Campeões no interior paulista, Luxa e Doriva se encontram no Maracanã

20/3/2015 16:32

Campeões no interior paulista, Luxa e Doriva se encontram no Maracanã

Treinadores fizeram seus nomes no Estado de São Paulo com título estadual e agora protagonizam pela primeira vez um clássico com as maiores torcidas do Rio de Janeiro

Campeões no interior paulista, Luxa e Doriva se encontram no Maracanã
Luxemburgo x Doriva protogonizam duelo no banco de reservas neste domingo (Fotos: Arquivo LANCE!)

Na carteira de identidade, 20 anos separam Vanderlei Luxemburgo, 62, de Doriva, 42. Técnicos respectivamente de Flamengo e Vasco, a dupla irá protagonizar pela primeira vez o Clássico dos Milhões, neste domingo, no Maracanã. E apesar de carreiras me momentos mais do que distintos, por agora, a dupla traz consigo a mesma façanha que fizeram alavancar o trabalho como treinador.

Os dois foram campeões paulista com clubes do interior do Estado de São Paulo. Luxa pelo Bragantino em 1990. Doriva pelo Ituano, no ano passado.

Os passos de Vanderlei Luxemburgo até a façanha com a pequena equipe de Bragança Paulista foram longos. Apesar de ter sido jogador de futebol em grandes clubes, como o prórpio Fla e o Internacional, Luxa teve uma carreira questionável. Porém, como comandante ganhou os holofotes. Iniciou como auxiliar em diversos clubes, mas o primeiro trabalho de destaque veio no fim dos anos 80. Chamado para treinar a equipe de juniores do Massa Bruta, Luxemburgo se recusou e convenceu o presidente da equipe paulista de que poderia ser treinador dos profissionais. E a decisão do então presidente Nabi Abi Chedid deu certo. Em 1989 a equipe quase chegou ao título estadual, caindo nas semifinais para o São Paulo. Já no ano seguinte a consagração. Vitória na decisão sobre o Novorizontino e o primeiro título paulista da equipe, o mais importante de toda sua história.

Desde essa conquista, a carreira de Vanderlei ganhou novos rumos. O treinador alcançou ao patamar de treinar clubes como Palmeiras, Santos, Corinthians, Cruzeiro, sendo campeão nacional por todos, além de passagens por Fluminense, Grêmio e Atlético-MG. Dos considerados grandes no Brasil, Luxa só não comandou São Paulo, Botafogo, Inter e o rival deste domingo. Além disso, ele foi o comandante da Seleção Brasileira, entre os anos de 1998 a 2000, e do Real Madrid (ESP), em 2005.

Querendo traçar a mesma caminhada, Doriva começa a traçar uam ascensão mais meteórica do que Luxemburgo na carreira. Enquanto o rival demorou para se firmar e conquistar seu primeiro título de expressão no Bragantino, o atual comandante do Vasco já conseguiu mostrar ao que veio logo em sua primeira experiência.

Amigo dos tempos de jogador do presidente do Ituano, Juninho Paulista, Doriva foi convidado para comandar a equipe de Itu na caminhada do Estadual de 2014. Com um time modesto, sem grandes estrelas, fez campanha surpreendente e conseguiu classificar a equipe para a segunda fase, eliminando o Corinthians ainda na fase de grupos.

Nas decisões, fez seu time passar pelo Botafogo de Ribeirão Preto e calou o Pacaembú nas semifinais ao vencer o Palmeiras por 1 a 0. Na decisão, diferentemente do Bragantino de Luxemburgo que encarou o também modesto Novorizontino, Doriva viu seus comandados venceram o Santos, na decisão por pênaltis e faturaram o segundo título paulista da equipe do Interior - o primeiro foi em 2002, quando os grandes não participaram da edição.

De lá, o treinador começou a ter seu nome visado no mercado e passou pelo Atlético-PR, onde não repetiu o sucesso. Chegou a acertar com o Botafogo de Ribeirão Preto em 2015, mas o convite do Vasco fez com que o novo técnico deixasse o clube paulista, sem comandar um jogo sequer.

Apesar da distância de feitos na carreira, tanto Luxemburgo quanto Doriva são os principais nomes para o clássico deste domingo no Maracanã. Além dos protagonistas dentro do gramado, os holofotes também ficarão voltados para os comandantes que já foram os "donos do interior de São Paulo" e agora buscam à conquista do título carioca. E para isso, o Clássico dos Milhões é um passo importante para a glória ao fim do Estadual.

708 visitas - Fonte: Lancenet


VEJA TAMBÉM
- Construção de estádio do Flamengo: prioridade é não prejudicar o Maracanã.
- Lorran Empolga Torcida do Flamengo e Torcida Clama por Garoto Titular.
- Flamengo vence após três jogos, mas não tem motivos para comemorar




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu