Tradição no interior de AL, bloco do Flamengo arrasta foliões há 13 anos

14/2/2015 17:08

Tradição no interior de AL, bloco do Flamengo arrasta foliões há 13 anos

Nação Rubro-Negra vai desfilar por Marechal Deodoro na quarta-feira de cinzas. Organizador avisa que também reserva vagas para torcedores de outros times

Tradição no interior de AL, bloco do Flamengo arrasta foliões há 13 anos
Edglemes garante que está tudo pronto para o desfile do Nação Rubro-Negra (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

O carnaval está apenas começando, mas tem folião querendo que chegue logo a quarta-feira de cinzas. Na cidade histórica de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, o dia da ressaca da festa de momo é marcado pelo desfile do bloco Nação Rubro-Negra.

Organizado há 13 anos pelo flamenguista Edglemes Santos, o bloco começou a tomar as ruas depois de uma ideia simples: unir as paixões por futebol e carnaval.

Telma Jatobá garantiu que vai sair no bloco do Mengão (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

- No carnaval, a minha casa sempre ficou cheia de convidados. E certa vez, na quarta-feira de cinzas, eu pensei: "Poxa, precisamos colocar esse povo pra sair! E como vou fazer?" Foi daí que veio a ideia de juntar os familiares e colocar o povo na rua. Como sou flamenguista, decidi homenagear o meu time de coração - explicou

Ele afirma que, no começo, não imaginava que a festa poderia ganhar tanta proporção. Segundo o organizador, para o primeiro desfile foram feitas apenas 150 camisas. Hoje, ele vende 800 e garante que não vende mais porque preza pela segurança e boa organização do evento.

- Quando começamos, só foram feitas 150 camisas. Hoje eu mando confeccionar 800 e vendo todas. Inclusive, já estão quase todas vendidas. Já me pediram para aumentar a quantidade, mas não quero que o bloco tome uma proporção muito grande para não atrapalhar a organização - afirmou, acrescentando que o ambiente familiar é uma das principais marcas.

- Quando iniciei o bloco, achava que ele não sairia com muitos jovens e crianças porque o meu objetivo é sempre trazer uma orquestra para tocar. E pelo que a gente vê os jovens preferem muita música de axé, de swingueira. Mas me enganei, e hoje uma das marcas é a presença de famílias inteiras com a gente.

Em 2014, bloco do Flamengo levou uma multidão às ruas de Marechal Deodoro (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)

E falando em família,Telma Jatobá sabe bem como isso funciona. Ela tem uma irmã que mora em São Paulo, há 12 anos, mas faz questão de ir a Alagoas justamente no período carnavalesco para desfilar no Nação Rubro-Negra.

- Minha irmã [Ilka] mora em São Paulo, mas todo carnaval ela vem nos visitar. Aliado à visita, ela faz questão de sair no bloco, justamente por esse caráter familiar que o Nação Rubro-Negra tem. A minha irmã inclusive já mandou o dinheiro para que eu comprasse o kit dela. Ela vai chegar aqui em Alagoas na segunda-feira, dia 16, e com certeza vai estar conosco no bloco - garantiu.

Apesar de ser torcedora do Palmeiras, ela garantiu que o bloco tem espaço para admiradores de qualquer clube e o que vale mesmo é cair na folia.

- Sou torcedora do Palmeiras, mas há quatro anos que participo do bloco do Flamengo. Mas é uma coisa tranquila e não tem essa de rivalidade. A gente vê muita família e o clima é de alegria e descontração que toma conta de todo mundo. Isso é o que importa - disse.

Outra apaixonada por carnaval que não deixa de tomar as ruas com o bloco do Flamengo é a funcionária pública Lu Alcântara. Colega de trabalho do organizador, ela destaca que foi uma das primeiras mulheres a desfilar com o Nação Rubro-Negra.

- Eu saí com o bloco em todas as edições. No começo, eu vi que só tinham homens organizando e então eu disse: "Tem que ter mulher nesse bloco também. E eu vou a ser primeira!" Daí, pronto, comecei a participar e não deixo mais de ir. Tenho todas as camisas - revelou, animada.

- É uma alegria muito grande quando a gente sai pelas ruas e vê a animação de todos. Estou ansiosa esperando que chegue logo a quarta-feira - disse Lu, exibindo a camisa que vai usar no próximo desfile.

Torcedora exibe com orgulho camisa do Bloco Nação Rubro-Negra (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

Enquanto o dia do desfile não chega, a movimentação na sede do bloco é para compra dos kits, que custam R$ 25,00 e R$ 35,00, sendo último valor com direito a bebidas. Além de camisa, o folião tem direito ainda a um boné. O desfile está marcado para a próxima quarta-feira, às 9h. A concentração será na Rua da Matriz. Antes de ganhar as ruas de Marechal Deodoro, a organização do Nação Rubro-Negra realiza um sorteio de 10 prêmios.

Folião compra um kit para desfilar no bloco do Flamengo (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

2247 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.
- Gerente do Bragantino Destaca Semelhanças no Estilo de Jogo do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu