Pressão da torcida: Ex-jogador Marquinhos alerta Flamengo após gol marcante em 1991

3/4/2025 17:38

Pressão da torcida: Ex-jogador Marquinhos alerta Flamengo após gol marcante em 1991

Pressão da torcida: Ex-jogador Marquinhos alerta Flamengo após gol marcante em 1991

Dá para dizer que Marquinhos tinha vocação para jogos de competições sul-americanas em sua passagem pelo Flamengo na década de 1990. Cria do clube, o ex-meia esteve em campo nos dois jogos contra o Deportivo Táchira em 1991, pelas oitavas de final da Libertadores. O time venezuelano é o primeiro adversário rubro-negro nesta edição do torneio. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30, em San Cristóbal. O primeiro jogo de 1991 foi no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo. O Flamengo venceu por 3 a 2, com três gols de Gaúcho. O Rubro-Negro chegou a abrir 3 a 0. — Eu lembro da torcida. Não deixaram a gente dormir, fazendo barulho na porta do hotel. O estádio é acanhado, torcida muito próxima. Jogo foi difícil por causa disso, mas a gente sempre esteve no controle. Mais difícil foi essa pressão da torcida. Foi (uma viagem) bastante cansativa. Chegamos lá à noite, praticamente só para dormir, e os torcedores deles estavam na porta do hotel — recordou Marquinhos em entrevista ao ge . — Apesar de não ser um time que chega na reta final, está acostumado a jogar Libertadores. Não pode vacilar, principalmente lá, mas acredito que o Flamengo tem um time bem melhor e vai vencer. Tem que ter cuidado no início, porque eles sempre fazem aquela pressão. Os 15 primeiros minutos vão ser importantes, é suportar a pressão inicial e jogar o futebol que já vem jogando — alertou ele.

A pressão do Táchira no fim do jogo na Venezuela se repetiu nos primeiros minutos da partida de volta no Maracanã. Mas não durou muito. Gaúcho, Marquinhos, Marcelinho Carioca (duas vezes) e Zinho construíram a goleada por 5 a 0 em casa. O ex-meia marcou o segundo e deu assistência para o último gol do Flamengo na vitória que garantiu a classificação para as quartas de final. — O jogo começou com eles tendo duas ou três oportunidades. Começaram pressionando a gente, o Gilmar defendeu um chute de fora da área. Depois a gente começou a dominar, mas nós perdemos muitos gols. Quando saiu o primeiro gol, do Gaúcho, abriu a porteira. Eles tiveram que sair mais para o jogo, tivemos mais espaços e fizemos mais quatro gols. O começo não foi fácil, mas depois assumimos o controle — analisou Marquinhos.

Revelado pelo Flamengo em 1988, Marquinhos ficou no clube até 1995. Os jogos mais especiais foram por competições internacionais. Nas quartas de final da Libertadores de 1991, o ex-meia esteve na eliminação para o Boca Juniors, da Argentina, que ainda é remoída por jogadores e torcedores. Um lance mal marcado pela arbitragem poderia ter mudado o rumo da temporada. — A gente jogou muito bem no primeiro jogo aqui, nós perdemos muitas chances para matar o jogo e ir para a Argentina com um resultado mais tranquilo. Pecamos nas finalizações, mas o árbitro também prejudicou muito. Acho que não foi pênalti para eles no Maracanã, e o jogo lá foi muito igual. Claro que tem a pressão normal na Bombonera, mas eu fiz um gol regular que o juiz anulou. Poderíamos ter levado para os pênaltis — lembrou o ex-jogador.

O Flamengo venceu o Boca em casa por 2 a 1, com um gol de Marquinhos, e foi derrotado por 3 a 0 em Buenos Aires. Dois anos depois, o ex-atleta bateu novamente na trave em dia de quase herói de um título sul-americano. Ele marcou três gols - dois na ida e um na volta - na final da Supercopa Libertadores contra o São Paulo. Os dois jogos terminaram empatados por 2 a 2, e o Tricolor foi campeão nos pênaltis. — Os gols mais importantes que fiz foram em competições sul-americanas. Pena que os resultados não favoreceram a gente, mas foram momentos marcantes com gols e assistências em jogos importantes. Os jogos contra o Boca, fazendo gol no Maracanã e jogando pela primeira na Bombonera, um estádio tradicional. E o jogo contra o São Paulo, para mim o gol no Maracanã foi um dos mais bonitos da minha carreira.

708 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- “Tudo é possível”, dispara Varela, e Flamengo mira final dura contra o PSG
- De volta aos gramados: Retorno de Pedro empolga torcida, e Flamengo avança na Intercontinental
- Flamengo x Pyramids: melhores momentos



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade