Rodinei ou Pará? Veja que lateral do Flamengo leva vantagem nos números

14/12/2015 07:47

Rodinei ou Pará? Veja que lateral do Flamengo leva vantagem nos números

Contratado junto à Ponte Preta, Rodinei é mais preciso na marcação e raramente é desfalque. Titular em 2015, Pará dá mais passes para finalizações de companheiros

Rodinei ou Pará? Veja que lateral do Flamengo leva vantagem nos números
Pará precisa de 38min a menos que Rodinei para dar passes para finalizações de companheiros (Foto: André Durão)




A contratação de Rodinei pelo Flamengo esquenta a disputa pela camisa 2 rubro-negra. Se em 2015 Pará não encontrou em Ayrton um rival tão forte, deve ter bastante trabalho para manter a posição na temporada que vem. Além de, supostamente, não ser um dos jogadores mais admirados por Muricy Ramalho, com quem já trabalhou no Santos, Pará ganha um companheiro que não costuma dar brecha aos concorrentes. Os números do Espião Estatístico* do GloboEsporte.com mostram que o reforço, ex-Ponte Preta, raramente desfalca o time e que, apesar de ter dado quatro assistências no último Brasileirão, tem também no poder de marcação um de seus pontos fortes.

Rodinei foi o sexto jogador de linha que mais tempo ficou em campo durante o campeonato (15º no ranking geral, incluindo goleiros). Foram quase 56 horas jogando (veja na tabela abaixo). Sem ter sofrido nenhuma lesão e com apenas duas suspensões (uma por cartão vermelho e outra por acúmulo de amarelos), jogou 35 partidas completas, sendo que foi liberado da última rodada. A diferença em relação a Pará é considerável. O lateral titular do Flamengo no ano passou pouco mais de 42h35min em campo, consequência direta do fato de só ter feito 22 jogos inteiros. Foi substituído em seis dos 28 em que começou jogando e entrou em só um dos outros seis em que foi relacionado para a reserva.




Nenhum dos dois foi expulso. Ambos também empatam em amarelos, cada um levou quatro. Pelo maior tempo em campo - Pará jogou aproximadamente 75% do total de minutos acumulados por Rodinei -, o empate em advertências pesa a favor do ex-ponte-pretano.

Rodinei tem ainda outros números que atestam sua qualidade na marcação. Considerando desarmes, roubadas de bola e faltas cometidas, ele soma 208 ações de combate direto ao adversário. Pará tem 140. E o principal: em 78,64% dessas ações, Rodinei desarmou ou roubou a bola, em vez de cometer infrações (21,36%). Já Pará desarma ou rouba em 67,15% e comete faltas em 32,85% de seu total.





No ataque, considerando tanto armação, quanto conclusão, cada um leva a melhor, dependendo da análise. Rodinei fez 16 finalizações, o dobro de seu novo concorrente. Esse dado, mesmo quando comparado com o tempo em campo de cada um, ainda favorece Rodinei, que finaliza aproximadamente uma vez a cada 210 minutos contra a cada 320 minutos de Pará.

Mas o titular do Flamengo em 2015 tem pontaria melhor. Pará acertou 37,5% (três dos oito) de seus arremates na direção da meta e fechou o Brasileiro com pelo menos um gol. Rodinei, que acerta só 25% (quatro de 16), não marcou nenhum.



Na precisão dos passes, há equilíbrio. Dos 877 que Rodinei fez, 783 (89,3%) foram certos. Pará, por sua vez, distribuiu 677, dos quais acertou 591 (87,3%). Nas assistências, o recém-contratado bate Pará, tendo quatro contra duas. Um detalhe: três das quatro assistências de Rodinei foram nas duas primeiras rodadas do Brasileiro. Da terceira em diante, ele deu apenas mais uma.

Apesar de ter dado menos assistências, Pará é um garçom mais assíduo. Ele supera seu novo companheiro no total de passes para finalizações (independentemente se a jogada terminou em gol): 25 a 24. A frequência com que Pará passa para outros jogadores concluírem também é maior, dando um passe para finalização a cada 102 minutos em campo, enquanto Rodinei dá um a cada 140 minutos. Ambos priorizam a bola rasteira. Pará dá 56% de seus passes para finalização por baixo e 44% pelo alto. Rodinei o faz 62,5% das vezes com bolas rasteiras e 37,5%, aéreas.

3076 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.
- Gerente do Bragantino Destaca Semelhanças no Estilo de Jogo do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu