O ocaso do campeão: Como foi a vida de Andrade após o título

18/2/2015 10:42

O ocaso do campeão: Como foi a vida de Andrade após o título

Pouco mais de cinco anos depois de levar o Flamengo ao hexacampeonato brasileiro, Andrade assume o cargo de treinador do pequeno Jacobina

O ocaso do campeão: Como foi a vida de Andrade após o título
Treinador Andrade | Crédito: Edson Ruiz

Um técnico campeão brasileiro que, de repente, se vê treinando, em 2014, o São João da Barra, da segunda divisão carioca, e, este ano, o Jacobina, recém-promovido à primeira divisão da Bahia.

Foi um caminho inesperado para um treinador que levou um time desacreditado ao principal título do Brasil há pouco mais de cinco anos. O Flamengo estava em 11º lugar no início do segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2009 quando o auxiliar Andrade — ídolo da torcida como meia da melhor geração que o clube já teve — assumiu como interino o cargo de técnico em meio a uma crise: havia racha entre grupos de jogadores, salários atrasados, guerra de egos. Contrariando todas as previsões, o Flamengo fcou com o hexa. Os jogadores se uniram em torno de Andrade, jogaram por ele. E o treinador teve papel importante na parte tática também. “Mudei o sistema 3-5-2 para o 4-4-2 e recuperei os laterais, que estavam jogando como alas. Além disso, acreditei no Petkovic e no Zé Roberto”, lembra ele, antes de deixar o hotel em Salvador para treinar sua nova equipe.

O que aconteceu, então? Por que Andrade nunca conseguiu se firmar em um grande clube após ter sido demitido do Flamengo em 2010? Racismo em relação a técnico negro, timidez, incompetência, azar, o quê?

“Não acho que foi nada disso. No meu caso, acho que foi uma questão política. Houve mudança de diretoria. O Delair [Dumbrosck] saiu e entrou a Patrícia [Amorim], da oposição. Fiquei muito exposto à mídia, houve um desgaste enorme. Já tinha ficado exposto antes, com a questão do salário. Saí queimado”, acredita.


No Flamengo, campeão de 2009; foi um começo no auge | Crédito: Maurício de Souza

Saiu magoado, também, mas garante que já passou. E teve dificuldade para se reerguer, especialmente após quase morrer. Em dezembro de 2012, Andrade se submeteu a uma artroscopia, mas uma infecção no local da cirurgia provocou uma internação de três meses, sendo 15 dias numa UTI.

Mesmo ao se lembrar desse momento, o mais difícil de sua vida, Andrade não muda o tom de voz manso. Nem parece se abater. “Nem pensava em carreira. Agora penso. Mas passei sete anos como auxiliar do Flamengo, esperando meu momento. Ele chegou. Agora estou trabalhando duro de novo, esperando um novo bom momento. Que vai chegar na hora certa.”

A vida de Andrade após o hexa

Brasiliense (2010-2011)
Paysandu (2011)
Boavista-RJ (2012)
São João da Barra-RJ (2014)
Jacobina (2015)


1578 visitas - Fonte: Placar


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu