Queda do Madureira escancara crise do Rio de Janeiro no cenário nacional

21/9/2015 19:06

Queda do Madureira escancara crise do Rio de Janeiro no cenário nacional

Duas goleadas dolorosas na reta final da Série C decretam rebaixamento da equipe que foi a surpresa do Campeonato Carioca. Flamengo e Botafogo são o alento

Queda do Madureira escancara crise do Rio de Janeiro no cenário nacional
Nem mesmo a união do grupo foi capaz de evitar o rebaixamento do Madureira (Foto: Bruno Ribeiro)

Grande surpresa do Campeonato Carioca deste ano - já que quase tirou a vaga do Fluminense nas semifinais -, o Madureira foi impiedosamente goleado por 5 a 0 pelo Guaratinguetá neste último domingo e teve decretada sua queda para a Série D do Brasileiro com uma rodada de antecedência. Poderia ser esse um caso isolado de falta de planejamento ou estrutura, mas a verdade é que o tradicional clube carioca reflete com fidelidade a atual situação do futebol do Rio de Janeiro quando o assunto é o cenário nacional. O Flamengo, em sexto lugar na Série A, e o Botafogo, líder da Série B, são os únicos alentos.

No entanto, como a crise não atinge somente o Madureira (que também foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Maringá, cabe ressaltar), o GloboEsporte.com reuniu o desempenho de todos os times do Rio até o momento em competições nacionais em uma temporada em que apenas duas das sete equipes que disputaram a Copa do Brasil permanecem vivas; em que os três representantes da Série D foram eliminados na primeira fase; o Macaé briga para escapar da degola na Série B do Brasileirão; e dois dos três cariocas que estão na Série A estão neste momento na parte debaixo da tabela de classificação.

Fluminense

Grande destaque dos times do Rio no primeiro turno do Brasileiro, o Fluminense vai de mal a pior na competição. Sem vencer há oito rodadas e sob o comando do seu terceiro técnico no campeonato, o Tricolor, que chegou a disputar uma vaga na Libertadores e até mesmo o título, está com o sinal de alerta ligado e a três pontos da Chapecoense, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O time das Laranjeiras, que busca ao menos um final de ano digno, ainda pode dar alegrias ao torcedor na Copa do Brasil - competição que só tem o Vasco como rival estadual.

Flamengo

Eliminado nas oitavas da Copa do Brasil para o rival Vasco, o Flamengo, após brigar em grande parte do Brasileiro para fugir da parte debaixo da tabela, conseguiu encaixar na competição com a chegada de Oswaldo de Oliveira e conquistou seis vitórias seguidas para entrar no G-4. Mas, após projetar um fim de temporada grandioso, o clube foi derrotado nas duas últimas rodadas da competição e está em sexto. O Rubro-negro, porém, segue como uma das esperanças do Rio de Janeiro com a possibilidade de conquistar uma das vagas na Libertadores do ano que vem.

Botafogo

Mesmo após ser eliminado em casa para o Figueirense na Copa do Brasil, na terceira fase da competição, o Botafogo ainda pode ser tratado talvez como o "alento" do Rio de Janeiro neste momento. O clube, após oscilar nas primeiras posições da Série B do Brasileirão, lidera a competição e tem grandes chances de conseguir o acesso e voltar à Primeira Divisão em uma temporada em que o torcedor, novamente, viu o time distante da principal competição nacional.

Vasco

De volta à Série A do Brasileiro nesta temporada e campeão Carioca, o Vasco chegou a ter 98% de chances de retornar para a Série B, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia. Mas, depois de nove rodadas na lanterna da Série A, o Cruz-Maltino iniciou uma reação e está de esperança renovada. O clube, que também está vivo na Copa do Brasil, porém, continua na zona de rebaixamento com 23 pontos - nove a menos que o Goiás, primeiro time fora do Z-4 - e não terá vida fácil se quiser evitar uma nova queda.

Macaé

Sem disputar a Copa do Brasil por não ter conseguido a vaga através do Carioca, o Macaé surpreendeu no primeiro turno da Série B do Brasileirão ficando três rodadas no G-4 e engatando uma boa sequência de vitórias - chegou a ter, inclusive, o melhor ataque de toda a competição. No entanto, sofreu uma grande queda de rendimento e luta agora para se distanciar da zona de rebaixamento. Nas últimas 18 partidas, por exemplo, foram apenas duas vitórias.

Duque de Caxias

Rebaixado no ano passado da Série C do Brasileiro para a D e fora da Copa do Brasil deste ano, o Duque de Caxias, que já chegou até mesmo a disputar a Série B, foi um mero coadjuvante na Quarta Divisão deste ano e caiu na primeira fase da competição. Com sete pontos em oito jogos, o Tricolor da Baixada sequer conseguiu vaga para disputar novamente o campeonato no ano que vem.

Resende

Com nove pontos em oito partidas, o Resende até chegou a sonhar com a classificação para a próxima fase da Série D do Brasileiro. Mas se despediu da competição na terceira colocação do Grupo 7 e terá que lutar para conseguir uma vaga na competição do ano que vem através do Carioca ou da Copa Rio - competição que envolve os times cariocas de menor investimento. Em sua chave, Ypiranga-RS e Operário-PR avançaram de fase.

Volta Redonda

Assim como o Resende, rival regional, o Volta Redonda também deu adeus à Série D do Brasileirão na primeira fase da competição. Com nove pontos em oito jogos, o Voltaço foi o terceiro colocado no Grupo 8 e ainda não tem vaga garantida na Quarta Divisão do ano que vem. São Caetano e Lajeadense foram os classificados da chave.

Boavista

Mesmo sem disputar nenhuma divisão nacional, o Boavista foi mais um representante do estado do Rio de Janeiro na Copa do Brasil deste ano. O Verdão de Saquarema, porém, foi um dos figurantes da competição e foi eliminado pelo ABC na primeira fase após perder os dois jogos: 1 x 0 no Rio e 2 x 0 em Natal.

Cabofriense

A participação da Cabofriense na Copa do Brasil não foi melhor que a do Boavista. Depois de empatar em casa em 1 a 1, a equipe foi eliminada na primeira fase da competição pelo Luverdense, no Passos das Emas, ao ser derrotada por 1 a 0. O time não está disputando nenhuma divisão esta temporada.

724 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Todos os clubes do Rio, com exceção do CRF e Fluminense, rezam na cartilha deste péssimo presidente da federação. Estão colhendo os frutos desta subserviência. Não têm o que reclamar. Nosso clube foi jogar em Brasília, onde se conseguiu uma renda extraordinária que foi dilapidada por essa Federação Carioca que cobra 10% para autorizar a mudança de local, como se o jogo fosse no Rio! Enquanto tiver "eleitores de cabresto", esse presidente se perpetuará no cargo, portanto, não reclamem!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu