcedores assistirão à partida em pé. O Setor Leste, por sua vez, na lateral oposta ao social, será repleto de cadeiras. Já o Setor Sul será subdivida em dois setores, um para os torcedores Rubro-Negros, outro para a torcida visitante. Haverá também camarotes e lugares reservados para cadeirantes e seus acompanhantes.
Situação atual x O que falta fazer

As arquibancadas provisórias já estão montadas. Estão sendo colocados assentos nos setores Leste e Sul, destinados à torcida rubro-negra. As laterais e os fundos das estruturas serão todos cobertas com lonas, como esta em que aparece o escudo do Flamengo.

Ainda há muitas obras em andamento. Atrás do Norte está sendo finalizado um estacionamento. Entre os setores Sul e Leste será colocado um telão. Atrás do Sul será montado um túnel para que a torcida visitante acesse seu setor sem ter contato com a torcida da casa. Já atrás do Leste é onde a obra demanda mais trabalho. Devido a uma passagem fluvial na área, foi preciso reconstruir uma tubulação no local.

Segundo o clube, o principal motivo da demora, porém, são as instalações das torres de iluminação: serão quatro gigantes estruturas de ferro, uma em cada quina do campo. Fora isso, há também todo o serviço de acabamento.

- O que mais falta, e é até visível, são as colocações das torres de iluminação, o telão, e o acabamento de alguns vestiários, fechamento das (laterais) das arquibancadas com lonas, e a parte final atrás do Setor Leste, que é a área de convivência, com alimentação, banheiro, etc., onde há um trabalho sendo finalizado naquela área. Mas o principal hoje é iluminação - disse Marcelo Frazão, diretor de novos negócios do clube.

Previsão de inauguração

O Flamengo chegou a cogitar disputar a estreia na Libertadores, 8 de março, na Arena da Ilha. Posteriormente, devido ao andamento das obras, esta opção se provou inviável. Paralelamente, o clube havia entrado em um acordo para levar a partida para o Maracanã, onde acabou ocorrendo. E a tendência é que o próximo compromisso do time na competição internacional, contra o Atlético-PR também seja lá.

O Rubro-Negro não estipula uma data para a inauguração da Arena. Porém, a expectativa é que o local esteja pronto entre o fim de abril e início de maio. Com isso, poderia receber o jogo válido pela quinta rodada da Libertadores, contra o Universidad Católica, ou as primeiras partidas do Brasileirão.

- Havia uma série de questões. É uma estrutura que começamos do zero - na verdade começamos negativo: tivemos que tirar uma estrutura existente, aguardar a limpeza da área dessa estrutura para iniciarmos um trabalho completamente novo. Tivemos um cuidado de nunca cravar uma data de abertura. Obra é um negócio completamente dinâmico - você tem um atraso de um lado, um processo que é um pouco mais rápido do outro… E tem o calendário que, a partir de agora em abril, tirando o jogo da Libertadores, contra o Atlético-PR, haverá somente clássicos, a princípio, no Carioca, que não seriam jogados aqui. Então, provavelmente, a estreia fique para maio, para o terceiro jogo da Libertadores, contra o Universidad Católica, ou já no Brasileiro.

Cadeiras Rubro-Negras

As cadeiras dos setores Leste e Sul serão nas cores vermelho e preto. O clube tomou o cuidado de respeitar a ordem e as proporções das listras do escudo. Primeira linha preta, seguida da vermelha, diminuindo a expessura até a parte debaixo.

Já as cadeiras da estrutura fixa do estádio eram verde e vermelhas, cores da Portuguesa-RJ. O Fla entrou em acordo com o time local para pintar todas as cadeiras de vermelho, cor em comum entre os dois clubes. O Rubro-Negro não fará intervenções nesta parte, além da pintura das cadeiras. Já os vestiários passarão por reformas e atualmente estão sendo usados pelos funcionários que trabalham na obra.

Separação e túnel para segurança da torcida visitante

O Flamengo considera um entendimento com o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) fundamental: a separação de arquibancadas no Setor Sul. Assim, possibilita-se uma presença ainda maior de rubro-negros no estádio. E, segundo Frazão, a segurança do adversário, mesmo posicionado a metros dos flamenguistas, já está definida. Haverá um túnel por trás da arquibancada que ligará a entrada ao setor dos visitantes, impedindo o contato entre as torcidas.


- O Gepe foi consultado sobre a disposição do setor visitante em estrutura de arquibancada independente e com acesso exclusivo e protegido através de túnel, o que viabilizará o setor Sul Flamengo, com nossa torcida presente atrás de ambos os gols. Seguimos com a acomodação de estacionamento para ônibus de visitantes dentro do estádio, seguindo também as recomendações do grupamento. Tivemos todo um cuidado e investimento para um aproveitamento maior do estádio, para aumentar a capacidade e ainda assim garantir a segurança do visitante, porque caso contrário não teríamos torcida do Flamengo no setor sul.
Gramado

Segundo o Flamengo, o gramado será um dos pontos altos da Arena da Ilha. Pronto há semanas, ele impressiona pela cor e pela aparência de regularidade. A marcação das linhas será feita mais para frente. As dimensões são 105cm x 68cm, o famoso "Padrão Fifa". Em volta dele, porém, ainda há obras em andamento.

- Está no mesmo padrão do que costumava ser o Maracanã - o gramado hoje aqui está muito melhor do que o do Maracanã -, mesma dimensão. Então acho que vai ser um dos pontos altos do estádio. Está incrível - afirmou Marcelo Frazão.

Proximidade do campo

Os torcedores que sentarem nas primeiras fileiras ficarão muito próximos do gramado. A distância entre a arquibancada e o campo é de 7,5m atrás dos gols, de 5m do lado Leste e de 10m do lado Oeste. Além disso, não haverá redes nem grades separando a torcida do gramado, o que abriria margem possíveis invasões. Seguranças serão colocados ao redor do campo.
De acordo com o diretor de novos negócios do clube, o Rubro-Negro preferiu assumir o risco, para proporcionar uma experiência diferente para o torcedor. Paralelamente, o Flamengo tem feito um trabalho de conscientização dos torcedores, incluindo até reuniões com organizadas, para solicitar um comportamento na Arena que evite punições futuras ao clube.
- O torcedor sabe que o clube será prejudicado em caso de uma atitude errada. E aqui nós tínhamos um dilema: se proteger desse tipo de comportamento e fazer com que a experiência do torcedor fosse pior, ou termos a ousadia de fazer um estádio nos moldes de um estádio pequeno europeu, onde o torcedor está muito próximo do gramado, melhorando a experiência dele. Contamos com a colaboração do torcedor, que ele tenha um comportamento sem invasão, sem tacar coisa no gramado, porque isso puniria o próprio clube. Nós achamos que tomamos a decisão correta: de priorizar o torcedor de bom comportamento, que será aquele que terá uma experiência talvez única no Brasil - explica Frazão.

Sócios-torcedores serão maioria

Com gratuidades previstas em lei e torcida visitante, o Flamengo estima que venderá cerca de 16 mil ingressos para sua torcida em jogos na Arena da Ilha. Diante de tal panorama, o clube espera por partidas em que o público será composto integralmente por sócios-torcedores. O clube, aliás, acredita que isso estimulará que associados busquem "upgrades" em seus respectivos planos a fim de garantir prioridade para compra de bilhetes.

Custo

O Flamengo aprovou empréstimo de R$ 12 milhões em 4 de janeiro para investimento na Arena da Ilha. A possibilidade de retorno deste investimento cresce com a possibilidade de Rubro-Negro mandar a grande maioria dos seus jogos no Brasileiro e na Copa do Brasil no local, já que o Maracanã passa a ser opção mais inviável com a entrada da Lagardère, empresa que assumirá a concessão do estádio e à qual o Fla faz pública oposição.

Acesso

A Arena é localizada em uma área residencial da Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Os acessos para os setores Norte, Leste e Sul, comuns à torcida do Flamengo serão através da Rua Professor Henrique Roxo. Já o visitantes entrarão pela Rua Gustavo Augusto de Rezende.


41938 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




é tá ficando massinha oxente filé da bahia flamengo tá de parabéns.

Isso é só pra quebrar um galho, esse ano ainda, nós começaremos a construção do nosso próprio estádio para 80 mil torcedores, que terá o nome de Estádio Artur Antunes Coimbra ZICO.

se fala em tudo, guando que teremos o nosso estádio próprio , estou cansado de tanta gozação , " time sem teto " , presidente Bandeira faz o estádio a torcida paga , conte com a nação Rubrunegra.

20 mil ficará perfeito! devido a situação finaneira do brasil, o torcedor tem se limitado suas visitas aos estadios (é so olhar a méia de publico em jogos. Sem contar que o estadio não é do flamengo.
Esta de parabés Nação Rubro Negra!!!!

Concordo com você Rafael Oliveira, precisamos de um estádio com capacidade mínima de 50 mil. Acredito que o Flamengo pode até pensar na possibilidade de comprar o estádio da portuguesa se for viável e permitido pelas leis e regulamento locais ampliar ele. Caso isso não seja possível temos que pensar na compra e construção do nosso próprio estádio com capacidade mínima de 50 mil.

é o.maracana estragando no tempo

20.000, é só a Raça Rubro negra,a torcida do Flamengo é 50.000 pra cima pó.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu