MUNDIAL À VISTA! Flamengo em preparação contínua para o Mundial de Clubes

1/5/2025 05:23

MUNDIAL À VISTA! Flamengo em preparação contínua para o Mundial de Clubes

MUNDIAL À VISTA! Flamengo em preparação contínua para o Mundial de Clubes

Após participar de debate sobre o uso de dados no futebol durante o Web Summit Rio , na Zona Oeste da capital carioca, o gerente de análise de dados do Flamengo, Téo Benjamin, concedeu entrevista exclusiva ao Lance!. O profissional é responsável por comandar o setor que faz a análise quantitativa dos seus jogadores e dos adversários, puramente baseada em números, e municiar outras áreas (análise de desempenho, fisiologia, scout e, claro, comissão técnica). Assista à entrevista completa no vídeo acima. Apesar de exercerem um trabalho diário de curto prazo, sempre atento ao próximo compromisso da equipe, os analistas de dados rubro-negros também já estão de olho na competição mais desafiadora da temporada: o Mundial de Clubes.

Téo Benjamin contou que o estudo dos adversários do torneio que se inicia em junho já faz parte da rotina da sua área: – É muito difícil, porque o calendário brasileiro tem muitos jogos, e o Flamengo, se tudo der certo, chega nas finais. Então, a gente joga quarta e domingo, quarta e domingo. Mas a gente conseguiu criar uma rotina para incluir olhares para os clubes do Mundial, ir se acostumando com as competições que jogam, contextualizando os adversários e tudo mais. Quando a gente chegar mais perto, vai mergulhar de fato, até porque o Chelsea de fevereiro/março não é o mesmo que vai chegar lá em junho. O profissional também acredita que o time está pronto para encarar as grandes potências do futebol mundial, confiando no trabalho desenvolvido por todos os funcionários do clube. – No Flamengo, não existe a hipótese de não estar preparado. Todo mundo entende o nível de responsabilidade que é, entende que não vamos ganhar os 80 jogos, mas temos que chegar preparados para vencer em todos - afirmou o gerente de análise de dados.

Filipe Luís
Filipe Luís



Parte desafiadora do trabalho de Téo Benjamin e sua equipe é filtrar as informações que serão levadas à comissão técnica. No entanto, confiam no ótimo relacionamento com Filipe Luís e no interesse do treinador em ser municiado pelos dados levantados. – O Filipe é um cara inteligentíssimo, que capta tudo muito rápido. (...) Todas essas áreas levam informações para o treinador: é um oceano de informações. A gente tem que ser muito criterioso sobre qual tipo de informação levar: a gente vê 100 pontos do adversário, cinco levamos para o analista de desempenho, três chegam para o Filipe e apenas um para os atletas, por exemplo. Mas o Filipe é um cara muito rápido, muito bom em ligar esses pontos, entender as diferentes informações para tomar decisões e que sabe e respeita os processos do clube (de pré-jogo, pós-jogo, etc.) - contou Téo.

Cole Palmer - Chelsea x Tottenham
Cole Palmer - Chelsea x Tottenham



A primeira edição do Super Mundial de Clubes, com participação de 32 equipes do mundo todo, ocorre entre os dias 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos. O Flamengo está no Grupo D, ao lado de Chelsea (Inglaterra), Espérance (Tunísia) e um clube a ser definido. A estreia será contra o Espérance, no dia 16 de junho, no estádio Lincoln Financial Field. Formado em Engenharia de Controle e Automação pela PUC-RJ, Téo Benjamin começou a se destacar nas redes sociais com a produção de conteúdo sobre dados no futebol.

Em 2020, teve o sucesso alavancado com o lançamento do livro "Outro Patamar: Análises sobre o Flamengo de 2019 e as lições para o futebol brasileiro". No ano seguinte, recebeu convite do Red Bull Bragantino para trabalhar como analista de dados, justamente quando ansiava por essa transição de carreira. – No começo do mesmo ano (2021), a minha esposa me perguntou qual clube eu iria se pudesse escolher, e eu respondi o Red Bull Bragantino. É um clube que tem estrutura, é uma rede multiclubes, que meu deu oportunidade de trocar com clubes lá de fora. Foi um passo muito importante na minha carreira, sou muito grato, me ensinou muito - contou ao Lance! .

1707 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- NÃO PENSA NA SELEÇÃO? Danilo deixa pré-convocação de lado e mostra foco no Flamengo
- Flamengo x Internacional feminino: Onde assistir, horário e escalações prováveis.
- Interesse de 6 Clubes europeus em Evertton Araújo: destino no Flamengo em risco



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade