Rueda x Abel: consolidados no mundo da bola, com desafios diferentes no Fla-Flu

10/10/2017 07:30

Rueda x Abel: consolidados no mundo da bola, com desafios diferentes no Fla-Flu

Treinadores se enfrentam pela primeira vez na quinta-feira em busca de melhora para os seus times no Brasileirão. Confira detalhes da carreira da dupla que fará um duelo à parte no Maracanã

Rueda x Abel: consolidados no mundo da bola, com desafios diferentes no Fla-Flu
O 55º Fla-Flu da história do Brasileirão terá um confronto à parte: Reinaldo Rueda x Abel Braga. Enquanto o colombiano terá o primeiro clássico com o Tricolor pela frente, Abelão tentará recolocar o seu time nos trilhos a partir do duelo de quinta-feira, às 17h (de Brasília), no Maracanã.



A dupla é contemporânea. E, se está consolidada no mundo da bola, vive situações diferentes nos seus clubes. Depois da perda do título da Copa do Brasil, o colombiano precisa de resultados para desenvolver o trabalho com tranquilidade. O brasileiro, por sua vez, tem total apoio, afinal, é a principal esperança contra o risco de rebaixamento.

Veja abaixo detalhes da carreira e do trabalho dos treinadores. E lembre-se: em sétimo, o Fla não ganha há dois jogos e tem 39 pontos. O Flu, em jejum de cinco jogos, é o 16º, com 31 pontos.

O começo
Reinaldo Rueda, 60 anos, começou a vitoriosa carreira como treinador no pequeno Cortuluá, da Colômbia. Três anos depois, em 1997, foi chamado para trabalhar no Deportivo Cali. No ano seguinte já, conquistou pela primeira vez o campeonato nacional em seu país e deixou o clube, que foi vice da Libertadores em 1999.



Ainda no começo da carreira, Rueda também teve uma passagem pelo Independiente Medellín, de maio a setembro de 2002. Ele ficou pouco tempo por um motivo nobre: assumir o comando das seleções de base da Colômbia.

O carioca Abel Braga, 65 anos, é um dos técnicos mais vitoriosos do Brasil. Tem 24 títulos na carreira - o último foi a Taça Guanabara deste ano e o Mundial de 2006, com o Internacional, é o mais importante. Está na terceira passagem pelo Flu e, com o seu histórico no clube (o terceiro em número de jogos, com 280) tornou-se a maior referência no Tricolor versão 2017.



A personalidade forte, aliás, sempre o colocou como destaque desde o começo da carreira de técnico. O primeiro time foi o Goytacaz, em 1985, logo após parar de jogar. Ele foi zagueiro, tendo sido convocado para a Copa de 1978, na qual foi reserva.

Copa do Mundo
Depois da passagem pelas categorias de base da Colômbia, Rueda foi chamado para a equipe principal durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Quando chegou, porém, os colombianos estavam em último na classificação e não conseguiram se recuperar a tempo de ir à Alemanha.



O bom trabalho levou Rueda à seleção de Honduras. Depois de 28 anos, o país voltou à Copa do Mundo (de 2010). A última passagem do atual treinador do Flamengo por uma seleção foi na preparação e na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com o Equador.

Abelão nunca treinou uma seleção. Recentemente, recebeu convite para trabalhar na dos Emirados Árabes Unidos. Não aceitou por ter contrato com o Flu. Tem trabalhos em sete times do exterior, a maioria em Portugal - o que também fez o Porto sondá-lo recentemente, outra ação negada por ele. Foi o Olympique de Marselha, da França, talvez o time de fora com maior representatividade que ele treinou.

Libertadores e vinda ao Brasil
Rueda ficou ainda mais conhecido no Brasil quando comandou o Atlético Nacional. O treinador chegou ao clube em 2015, após a saída de Osório, que foi para o São Paulo. Já no ano seguinte, ajudou a equipe colombiana a levantar o troféu da Libertadores. O bom trabalho, inclusive, fez o técnico ser indicado ao prêmio “The Best”, da Fifa, que premia os melhores do mundo na função.

Por causa de um problema de saúde, no quadril, porém, Rueda deixou o Atlético Nacional no início de 2017 para estudar na Europa e se cuidar. A proposta do Flamengo fez o colombiano desistir de seus planos para voltar a trabalhar e comandar uma equipe no Brasil.

Linha de frente
Depois de um ano parado, um período no qual não assumiu nenhum clube por opção ao deixar o Al Jazira, Abel topou encarar o desafio de treinar o Flu. Desafio porque a direção deixou claro que o ano seria de vacas magras, dada a dificuldade financeira.

Ao trabalhar com um elenco de jovens, sem reclamar, o comandante virou um dos maiores defensores do clube. Não à toa encarou o protesto de torcedores do aeroporto, no retorno de Porto Alegre, onde perdeu para o Grêmio. É a linha de frente do time, situação entendida pela torcida. No primeiro jogo em casa, após a perda do filho João Pedro, recebeu uma linda homanagem.

Clássicos no Rio
Rueda já disputou três clássicos desde que chegou ao Flamengo: todos diante do Botafogo. Pela semifinal da Copa do Brasil, foi um empate (0 a 0) e uma vitória (1 a 0), resultados que garantiram sua equipe na decisão. Já pelo Brasileiro, sua equipe perdeu por 2 a 0 para o Alvinegro.

Abel trabalhou nos quatro grandes do Rio. Conhece as histórias e as particularidades de cada confronto. Em 2017, defendendo o Flu, tem aproveitamento de 33,3% em duelos diante de Flamengo, Vasco e Botafogo (três vitórias, três empates e seis derrotas em 12 jogos). Não conseguiu vitória sobre o Rubro-Negro: três empates e duas derrotas, perdendo o título Carioca, mas ganhando a Taça Guanabara.

1278 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Espero que desta vez vá

pra cima deles mengão

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu