Presidente lista desafios na gestão do Maraca: patrocínio, público e entorno

16/6/2015 13:41

Presidente lista desafios na gestão do Maraca: patrocínio, público e entorno

Sinval Andrade diz que falta de patrocinadores é principal explicação para déficit de R$ 77 milhões nas receitas do estádio em 2014. Média de ocupação é de um terço

Presidente lista desafios na gestão do Maraca: patrocínio, público e entorno
Palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã amarga dificuldades (Foto: Jessica Mello)

O presidente do consórcio que administra o Maracanã apontou as causas para que o estádio carioca figure como o dono do maior prejuízo entre as receitas das arenas da Copa do Mundo em 2014. Confirmando o balanço negativo de R$ 77 milhões registrado no ano passado, apontado pelo jornal "Folha de S.Paulo", Andrade explicou que o principal empecilho em meio a uma lista de desafios é a dificuldade de se fechar patrocínios.

Segundo ele, a paralisação em função de grandes eventos, como as Olimpíadas de 2016, além de mudanças no contrato com o governo estadual e o próprio regulamento das competições da CBF são pontos cruciais que dificultam o equilíbrio financeiro da exploração comercial.

- No nosso plano de negócios a parte de patrocínios corresponderia a 45% da contribuição de todas as receitas. E você só capta patrocínio de longo prazo dentro de um ambiente de negócios com estabilidade, quando você tem previsão de três, quatro, cinco anos de previsão de exploração desse patrocínio. Como iniciamos a exploração depois da Copa das Confederações, tivemos uma interrupção com a Copa do Mundo e já temos a previsão de interrupção com as Olimpíadas, e desde o início passamos por essa discussão de adequação do contrato, principalmente as receitas de patrocínio foram muito prejudicadas - disse em entrevista ao "Redação SporTV".

A exploração das áreas do Maracanã para patrocínios próprios da concessionária também entra em colisão com o regulamente de competições da CBF, segundo Andrade.

- O próprio regulamento geral das competições recém editado pela CBF dificulta bastante a exploração dos espaços publicitários do estádio. É uma questão que vamos ter de enfrentar. Porque no modelo de negócio de os operadores de arena a receita de patrocínio corresponde entre 35 e 50% de todas as receitas do seu plano de negócios.

Andrade destacou que o custo fixo dos equipamentos do Maracanã é da ordem de R$ 30 milhões por ano. São 78 mil lugares, cerca de 4 mil alto-falantes, quatro telões, doze escadas-rolantes, dezessete elevadores e 240 mil metros quadrados de área construída, a sua grande maioria de área climatizada, com ar condicionado.

- Para fazer frente, a gente precisa das receitas de patrocínio, shows, eventos, tour, futebol e camarote – diz.

Andrade destacou que quase 70% do prejuízo acumulado no ano passado se deu entre janeiro e julho, ou os meses em que ocorreram a Copa do Mundo e o Campeonato Carioca. O presidente revelou, no entanto, que o prejuízo do Estadual naquele ano de R$ 6 milhões já foi revertido em 2015 – a competição terminou com o balanço positivo em R$ 1 milhão. Segundo ele, o consórcio foi capaz de redimensionar a operação para um público mais reduzido.

Um terço do estádio cheio, em média

Os problemas, porém, não param por aí. A fraca bilheteria é um item sob atenção para o consórcio, apesar de Andrade destacar que o preço médio do ingresso no Maracanã não é caro. O presidente reclama, porém, que ter apenas um terço do estádio cheio na média aliado à lei de gratuidades prejudicam as receitas.

- Temos média de público do Maracanã de 26 mil que corresponde a um terço de sua capacidade. Nenhuma casa de espetáculo se sustenta com um terço da sua capacidade apenas. Além disso, temos dentro do estádio, um nível de gratuidade específico no estado do Rio de Janeiro de 12% por lei. Maiores de 65 anos e menores de 12 anos entram de graça. Menores de 21 tem direito a meia-entrada, seja estudante ou não. O nosso tíquete médio é de R$ 33, o que é bastante baixo se comparado a outras praças, principalmente do Sudeste.

Célio de Barros e Julio Delamare

Em meio às dificuldades naturais esperadas pelo consórcio, a decisão unilateral do governo estadual de se impedir a demolição das áreas do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do Parque Aquático Julio Delamare – uma escola municipal ainda fazia parte do projeto – afetaram os negócios do consórcio. Andrade garante, porém, que a empresa discute junto às autoridades um aditivo final ao contrato para definir com clareza o real investimento dela nesses equipamentos.

- O projeto inicial previa que todas essas áreas seriam destinadas à nossa concessionária para a exploração comercial. Existia previsão de shopping center, estacionamento, várias obras no entorno que dariam um conceito e complexo de entretimento e receitas adicionais à concessionária. Isso para compensar o déficit esperado na operação em si do estádio (de futebol) e do ginásio do Maracanãzinho. Logo no início do contrato o governo fez uma alteração unilateral e retirou essa área que doaria (...) Estamos em fase final de discussão de um aditivo contratual que vai definir com clareza qual vai ser o real investimento da concessionária e de que área irá dispor para explorar comercialmente. Isso deve ser definido até o fim deste mês.

786 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu