Em livro, Savio recorda quase adeus precoce ao Fla: Meses de sofrimento

2/12/2015 18:50

Em livro, Savio recorda quase adeus precoce ao Fla: Meses de sofrimento

Ex-atacante lança publicação nesta quarta-feira, no Rio, com bastidores do futebol e explica como gestão de carreira o impulsionou a desenvolver paixão pelos negócios

Em livro, Savio recorda quase adeus precoce ao Fla: Meses de sofrimento
Savio lança livro no Rio de Janeiro nesta quarta, depois em Florianópolis e em Vitória (Foto: Renan Koerich)

O ex-jogador Savio Bortolini Pimentel lança na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o livro "Savio, dribles certeiros de uma carreira de sucesso", escrito pelo jornalista Renan Koerich. Na publicação, o ídolo do Flamengo resgata história desde o início da carreira, no Espírito Santo, mas foge do termo biografia. Apesar de contar a vida, passagens como as conquistas de três Ligas dos Campeões, pelo Real Madrid, o agora empresário tenta passar uma mensagem por algo que ama tanto quanto a bola: os negócios.

Entre trechos mais conhecidos, há também aqueles que muitos não lembram ou nem sabem. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Savio recorda aquele que talvez tenha sido seu momento mais difícil na carreira, quando ainda era juvenil do Flamengo. Um problema no coração foi constatado e por dois meses, o ex-jogador viveu a aflição de saber se poderia ou não dar sequência à expectativa depositada por ele. A partir de uma assinatura de Serafim Borges, então médico do clube, o aval: liberado para ser o Anjo Loiro.

- Ali foi difícil, eu tinha um sonho, eu estava amadurecendo cada vez mais no Flamengo, tinha expectativa em cima de mim e receber a notícia negativa seria muito ruim - lembra.

O evento de lançamento do livro está marcado para as 19h, na sede do Flamengo, avenida Borges de Medeiros, 997, Lagoa. Haverá outros dois locais de divulgação. Em Florianópolis, no dia 7, e em Vitória, dia 15.

Você esperava nessa fase da vida lançar um livro?

Eu confesso que a gente não espera. É uma responsabilidade você contar a história, momentos na carreira, mas eu sou do tipo que homenagens, sejam estátuas, livros, você tem que fazer. E legal é fazer enquanto a pessoa está viva, receber esse reconhecimento. Apareceu e eu fui amadurecendo como seria positivo na minha vida. É legal passar minha carreira, os procedimentos, as dificuldades. Foram mais dificuldades do que coisas boas, especialmente no início da carreira e isso acontece até hoje com jovens, sair de casa, uma cidade grande, o profissionalismo desde cedo.

Então há um foco grande nos ensinamentos.

É bom os atletas saberem disso, os pais, os familiares, além do planejamento de carreira que fiz desde cedo com meu único empresário. Ele traçou um plano para mim, que tinha o lado psicológico, a imagem e o planejamento financeiro. Falamos hoje de um percentual de atletas no mundo que o pós-carreira é complicado. O livro traz isso, a carreira, felicidade, tristeza, decepções, mas com o foco de um pós-carreira e poder mostrar isso, o lado empresarial.

Você coloca o futebol junto dos negócios no livro?

Desde o início eu falei que era importante ter esse lado. Não é uma biografia, claro que tem todas as minhas histórias, jogar no Flamengo, no Real Madrid. Tudo isso trouxe de uma forma clara e transparente, colocar o foco de como se deve planejar uma carreira. Estou ligado agora no lado empresarial, tenho a Sávio Soccer, de agenciamento, e tento trazer tudo que aprendi na carreira e colocar minhas ideias, as inovações, atualizações.

Qual a passagem especial que está presente?

Há vários momentos bacanas, mas um é especial. Eu tinha 12 anos, jogava no Espírito Santo, com a Desportiva. No fim do jogo eu fiz o gol da vitória e meu pai invadiu o campo, eu não acreditava. De braços abertos ele correu comigo, os jogadores o abraçaram. Não é fácil ver isso em um jogo de base e, ao mesmo tempo, era meu pai. Foi meu primeiro treinador, meu melhor amigo, que mais me ajudou na carreira e ter isso na memória fica guardada no coração. Essa cena está bem viva. Foi o início de uma relação muito forte na carreira.

E o momento mais complicado de relembrar?

Foi na base. Claro que há as perdas de títulos, especialmente de um jovem jogador. Mas o momento mais difícil foi no juvenil do Flamengo quando eu tive um sério problema no coração. A aflição era receber a notícia após os exames de que não poderia mais jogar futebol. Foram uns dois meses de sofrimento, uma bateria de exames e depois veio a constatação que eu poderia seguir jogando e estava apto. Ali foi difícil, eu tinha um sonho, eu estava amadurecendo cada vez mais no Flamengo, tinha expectativa em cima de mim e receber a notícia negativa seria muito ruim.

Há passagens especiais para o torcedor do Flamengo?

O Flamengo é sempre especial. E uma parte grande do livro falamos no clube. Passei quase 11 anos lá e falamos desde a categoria de base, subir para o profissional, ser ídolo e é gratificante. Há momentos marcantes no Flamengo, especiais, de gols, de conquistas.

Você teve um plano de carreira no futebol. E nos próximos anos?

Estão acontecendo muitas coisas, estou com uma agenda cheia e ao mesmo tempo eu trago com prazer. Estou focado no lado empresarial, tenho a mesma paixão que tinha pelo futebol. Os próximos anos vão ser de muito trabalho, projetos, tanto na minha empresa de área imobiliária, na questão financeira e na Sávio Soccer, que é um desafio muito grande. Estamos conseguindo aos poucos trazer o projeto aos atletas e o meu intuito quando abri a empresa era levar de uma forma mais evoluída o que vivi.

Então o livro é obrigatório para os seus atletas?

Obrigatório, tem que ler. Cada um vai ter um livro autografado de presente. Temos um planejamento financeiro legal com uma empresa que cuida disso para mim há anos. Fizemos para os atletas com livros, aulas, cursos, exercícios. E eu espero que os atletas possam ler com calma.

E é possível expandir esse pensamento para os atletas jovens?

O mundo muda e se as pessoas não se atualizarem, não se desenvolve. E eu não falo mais jogador, falo atleta, ele tem que cuidar da parte psicológica, de treinamento, de sono e alimentação. Se não tiver esses quatro pontos trabalhados, fica mais complicado. Mas temos que saber que há dificuldade, falta de informação e tem que levar isso aos clubes. Há defasagem na base, poderia ser levado o conhecimento aos atletas, mas isso também tem que partir dos jovens, essa necessidade de aprender. Você precisa gerir a carreira de uma forma estruturada.

Como empresário, qual o maior desafio para se implantar isso?

O futebol é um desafio muito grande. Eu voltei ao futebol para fazer diferente do que tem. Temos problemas grandes e precisamos mudar. O Brasil precisa melhorar, não podemos cruzar os braços e dizer que não tem jeito. O que eu tento passar antes de tudo para atletas e equipes é relacionamento, transparência, um trabalho próximo com a família. Estamos lidando com jovens e buscamos passar uma relação de muita confiança. Se não tiver isso, fica difícil.

Confira a programação completa o lançamento do livro de Savio

Rio de Janeiro/RJ – 2 de dezembro (quarta-feira)
Local: Sede do Clube de Regatas do Flamengo (Avenida Borges de Medeiros, 997 – Lagoa) Horário: 19 horas

Florianópolis/SC – 7 de dezembro (segunda-feira)
Local: La Cave Bar (Rua Altamiro Guimarães, 260 – Centro)
Horário: 19 horas

Vitória/ES – 15 de dezembro (terça-feira)
Local: Livraria Saraiva (Shopping Vitória – Enseada do Sua)
Horário: 19 horas

909 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu