Delação de comparsas e documentos da CPI: como Del Nero caiu em um mês

4/12/2015 10:43

Delação de comparsas e documentos da CPI: como Del Nero caiu em um mês

Delação de comparsas e documentos da CPI: como Del Nero caiu em um mês
Apesar de várias investigações, a situação de Marco Polo Del Nero na presidência da CBF ainda não estava selada há um mês. Foi em novembro que as delações de ex-companheiros de esquemas de corrupção ao FBI e uma denúncia do Romário à Fifa levaram à queda do dirigente da federação internacional e da confederação.

Durante esse mês, Del Nero deixou de ser um conspirador não nomeado para ser acusado pelo Departamento de Estado dos EUA de crimes de conspiração, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica. O relatório do FBI aponta que levou propinas por contratos da Libertadores, Copa América e Copa do Brasil. Veja abaixo a cronologia dos fatos que derrubaram o presidente da CBF.

11 de novembro – O senador Romário manda documentos que a CPI do Futebol levantou para o Comitê de Ética da Fifa. Há ali indícios contra Marco Polo Del Nero. O comitê diz que vai investigar.

12 de novembro – Luis Bedoya (então presidente da Federação Colombiana e do Comitê da Fifa) – Admite culpa por crimes à Justiça dos EUA. Ele recebia subornos por contratos da Copa América em esquema do qual Del Nero fazia parte.

16 de novembro – Alejandro Buzarco (ex-presidente da Torneos y Competencias) – Admite culpa por crimes à Justiça dos EUA. O executivo pagava subornos por contratos diversos entre eles o da Libertadores. No relatório do FBI, está escrito que deu propina a Del Nero.

23 de novembro – Sergio Jadue (ex-presidente da Federação Chilena) – Admite culpa por crimes à Justiça dos EUA. Ele recebia dinheiro relacionado aos contratos da Copa América e da Libertadores, em esquema do qual Del Nero fazia parte.

23 de novembro – José Margulies (ex-executivo da Valente Corporations) – Admite culpa por crimes à Justiça dos EUA. Atuava como intermediário para propinas de brasileiros.

23 de novembro – O Comitê de Ética da Fifa dá início ao inquérito para investigar o presidente da CBF. Usa documentos enviados pela CPI.

25 de novembro – O Departamento de Justiça dos EUA indicia Del Nero e Ricardo Teixeira por crimes de conspiração, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. São acusados de receber propinas por contratos de competições, e no caso de Teixeira por acordos da seleção. O caso se torna sigiloso até o início da operação.

26 de novembro – Del Nero renuncia ao Comitê Executivo da Fifa, colocando Fernando Sarney em seu lugar.

4 de dezembro – O Comitê de Ética da Fifa torna público a investigação contra Del Nero. O Departamento de Justiça dos EUA prende dirigentes e divulga o indiciamento do presidente da CBF. Ele pede licença da presidência da confederação, Marcus Vicente entra em seu lugar.

608 visitas - Fonte: Blog Rodrigo Mattos


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu