Americano do Fla mostra fluência no português, mas apanha de dialetos

18/11/2015 16:43

Americano do Fla mostra fluência no português, mas apanha de dialetos

Adaptado ao calor carioca e ao basquete brasileiro após dois anos, Meyinsse ainda vê barreira em regionalismos e sofre com gíras de Sorocaba, local do próximo jogo

Americano do Fla mostra fluência no português, mas apanha de dialetos
Jerome Meyinsse, pivô do Flamengo, tenta interpretar expressões do dialeto sorocabano (Foto: Reprodução)

Levar no bom humor e entender como algumas coisas funcionam no Brasil não foi um problema para o pivô Jerome Meyinsse, do Flamengo, que joga pelo Rubro-Negro desde 2013. A adaptação ao basquete brasileiro também não foi uma complicação. A principal barreira para o jogador, levado na esportiva, são os regionalismos da língua portuguesa.

– No primeiro que eu cheguei, joguei em Goiânia e não entendi muito bem os que eles falavam. A mesma coisa quando visitei o Nordeste e o Norte. Disseram também que no Sul se fala diferente, de outro jeito – conta o jogador.

Acostumado a escapar da marcação nos jogos, o pivô não fugiu de expressões normais nas regiões de Sorocaba e Itapetininga, terra natal de José Neto, técnico da equipe, e tentou compreender algumas gírias locais(veja na lista abaixo).

Meyinsse e o elenco do Flamengo estão na cidade paulista, que fica a 90 quilômetro de São Paulo, onde enfrentam a Liga Sorocaba pela quinta rodada rodada no Novo Basquete Brasil (NBB), nesta quarta-feira, às 20h, no ginásio Gualberto Moreira. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real com vídeos exclusivos dos principais lances.

Adaptado ao Rio de Janeiro, o sotaque carioca e as gírias da Cidade Maravilhosa, o pivô revela que a cultura brasileira é única, mas que é difícil entender o português de algumas regiões do Brasil. O sotaque e as expressões locais são a maior dificuldade para o americano, natural do estado de Louisiana.

– Eu ouvi vários sotaques dentro do meu time mesmo. Meu professor é do Nordeste, ele fala diferente, demorei para aprender, entender ele. Agora está tranquilo, tem outros jogadores de São Paulo, consigo entender eles facilmente. Eu entendo a maioria dos brasileiros.

Dentro da quadra, o jogador é um dos destaques do time, garantindo o tricampeonato do NBB, o título da Liga das Américas e da Copa Intercontinental, o mundial de basquete. Figura fácil no Jogo das Estrelas do NBB, o pivô foi o MVP das finais do nacional da temporada 2013/2014.

Fora das quatro linhas, Meyinsse é descontraído, brincalhão e conhecido como “Rei do Açaí”, pelo gosto que tomou com a fruta do norte brasileiro. A proporção da brincadeira com a sobremesa foi tamanha, que flamenguistas criaram a “FLAçaí”, uma torcida organizada em homenagem ao atleta, que faz vídeos usando a fruta e divulga em suas redes sociais.

– Eu, quando cheguei aqui, tinha essa vontade de tentar ser brasileiro. Tentar aprender o idioma, a cultura. É melhor se acostumar de tudo. Estou aqui sozinho, não tenho família. Então se eu aprendesse o idioma e a cultura eu ficaria mais confortável. Então cresceu essa história de Rei do Açaí, não imaginava, mas para mim fica ótimo. Todo mundo na rua fica falando comigo e eu gosto. Açaí é meu espinafre

Meyinsse também comentou o momento do Flamengo, que passou por reformulação no elenco. O pivô perdeu alguns companheiros, mas também ganhou novos colegas.

– É parte do basquete, Não vai ter o mesmo time todo ano. Pessoas saem, outros entram. Os que entraram são bons, mas possuem características diferentes. Aí é parte de aprender, eles têm que aprender nosso sistema e quem estava aqui tem que aprender a jogar com eles. Não é só o neto que tem que falar das expectativas. Os jogadores que já estavam aqui devem ajudar os novos.

VOCABULÁRIO DE SOROCABA E REGIÃO

Tché:
interjeição de "não vai dar" ou "até parece"
Castele: "preste atenção"; "repare"; "olha só"
Chovendinho: "chovendo pouco"; faz parte de uma lista de outros diminutivos no gerúndio usados na cidade
Pode erguer: "não vai dar"
Dar um pulinho: "passar rapidamente por um lugar"
Forfé: "confusão"
Breganhar: "barganhar"; "trocar objetos"

825 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu