25/11/2021 11:59

Jorginho eterno: família abre baú de memórias do único bicampeão da Libertadores pelo Flamengo

Falecido no início de 2020 vítima de Covid, massagista é único funcionário que esteve em Montevidéu-81, Lima-2019 e carregava museu rubro-negro e da Seleção Brasileira em casa

Jorginho eterno: família abre baú de memórias do único bicampeão da Libertadores pelo Flamengo

Danilo e Helena Viana, neto e esposa de Jorginho, massagista do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal

Jorginho foi casado com Helena Viana por 44 anos. A esposa, que já era separada do primeiro casamento, tinha duas filhas pequenas. Jorge Luiz construiu a família e se tornou pai, avô e bisavô. Contador de histórias e inspiração para os netos, o massagista tinha amor à vida e orgulho da trajetória pelo Flamengo, no qual esteve em um casamento por 40 anos, e até uns flertes com a Seleção Brasileira, já que foi campeão do mundo em 2002.



- Ele era muito orgulhoso da história dele, sempre contava para os netos. Ele começou a trabalhar com 12 anos para ajudar a mãe. Ele tinha um orgulho gigante, chegava em casa e falava “Deus, muito obrigado, porque tem gente que tem muito estudo e não conseguiu fazer a trajetória que eu fiz” - disse Helena.

- Ele sempre tinha uma história para contar, sempre dava exemplos, eu tentei seguir a carreira de jogador, não consegui. Mas ele sempre foi me mostrando, mostrando quem não conseguiu, quem conseguiu me dava exemplos. Ele fala da história da Copa em uma entrevista que o Ronaldo e o Rivaldo deram que se não fosse as massagens dele talvez o Brasil não seria campeão porque o Ronaldo teve um problema no joelho na época - finalizou o neto Danilo Viana.

Recordação de Jorginho da Seleção Brasileira — Foto: Arquivo Pessoal
Recordação de Jorginho da Seleção Brasileira — Foto: Arquivo Pessoal


Camisa da Seleção Brasileira autografada para Jorginho — Foto: Arquivo pessoal
Camisa da Seleção Brasileira autografada para Jorginho — Foto: Arquivo pessoal

No Flamengo desde 1980, Jorginho acompanhou de perto a geração vitoriosa de Zico e companhia. Rubro-negro de coração, ele esteve presente nas maiores conquistas da história do clube, como o Mundial e a Libertadores de 1981 e, mais recentemente, nas conquistas da Libertadores e do Brasileiro de 2019. Após 40 anos de serviços, o massagista era o único bicampeão legítimo do torneio continental ainda no clube.



Jorginho também trabalhou na CBF e foi campeão do mundo em 2002 com a seleção brasileira, na Copa da Coreia e do Japão. Em sua casa é possível recordar as lembranças vividas naquele tempo de Seleção e de Flamengo com medalhas, camisas autografadas e até mesmo imagens ao lado de Ronaldo Fenômeno e Vampeta.


Medalhas de Jorginho, massagista do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal

[ìmg] https://i.imgur.com/Icba7xt.jpeg " width="100%" />

Jorginho sofreu um AVC em dezembro de 2019 e em março de 2020 contraiu a Covid. Apesar da idade avançada, o massagista vivia uma vida com condições saudáveis. O Calcanhar de Aquiles de Jorge Luiz foi a difícil recuperação do derrame. Em casa, não gostava de falar de morte, era um amante da vida.

- Ele era muito forte, o problema é que ele não tinha se recuperado do AVC, tinha cinco, sete dias que ele tinha saído do hospital. Ele lutou para viver, ele amava a vida. Ele era um homem com os pés no chão.

Quem conhecia Jorginho o adorava e admirava, disse Helena. Na Ilha do Governador, onde moravam, o massagista era visto como celebridade e era tietado pelos moradores nos bares locais por trabalhar no Flamengo.



- Ele ia para um 'barzinho' que tem aqui perto que a gente chama de pé sujo e quando ele estava sozinho, coitado, as pessoas pediam camisa, ingresso. Eu falava: “Jorge, você tem muita paciência”. O Jorge era muito comunicativo. Todos gostavam dele.

1209 visitas - Fonte: Globo esporte


VEJA: Renato Gaúcho será demitido pelo Flamengo

CONFIRA: Veja os classificados para a Libertadores 2022; Brasil já tem cinco times
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Terça - 20:00 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Ceará

Último jogo - Libertadores

Sábado - 17:00 - Centenário
Palmeiras
2 1
Flamengo