Há mais de 1001 noites nas Arábias, Paquetá inova com treino "iluminado"

14/3/2015 07:37

Há mais de 1001 noites nas Arábias, Paquetá inova com treino "iluminado"

Treinador, cujos principais trabalhos no país se deram na base do Fla e da Seleção, adota o "Fitlight Training", método que estimula atletas a interagirem com lâmpadas

Há mais de 1001 noites nas Arábias, Paquetá inova com treino iluminado
Marcos Paquetá está no Al Gharafa desde 2014, quando deixou o Al Shabab (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcos Paquetá não é um garoto nem novidade no meio do futebol. Tem 56 anos e ficou conhecido pelos muitos títulos conquistados na base de Flamengo e seleção brasileira, entre os anos 90 e o início da década passada. Viveu seu auge nas categorias inferiores em 2003, quando conquistou com a amarelinha os Mundiais Sub-17 e Sub-20. O brilho o levou ao Oriente Médio, onde está até hoje, no comando do Al Gharafa, do Catar. Lá, os principais triunfos se deram no Al Hilal, da Arábia Saudita. O sucesso no clube, inclusive, teve consequência o comando da seleção saudita na Copa de 2006. Após 11 temporadas fora do país onde nasceu, Paquetá quer voltar e aposta num trabalho moderno para decolar por aqui. Perguntado a respeito do que mais sente falta do Brasil e sobre quais inovações apresentaria, aludiu ao "Fitlight Training", um dos pilares do seu proceder.

- Sinto falta da adrenalina da torcida, da determinação profissional dos atletas e principalmente da competitividade. E quero contribuir com toda experiência que ganhei durante estes anos. Tenho uma forma de trabalhar bem atualizada. Trabalho com treinamento integrado com os aspectos: físico, técnico e tático, tornando o treinamento mais dinâmico e voltado para realidade de cada jogo. Faço uso do Fitligth, para melhorar a visão periférica dos jogadores bem como a agilidade e velocidade na forma de jogar - afirmou o comandante do Gharafa.

Convidado a dar uma explanação mais ampla a respeito do "Fitlight", Paquetá destrinchou a atividade e ainda a completou com o envio de vídeos para a reportagem do GloboEsporte.com.

- São lâmpadas que, programadas, acendem e apagam para que os atletas tenham que se deslocar o mais rápido possível e reagir a estímulos físicos, técnicos ou táticos. Os treinamentos também tendem fazer os jogadores a pensar mais e melhorar assim as tomadas de decisões.

O Fiitight Training foi criado pelo ex-jogador de handebol Erik Veje Rasmussen, dinamarquês que participou da Olimpíada de 1984. No site da empresa que implementou o sistema, os ex-jogadores Roy Keane e Nicky Butt, ambos integrantes da comissão técnica do Manchester United, aprovam o método, cuja a ferramenta é controlada por um tablet. O jogador Demba Ba, ex-Chelsea, aparece em vídeo reagindo aos estímulos do Fitlight.

Apesar de atuar no Oriente Médio praticamente desde 2004 - de 2010 a 2012 dirigiu a africana Líbia -, Paquetá busca a integração com os brasileiros postando animações ilustrativas dos treinos que comanda em sua página no Facebook. Do exterior, diz que a integração com estrangeiros de peso o agregaram muito profissionalmente.


Essas são as ferramentas utilizadas no Fitlight (Foto: Divulgação/fitlighttraining.com)

- As competições aqui realmente não têm o mesmo peso do Brasileiro, das copas europeias. Trabalhamos com jogadores de alto nível, de nível europeu e de seleção. Acho que o grande diferencial é o contato que você tem com outros treinadores de outros centros, principalmente europeus. Isso aí dá um grande intercâmbio de sistemas, de forma de pensar, jogar. Então, em cada jogo você tem que pensar diferente - explicou.

Como está fora do Brasil há muito tempo, é natural que os torcedores esqueçam as principais conquistas. Paquetá destacou títulos estaduais, nacionais e internacionais pelo Flamengo, além dos Mundiais com a Seleção. Porém, tratou como triunfos principais a formação de alguns talentos.

- No Flamengo, foram muitos no juvenil e nos juniores. Mas o mais importante foi a formação de muitos jogadores, como Sávio, Juan, Julio Cesar, Athirson, Luiz Alberto, Gélson Baresi e por aí vai. No meu primeiro ano no Mundo Árabe, vencemos as cinco competições que disputamos.


Claudiu Ke?erü, autor de dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Al-Shahaniya, na última quarta-feira, participa de entrevista coletiva ao lado de Marcos Paquetá (Foto: Arquivo Pessoal) (Foto: Arquivo Pessoal)

1117 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu