11/10/2017 10:35

Campanha nas eliminatórias pouco conta na Copa do Mundo

Campanha nas eliminatórias pouco conta na Copa do Mundo

Apesar do péssimo início, tendo Dunga como distribuidor de camisas para nossos jogadores, quando a seleção conquistou nove pontos em seis jogos – depois, comandado por Tite, o Brasil somou 32 pontos em 12 jogos -, o Brasil fez uma excelente campanha nas eliminatórias, terminou em primeiro lugar entre os países de América do Sul e a nossa classificação veio de forma tranquila.



Até pelos números que apresentei, ninguém pode dizer que Tite não faz um grande trabalho na seleção brasileira. Pegou um elenco sem confiança, com alguns jogadores em baixa e desacreditados e um time sem estrutura alguma e, em um curto espaço, sem nenhuma grande mágica, basicamente escalando os jogadores com as funções que eles fazem em seus clubes – muito deles também treinador já havia comandado, como Paulinho e Renato Augusto. Tite conseguiu definir uma maneira de a seleção jogar, altamente eficiente e que trouxe bons resultados e momentos de excelente futebol.

Agora é preciso pensar na Copa do Mundo.

Lembro que historicamente o sucesso – ou a má campanha – nas eliminatórias – não se reflete no Mundial. Portanto, a seleção não vai poder ficar presa no que fez nos confrontos contra os rivais da América Sul. Não custa lembrar nas nossas cinco conquistas de Copa do Mundo, o time vencedor foi formado durante o Mundial ou muito perto dele. Sem dizer, que em alguns de nossos títulos fizemos campanhas ruins na classificação – 1958, 1994 e 2002 são bons exemplos disso.

Em 1958, o time foi se ajeitando durante a competição. Durante o torneio foram entrando na equipe nomes como Zito, Pelé, Garrincha, Vavá, que não jogaram na estreia, e até na final, o time foi modificado com a entrada do lateral-direito Djalma Santos, que mesmo só tendo jogado uma partida foi eleito o melhor jogador da sua posição na competição.

Até em 1970, quando fizemos uma campanha perfeita nas eliminatórias, o time mudou para o Mundial. Começando pela troca no comando, com a saída João Saldanha e a entrada de Zagallo. O novo treinador fez mudanças importantes na formação tática da equipe e também de jogadores. Efetivou Félix no gol, recuou o volante Piazza para atuar na zaga, colocando Clodoaldo como volante. E na linha ofensiva tirou o ponta Edu, para colocar Rivellino. Poucos dias antes da nossa estreia no Mundial sacou o lateral-esquerdo Marco Antônio e colocou em seu lugar Everaldo.

Na campanha do tetra em 1994, o time campeão também só encontrou sua melhor formação durante o torneio. A equipe perdeu seus dois zagueiros titulares Ricardo Gomes (antes do torneio) e Ricardo Rocha (no segundo jogo), que foram substituídos por Aldair e Márcio Santos e uma das referências do time, o meia Raí, capitão da equipe, acabou sendo substituído por Mazinho. Ainda aconteceu a entrada de Branco, que substituiu Leonardo, já nas quartas de final, depois que o titular acabou sendo expulso.

Por fim, em 2002, Felipão foi acertando o time também durante a competição. O treinador perdeu, poucos dias antes do Mundial, o volante Emerson, que era o capitão da equipe, e a equipe só acertou realmente quando o jovem Kleberson assumiu o lugar de Juninho Paulista como titular.

Agora, com a vaga na Copa da Rússia assegurada, nenhum jogador pode ter lugar cativo no time ou entre os 23 atletas que serão convocados para o Mundial. Também é preciso que a equipe tenha vários sistemas diferentes para atuar. Que as nossas três últimas campanhas decepcionantes em Copas (2006,10 e 14) sirvam de lição. Ganhamos tudo antes do tempo e fracassamos nos Mundiais, com os nossos técnicos sendo reféns de uma forma de jogar e um grupo de jogadores fechado.

504 visitas - Fonte: Globo Esporte


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Quinta - 21:00 - Luso Brasileiro - .
Flamengo
Bahia

Último jogo - Brasileiro

Domingo - 17:00 - Índio Condá
Chapecoense
0 1
Flamengo

Classificação