LANCE! questiona fato de revista por Maraca como sexto melhor estádio do mundo

3/12/2015 09:04

LANCE! questiona fato de revista por Maraca como sexto melhor estádio do mundo

Levantamento de publicação inglesa estabeleceu 100 melhores palcos mundiais L! debate o impacto que o Maraca traz aos olhos de torcedores de todos os cantos

LANCE! questiona fato de revista por Maraca como sexto melhor estádio do mundo
Revista opina sobre os 100 melhores estádios do mundoFotos: Divulgação

A mística do Maracanã continua tão intensa a ponto de encher os olhos do futebol mundial? Um levantamento da revista inglesa "FourFourTwo" sobre os 100 melhores estádios não deixou o palco das finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014 de fora. Porém, trouxe uma boa dose de polêmica, tanto pela colocação na qual ficou o Maraca quanto pelos demais locais que foram mencionados.

O Maracanã ostentou o sexto lugar da lista, na qual editores e repórteres avaliaram os seguintes quesitos: história, atmosfera, capacidade, arquitetura e ambiente, além do chamado “fator uou” (o desejo dos torcedores em conhecer o palco). Curiosamente, o topo coube a um estádio na Argentina, tradicional rival da Seleção Brasileira nos gramados e terra de La Bombonera, célebre estádio do Boca Juniors.

À frente do Maracanã, ainda ficaram os estádios do Camp Nou, em Barcelona, de Wembley, em Londres, Azteca, na Cidade do México, e o San Siro, em Roma. O Brasil só voltou a ser mencionado na modesta 98ª colocação, com o Mineirão.

Como pontapé inicial, o LANCE! traz o Top-10 da "FourFourTwo", aponta algumas curiosidades de cada estádio e levanta a bola: o Maraca não merecia um destaque ainda maior da imprensa mundial?

1. La Bombonera (Buenos Aires)

Fundado em 25 de maio de 1940, o estádio transforma-se em um verdadeiro caldeirão em jogos decisivos do Boca Juniors. Com formato de caixa de bombons e capacidade de 49 mil pessoas, o estádio foi um dos trunfos da equipe xeneize em conquistas da Copa Libertadores.

2. Camp Nou (Barcelona)

Inaugurado em 24 de setembro de 1957, o Camp Nou assiste às muitas grandes fases pelas quais passa o Barcelona. Atualmente com capacidade de 99.786 (e lotado em praticamente todas as partidas), o estádio já foi palco de partidas da Copa do Mundo de 1982, da Eurocopa de 1964 e de duas decisões de Liga dos Campeões.

3. Wembley (Londres)

A história de Wembley traz duas partes. Fundado em 1923, o antigo estádio foi palco de finais da Copa da Inglaterra e sediou a decisão do Mundial de 1966, único no qual os ingleses sagraram-se campeões. Em 2003, foi demolido e deu lugar a um reduto de competições de futebol, rúgbi e atletismo fundado em 2007. Com capacidade para 99 mil pessoas, o atual já sediou as finais da Liga dos Campeões em 2011 e 2013.

4. Azteca (Cidade do México)

Fundado em 29 de maio de 1966, o Azteca é o maior estádio do México, tendo capacidade para 105.064 torcedores sentados. Além de ter sediado algumas partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 1968, o local viu a decisão da Copa das Confederações de 1999 e duas finais de Copas do Mundo: em 1970 e 1986.

5. San Siro (Milão)

Inaugurado em 19 de setembro de 1926, o San Siro (ou Giuseppe Meazza) é o território de duas potências do futebol italiano: a Inter de Milão e o Milan. Com capacidade para 80.074, o local já sediou finais da Liga dos Campeões de 1965 (vencida pela Inter), 1970 e 2001, e foi palco dos Mundiais de 1934 e 1990.

6. MARACANÃ (Rio de Janeiro)



Com inauguração ocorrida em 16 de junho de 1950, visando ser o principal palco da Copa do Mundo daquele ano, o Maracanã é reduto de alegrias e dissabores de várias torcidas. Seu pontapé inicial foi a saga de uma Seleção Brasileira que chegou à final como favorita, mas entrou para a história amargando o "Maracanazzo" da derrota por 2 a 1 para o Uruguai, diante do silêncio de 200 mil pessoas.

Viriam jogos históricos de níveis nacionais e internacionais envolvendo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a história do Santos campeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 1962 e 1963, as caminhadas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo e o título da Copa América de 1989, entre tantas que torcedores de todos os Brasís recordam...

Até, em 2013, o mundo voltar-se novamente para o Brasil, com um Maraca mais moderno, abrigando 78 mil pessoas e vendo a Seleção Brasileira campeã da Copa das Confederações. Porém, um vexame fez o Maracanã ganhar as cores da Alemanha, em uma emocionante vitória por 1 a 0 sobre a Argentina.


7. Westfalenstadion (Dortmund)

Inaugurado em 2 de abril de 1974, o Westfalenstadion foi erguido às pressas para ser um dos redutos da Copa do Mundo da então Alemanha Ocidental. Aos poucos, a "Casa de Ópera do Futebol Alemão" foi se modernizando e, além de mostrar a ascensão do Borussia Dortmund e sediar jogos da Liga Europa e da Liga dos Campeões, voltou a ser palco de um Mundial, no ano de 2006, tendo capacidade de 81.359 espectadores (sendo 65.718 sentados).

8. Santiago Bernabeu (Madri)

Estádio de propriedade do Real Madrid, o Santiago Bernabeu abriu suas portas em 14 de dezembro de 1967. Além de ajuar a fortalecer o clube merengue em nível espanhol e torná-lo temido até por adversários do mundo afora, o local já foi palco de cinco decisões de Liga dos Campeões, da semifinal e da decisão da Eurocopa de 1964 (vencida pela seleção da Espanha) e da finalíssima da Copa do Mundo de 1982. Atualmente, cabem 81.044 espectadores.

9. Old Trafford (Manchester)

Centenário estádio da Inglaterra, o Old Trafford abriga uma série de histórias. Inaugurado em 19 de fevereiro de 1910, o local foi cenário dos feitos do Manchester United, de partidas da seleção da Inglaterra, jogos da Copa do Mundo de 1966, da Eurocopa de 1996, Olimpíada de 2012 e até mesmo de partidas de rúgbi. Atualmente, raz capacidade para 76.790 pessoas.

10. Allianz Arena (Munique)

"Caçulinha" entre o TOP-10 dos estádios escolhidos, a Allianz Arena é um dos marcos da modernidade do futebol. Inaugurado em 30 de maio de 2005, o palco que abriga os feitos do Bayern de Munique traz sete pavimentos, três níveis de arquibancadas, centros comerciais, além de um museu e uma loja do clube bávaro. Atualmente com 75.024 pessoas de capacidade (69.344 sentados), o estádio abrigou a estreia da Alemanha na Copa de 2006 e outros cinco jogos (entre eles, a semifinal entre Portugal e França).

98. MINEIRÃO (Belo Horizonte)

O Brasil foi massacrado na Copa de 2014 pela Alemanha em pleno Mineirão (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press)

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão abrigou momentos emocionantes para torcedores do Atlético-MG e do Cruzeiro. Além das duas equipes protagonizarem grandes embates, Galo e Raposa viram seu futebol ganhar dimensões nacionais e continentais graças ao estádio. Porém, um vexame marcaria o estádio para sempre: em 8 de julho de 2014, o Mineirão seria palco do massacre por 7 a 1 sofrido pela Seleção Brasileira para a Alemanha, nas semifinais do Mundial.

1276 visitas - Fonte: Lancenet!


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu