Promotor aguarda reabertura de investigação no caso "Máfia do Apito"

16/6/2015 13:26

Promotor aguarda reabertura de investigação no caso "Máfia do Apito"

José Reinaldo Guimarães Carneiro diz que árbitros envolvidos ainda podem ser condenados na esfera criminal e destaca importância do caso para mudança na lei

Promotor aguarda reabertura de investigação no caso Máfia do Apito
Edilson Pereira de Carvalho árbitro (Foto: Ag. Estado)

O maior esquema de manipulação de resultados do futebol brasileiro completa 10 anos em 2015 e pode ter novos desdobramentos, segundo o promotor criminal do caso José Reinaldo Guimarães Carneiro. Em entrevista ao "Redação SporTV", Carneiro explicou que a investigação criminal foi apenas uma das frentes envolvendo o caso conhecido por "Máfia do Apito" e pode ser reaberta e resultar em novas punições.

- Todo mundo fala que na justiça criminal não deu em nada. Na verdade a máfia do apito teve três frentes muito grandes a partir da investigação (...) A segunda frente foi a investigação criminal. Não é que não havia crime, tínhamos crime de estelionato e de quadrilha, que foram as duas imputações que fizemos ainda em 2005. Não tínhamos um crime penal específico sobre esse assunto, só viemos a ter anos mais tarde. A investigação está dependendo de um recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça), está na mão do relator desde 2013, aguardando uma solução. Se ganharmos esse recurso, a parte criminal que foi trancada volta a ser aberta e os árbitros poderão ser condenados na esfera criminal - disse, explicando que o crime de fraude no esporte não existia na época e atualmente integra o estatuto do torcedor.

Na ocasião, o esquema foi capa da revista Veja, em reportagem assinada por André Rizek, atualmente apresentador do "Redação". Após o escândalo, os árbitros Edilson Pereira de Carvalho Paulo José Danelon foram banidos do esporte e, ao lado do empresário Nagib Fayad, apontado como mentor, da CBF e da Federação Paulista de Futebol (FPF), condenados ao pagamento de uma indenização de R$ 180 milhões. São essas as duas outras frentes a que o promotor se referiu.

- A primeira foi no futebol, o Paulo e o Edilson foram imediatamente banidos do futebol ainda em 2005 e as partidas fraudadas foram refeitas. Muita gente não gostou daquilo, mas não havia outra solução (...) A terceira frente foi a frente civil que o MP do consumidor ajuizou e conseguiu condenações milionárias - explicou.

O promotor considerou o caso gravíssimo e, apesar de ver avanços de 2005 para cá, não descarta novos casos semelhantes ao "máfia do apito" no futebol brasileiro e mundial.

- A gente não pode ter certeza absoluta de que não estejam acontecendo fraudes no esporte, aliás, nem devemos ter em razão dos noticiários recentes. Conforta saber que há 10 anos o MP, numa parceria investigativa com jornalistas e com a Polícia Federal já conseguia desvendar um esquema de fraude. Temos que ficar absolutamente atentos, o tempo todo, para evitar que essa paixão brasileira pelo futebol seja maculada, foi um fato muito grave o que aconteceu. Se acontecesse hoje, teríamos um tipo penal na lei muito mais forte para rebater a Máfia do Apito. Cabe às instituições, ao jornalismo investigativo, à policia federal, ao MP estar sempre de olhos bem abertos - disse.

638 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu