O futebol precisava de mais Carlinhos

25/6/2015 07:32

O futebol precisava de mais Carlinhos

O futebol precisava de mais Carlinhos
Mesmo com um pouco de atraso, ainda vale muito a pena fazer uma pequena mas verdadeira homenagem a uma das figuras com quem mais aprendi na minha carreira no jornalismo esportivo. Carlinhos fará muita falta não só ao Flamengo, onde passou a maior parte da vida, mas ao futebol. Não tive o privilégio de vê-lo jogar, mas basta-me o depoimento de meu pai para saber que o apelido Violino era perfeito. Tive a honra de entrevistá-lo várias vezes, no período das conquistas estaduais do Flamengo em 91, 99 e 2000. E digo com total convicção: o futebol precisava de mais Carlinhos. Técnicos sem pompa, sem nariz empinado, que conhecem tudo de bola, e que não ganham milhões para desfilarem teorias científicas e cibernéticas. Pessoas que se dedicam a um clube, ao esporte, e que são reconhecidas e admiradas por craques do calibre de um Zico, de um Júnior.

Ao saber da morte desse ser humano exemplar, lembrei-me de uma passagem que mostra sua humildade e sua aversão a aparecer - enquanto a maioria de seus colegas de profissão adora um holofote. Nessa passagem fica também minha saudade de outro monstro, este do radialismo, o amigo Danilo Bahia. Num tempo bom em que cada jornalista podia escolher com quem queria conversar, em que a informação circulava, em que não havia a detestável coletiva.

Acaba o treino do Flamengo, Danilo aproxima-se de Carlinhos, já com gravador e microfone em punho. "Carlinhos, vamos gravar?" O treinador assustou-se: "Mas, Danilo, de novo?" Dadá foi didático: "Carlinhos, você é o técnico do time de maior torcida do país. Tem que falar todos os dias com a gente." Antes de atender ao pedido, como aliás sempre fazia, Carlinhos ainda retrucou: "Mas não aconteceu nada hoje de diferente do que eu te disse ontem..."

Esse era Carlinhos. Simples, avesso a entrevistas, mas sempre solícito a uma resenha, a um bom dedo de prosa, fosse o interlocutor jornalista ou não. Algo inimaginável no tempo de profissionais arredios e escorregadios de hoje. Um pouco do pouco que sei de futebol aprendi conversando com Carlinhos e vendo-o de perto ensinar aos craques do Flamengo.

Agora, Danilo Bahia e Carlinhos devem estar resenhando do lado de lá. E o papo certamente está bem mais interessante do que o que rola (ou não) nos clubes do lado de cá...

965 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu