Carpegiani é o 12º técnico da era Bandeira de Mello no Flamengo

10/1/2018 09:00

Carpegiani é o 12º técnico da era Bandeira de Mello no Flamengo

Os 11 treinadores contratados pelo presidente nos dois mandatos, desde 2013, ficaram, em média, cinco meses e meio no cargo

Carpegiani é o 12º técnico da era Bandeira de Mello no Flamengo
Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com

Em seu último ano à frente do Flamengo, o presidente Eduardo Bandeira de Mello inicia 2018 apresentando o 12º treinador rubro-negro em duas gestões consecutivas, desde 2013.



Com a saída (nem tão) inesperada do colombiano Reinaldo Rueda do cargo, Paulo César Carpegiani, antes cotado para coordenador técnico, assume o time com a missão de ser o primeiro treinador nos dois mandatos do presidente Bandeira de Mello a dirigir o time por uma temporada completa.

Os 11 treinadores que passaram pela Gávea nos cinco primeiros anos de Bandeira de Mello ficaram no cargo, em média, por cinco meses e meio. Em número de jogos, a média é de 31 por técnico. Ironicamente, Rueda, saindo por vontade própria, para dirigir a seleção chilena, cumpriu quase à risca a média dos seus antecessores: 31 partidas e pouco menos de cinco meses no clube.

Quem ficou mais tempo no comando do time foi o último antes de Rueda, Zé Ricardo, por um ano e dois meses, com 89 jogos. Ainda assim, o atual técnico do Vasco não chegou a fazer uma temporada inteira, do início ao fim - entrou no começo do Brasileiro de 2016 e saiu no meio do Brasileiro de 2017.

De todos os treinadores que passaram pela Gávea entre 2013 e 2017, apenas três não foram demitidos pela atual diretoria rubro-negra, justamente as três maiores apostas da gestão Bandeira de Mello: Mano Menezes, Muricy Ramalho e Reinaldo Rueda. Cada um deles saiu por uma razão. E, curiosamente, dois profissionais que já estavam no clube foram seus substitutos imediatos, os únicos a conquistar títulos com a atual diretoria: Jayme de Almeida, campeão da Copa do Brasil de 2013 e do Carioca-2014, e Zé Ricardo, campeão carioca em 2017.

Logo em seu primeiro ano de mandato, Bandeira contratou o ex-técnico da seleção brasileira Mano Menezes, que voltava a dirigir um clube seis meses após ser demitido da CBF. Mas Mano ficou menos de três meses no clube (22 jogos) e entregou o cargo após uma derrota de virada para o Atlético-PR, por 4 a 2, no Maracanã, alegando que os jogadores não estavam compreendendo seu método de trabalho.

O auxiliar Jayme de Almeida assumiu o time, evitou o rebaixamento no Brasileiro e foi campeão da Copa do Brasil. Em 2016, iniciando seu segundo mandato, Bandeira trouxe outro medalhão: Muricy Ramalho. Um problema de saúde, no entanto, obrigou o treinador a encerrar a carreira, deixando o Flamengo em maio daquele ano.

Novamente, um interino foi efetivado com sucesso, Zé Ricardo. Por fim, Rueda, contratado em agosto de 2017 para substituir Zé Ricardo, deixa o clube sem conquistar títulos para tentar recuperar a seleção chilena, que não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia 2018.

Os técnicos do Flamengo na gestão Eduardo Bandeira de Mello:

2013

- Dorival Júnior foi mantido no cargo após livrar o time do rebaixamento no Brasileiro de 2012, ficou apenas dez partidas e caiu durante o Carioca (7 vitórias, 1 empate, 2 derrotas em 2013) .

- Jorginho assumiu e caiu em junho, com 14 partidas, após a quarta rodada do Brasileiro, na pausa para a Copa das Confederações (7 vitórias, 4 empates, 3 derrotas).

- Mano Menezes durou 22 partidas e entregou o cargo em setembro (9 vitórias, 6 empates, 7 derrotas).

- Jayme de Almeida começou como interino mas foi efetivado e conseguiu o melhor resultado da gestão Bandeira de Mello, o título da Copa do Brasil.

2014

- Jayme conquistou também o Carioca mas foi eliminado na Libertadores e demitido na quarta rodada do Brasileiro, depois de 51 jogos (28 vitórias, 12 empates, 11 derrotas).

- Ney Franco durou apenas sete jogos, sem uma vitória sequer (3 empates, 4 derrotas).

- Vanderlei Luxemburgo evitou o rebaixamento no Brasileiro de 2014 mas não ganhou o Carioca de 2015 e caiu na terceira rodada do Brasileiro, após 59 jogos (34 vitórias, 11 empates, 14 derrotas).

2015

- Cristóvão Borges assumiu mas não chegou ao fim do Brasileiro de 2015, demitido após 18 jogos (8 vitórias, 1 empate, 9 derrotas).

- Oswaldo de Oliveira terminou a temporada, com 20 jogos, mas não ficou para 2016 (10 vitórias, 3 empates, 7 derrotas).

Eduardo Bandeira de Mello reeleito no fim do ano para novo mandato (2016-2018).

2016

- Muricy Ramalho foi contratado como grande aposta, não conseguiu ganhar o Carioca e acabou deixando o cargo no fim de maio após 26 jogos, por problemas de saúde que acabaram encerrando sua carreira de treinador (13 vitórias, 6 empates, 7 derrotas).

- Zé Ricardo assumiu interinamente, acabou efetivado e levou o Flamengo ao terceiro lugar no Brasileiro.

2017

- Zé Ricardo ganhou o Carioca mas foi eliminado na fase de grupos da Libertadores. Com campanha irregular no Brasileiro, acabou demitido no início de agosto depois de 89 jogos (47 vitórias, 25 empates, 17 derrotas).

- Reinaldo Rueda ficou quatro meses no cargo, perdeu as duas finais que disputou (Copa do Brasil e Sul-Americana) e trocou o Flamengo pela seleção do Chile após 31 partidas (13 vitórias, 10 empates, 8 derrotas).

1020 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Teriamos que fazer uma programacao a longo prazo e nao so cobrar dos treinadores mais também cobra empenho e raca de jogadores que faem corpo mole ou estao em má fase ,se tiver em má fase coloca no banco mesmo se for "jogador estrela "

Voce esta pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV
asssinatura Liberação e DEMINUIMOS valor da
conta pra quallquer luga do Brasil WHATZSAP
11958640776

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu