Flamengo, 120 anos: o Mengão faz história também em letra e música

14/11/2015 07:41

Flamengo, 120 anos: o Mengão faz história também em letra e música

A hegemonia nos gramados, nos esportes olímpicos e na torcida foram imortalizados renderam canções dos mais variados estilos

Flamengo, 120 anos: o Mengão faz história também em letra e música


A paixão pelo Flamengo vai muito além dos gritos das arquibancadas. O clube, que celebra 120 anos de sua fundação neste domingo, já rendeu canções dos mais variados estilos na música brasileira.

Do samba-enredo ao rap, entre o soul e o frevo, o LANCE! passeia pelas muitas décadas de homenagens musicais ao Flamengo.

1 - UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO (1995)



Tema da escola de samba Estácio de Sá em 1995, a história do Flamengo desfilou pela Marquês de Sapucaí no ano em que o clube comemorou seus 100 anos. Com enredo intitulado "Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo", o samba de David Correa, Adílson Torres, Déo e Caruso ecoa há 20 anos na voz da Nação, que recorda desde os uniformes da cobra coral e do papagaio vintém até o "Mundial que o Zico foi buscar". À época no Grupo Especial, a escola ficou com o modesto sétimo lugar.

2 - PAÍS TROPICAL (1969)



Jorge Ben Jor precisou de uma estrofe para escancar sua paixão pelo Flamengo em 1969. Em meio a versos que exaltavam o fato de o Brasil ser abençoado por Deus, bonito por natureza e ter carnaval em fevereiro, "País Tropical" trazia o cantor dizendo cheio de orgulho: "Sou Flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza".

3 - AQUELE ABRAÇO (1969)



Canção na qual Gilberto Gil trazia uma mensagem velada sobre seu exílio, no qual deixou o Rio de Janeiro e partiu para o exterior durante o regime militar, "Aquele Abraço" mencionou a torcida do Flamengo. Segundo algumas interpretações, Gil (que é tricolor) teria direcionado a expressão "aquele abraço" aos rubro-negros para tripudiar sobre o título carioca do Fluminense de 1969. Porém, a decisão aconteceu depois da gravação do cantor.

4 - VERMELHO E PRETO (2000)



O rap também rendeu reverências ao Rubro-Negro . Com "Vermelho e Preto", Claudinho & Buchecha contaram como ficaram "só love" com a paixão pelo Flamengo. A força da torcida e o peso da camisa rubro-negra também são exaltados.

5 - SAMBA RUBRO-NEGRO (1955)



Um dos mais representativos sambistas da boemia da Lapa, Wilson Batista nunca escondeu sua paixão pelo Flamengo. Flamenguista que transpunha para o samba a alegria, a tristeza e o lado provocador dos torcedores, o compositor fez, ao lado de Jorge de Castro, o "Samba Rubro-Negro". A canção faz homenagem a um trio irresistível da equipe na época.

6 - SAMBA RUBRO-NEGRO (1979)



Cerca de duas décadas depois, o "Samba Rubro-Negro" ganhou uma nova versão na voz de João Nogueira, outro dos muitos ícones que vieram no samba nesta década. Porém, em vez de apostar no trio Rubens, Dequinha e Pavão, o cantor aproveitou a conquista do "tri em dois anos" para celebrar outros três craques da maior qualidade.

7 - OLÉ DO FLAMENGO (1964)



A paixão pelo Flamengo se estendeu também a um dos mestres do forró. Nos versos de "Olé do Flamengo", feitos em parceria com Braz Marques, Jackson do Pandeiro se revelava um torcedor capaz de acompanhar o time partida a partida. Seja contra Bonsucesso, Olaria, Vasco, Bangu ou "até o Santos de Pelé".

8 - MENGO (1982)



Bem antes de atear fogo e paixão nas fãs e se tornar o "rei das calcinhas", Wando passeou por uma das muitas vertentes criadas pelo samba para homenagear o Flamengo. Com "Mengo", o cantor se arriscou a criar um verbo do clube: "Eu Mengo, tu Mengas, ele Menga e quem não Mengou?".

9 - FLAMENGO MARAVILHOSO (1982)



Compositor de sucessos como "Nossa Canção", "Ciúme de Você" e "Porta Aberta", Luiz Ayrão também prestou uma homenagem ao seu clube de coração. Em sua gravação de "Flamengo Maravilhoso", Ayrão celebrou a Nação e até cantarolou uma licença poética de "Cidade Maravilhosa" em reverência ao clube.

10 - BOA NOITE (1992)



O Flamengo faz parte dos versos de uma música do Djavan. Durante a canção romântica "Boa Noite", o autor solta um irreverente "djavanear": "Ainda bem que eu sou Flamengo". E o autor de "Meu Bem Querer" e "Oceano" ainda completa: "Mesmo quando ele não vai bem, algo me diz em rubro-negro que o sofrimento leva além".

11 - VITORIOSO FLAMENGO (1981)



Graças a outro rubro-negro de coração, o clube da Gávea seria apresentado ao ritmo de frevo. Com "Vitorioso Flamengo", Moraes Moreira mostrou-se confiante com a geração de Zico, Andrade, Adílio & Cia., mas deixando algumas pinceladas de nostalgia. Além do tricampeonato carioca, o cantor recordava uma curiosidade de outro histórico flamenguista: Ary Barroso que, em suas narrações esportivas, anunciava o gol da equipe tocando uma gaita.

2584 visitas - Fonte: LANCE!Net


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu