Entrega ou não entrega? Confira oito casos de polêmica no futebol brasileiro

4/11/2015 21:20

Entrega ou não entrega? Confira oito casos de polêmica no futebol brasileiro

Você gostaria que seu clube perdesse um jogo para prejudicar o rival? Vinícius, do Flu, já disse que não acharia ruim ver a queda do Vasco. Relembre outros momentos

Entrega ou não entrega? Confira oito casos de polêmica no futebol brasileiro
Responda rápido, você torce mais para o seu time vencer ou para ver o seu rival sofrer? Vale desejar a derrota de sua equipe se isso ocasionar o pior para o rival? As opiniões sobre o tema são variadas e depende das circunstâncias. Mas é raro ver um jogador ou técnico admitir algo parecido, como fez o meia Vinícius, do Fluminense. Com Chapecoense, Avaí e Figueirense pela frente na reta final do Brasileirão, o Tricolor poderá decidir a vida do Vasco na Série A.

Os catarinenses são concorrentes diretos do Cruz-Maltino na luta contra a degola. E Vinícius não escondeu que ficaria feliz se eventuais derrotas do Flu ocasionassem a queda vascaína. Kayke, do Flamengo, já foi mais precavido. O Rubro-Negro enfrentará o Goiás, mas o atacante diz não estar preocupado na possível ajuda ou não para o rival.

Para o torcedor, é mais fácil reagir a situações semelhantes. Há vários exemplos recentes. O GloboEsporte.com relembra alguns deles, como no ano passado, quando o São Paulo perdeu sua invencibilidade no Campeonato Paulista para o Ituano, mas a torcida são-paulina celebrou a derrota. O motivo? Caso não se lembre, veja esse caso e vários outros mais abaixo.

CAMPEONATO PAULISTA 2014

Imagine a cena: o São Paulo perde para o Ituano por 1 a 0 no Morumbi, e após a partida a torcida tricolor festeja, pula e solta gritos de “E-li-mi-na-dooo!”. Algo está estranho, não? Faltou uma informação. A derrota são-paulina, pela 14ª rodada, significou a eliminação precoce do Corinthians no Paulistão de 2014. O Tricolor estava invicto na competição. Mesmo assim, os torcedores celebraram o revés.

CAMPEONATO CARIOCA DE 2012

O Vasco tinha 100% de aproveitamento e o primeiro lugar do Grupo B da Taça Guanabara garantido. O seu resultado na última rodada, contra o Boavista, poderia significar a eliminação de um rival de peso, o Fluminense. No entanto, o time misto cruz-maltino venceu por 1 a 0, tirou da disputa o adversário, até então o segundo colocado, e classificou o Tricolor, que fez a sua parte ao bater o Bangu. Curiosamente, o Vasco foi derrotado pelo próprio Fluminense na final do turno.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2010

Olha o Fluminense outra vez... na reta final do título de 2010, o Tricolor encarou dois rivais do Corinthians, que brigava ponto a ponto com o time carioca pela taça. Na 36ª rodada, venceu o São Paulo por 4 a 1 e assumiu a ponta da tabela. O Corinthians ficou no empate com o Vitória, e os são-paulinos comemoraram a derrota. Mas a rodada seguinte foi mais emblemática. O Tricolor pegou o Palmeiras, que já vivia clima de fim de ano.

Na Arena Barueri, Dinei abriu o placar para os paulistas, para revolta dos palmeirenses. O pobre goleiro Deola pagou pela eficiência. Foi hostilizado pelas várias defesas que fez. Mas quando Carlinhos empatou para o Fluminense, o estádio inteiro – tanto tricolores quanto palmeirenses – comemorou. E tudo ficou melhor quando Tartá virou o jogo. Nos anos seguintes, a CBF colocou os clássicos estaduais nas últimas rodadas para evitar situações parecidas.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2009

O título do Flamengo em 2009 envolveu duas rivalidades. Quando encarou o Corinthians, na 37ª rodada, o Rubro-Negro estava um ponto atrás do São Paulo, que liderava o campeonato. O Timão era o 10º, e só esperava a temporada acabar. Em Campinas, no Brinco de Ouro, corintianos e rubro-negros celebraram os dois gols do time carioca e o anúncio dos gols do Goiás, que venceu o São Paulo por 4 a 1.

O Flamengo ultrapassou o Tricolor e foi para a última rodada dependendo apenas de uma derrota contra o Grêmio. Àquela altura, o Internacional passou a ser o principal concorrente ao título. Com apoio da torcida, que não queria ver o rival campeão, os gremistas escalaram os reservas no Maracanã. Mas Roberson abriu o placar para os gaúchos e parecia mudar um pouco o roteiro do que estava combinado. Enquanto isso, o Inter goleava o Santo André. David Braz e Ronaldo Angelim viraram para o Flamengo e garantiram a festa de rubro-negros e tricolores.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2007

Uma rivalidade interestadual movimentou a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2007. Goiás e Corinthians brigavam para escapar do rebaixamento. Os esmeraldinos tinham o Inter pela frente, e o Timão encarou o Grêmio. O Colorado saiu na frente, mas os goianos viraram, e o gol de empate chamou atenção. Paulo Baier cobrou duas vezes um pênalti sofrido por Vítor, mas o juiz Djalma Beltrami alegou invasão de jogadores do Inter e mandou repetir as cobranças. Na terceira, Élson foi para a bola e fez. No Olímpico, o Corinthians empatou com o Grêmio por 1 a 1 e caiu para a Série B. Movidos pela revolta após a Brasileiro de 2005, os torcedores colorados não esconderam a alegria com a queda dos paulistas.

CAMPEONATO PAULISTA DE 2004

Pergunte a qualquer são-paulino qual a opinião dele sobre Grafite. Eles se lembrarão do título da Libertadores e do Mundial de 2005, da polêmica com De Sabato, mas reservarão um espaço para uma corneta. Em 2004, o atacante foi o responsável pelo não rebaixamento do Corinthians no Campeonato Paulista. Ele fez os dois gols da vitória do Tricolor sobre o Juventus por 2 a 1 no Anacleto Campanella e viveu uma situação incomum: foi hostilizado pelos tricolores e cumprimentado por corintianos. Caso o São Paulo perdesse, o Moleque Travesso permaneceria na primeira divisão, e o Timão cairia.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1996

Você já viu torcedor do Fluminense no meio da torcida do Flamengo? Torcendo pelo Flamengo? Se não, veja o vídeo acima. Os mais novos não se lembrarão, mas isso aconteceu em 1996. O Tricolor brigava com Bahia e Criciúma para escapara da degola. Os baianos enfrentariam o Flamengo em São Januário na última rodada, e alguns tricolores cariocas foram ao estádio apoiar o Rubro-Negro. Mas não deu certo. O Flu até venceu o Vitória por 3 a 1, mas o Bahia bateu o Fla por 1 a 0, o Tigre catarinense venceu o Atlético-PR. Foi uma revolta geral nas Laranjeiras. Jogadores e o técnico Renato Gaúcho levantaram suspeitas sobre os resultados. Mas, no final, todos ficaram felizes. O Fluminense ficou na penúltima posição, mas não foi rebaixado devido ao caso Ivens Mendes.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1992

A nova geração também não deve se lembrar de que o Vasco já ajudou o Flamengo a ser campeão brasileiro. Foi em 1992. Na última rodada da segunda fase do Brasileirão daquele ano, o Rubro-Negro precisava vencer o Santos e torcer por um triunfo do Cruz-Maltino sobre o São Paulo para ir à final. Foi exatamente o que aconteceu. O Fla bateu o Peixe por 3 a 1, e os vascaínos fizeram 3 a 0 em cima do Tricolor, mas com os gritos de “entrega, entrega, entrega!” ecoando das arquibancadas de São Januário.

711 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu