Joia do Flamengo faz melhor tempo da vida e alcança índice para 2016

19/12/2015 21:33

Joia do Flamengo faz melhor tempo da vida e alcança índice para 2016

Revelação de 19 anos, Luiz Altamir vence 400m livre com 3m50s32 e se aproxima dos Jogos; Léo de Deus faz novo índice e João Jr põe fogo na briga dos 100m peito

Joia do Flamengo faz melhor tempo da vida e alcança índice para 2016
Luiz Altamir, do Flamengo, incrédulo com o tempo e o índice nos 400m livre (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Há alguns anos, por questões financeiras, o Flamengo decidiu apostar apenas em atletas mais jovens para seu time de natação. Decisão que começa a dar bons frutos. Neste sábado, a revelação Luiz Altamir garantiu o primeiro índice da equipe para os Jogos Rio 2016. Na prova que encerrou o Torneio Brasileiro/Open neste sábado, em Palhoça-SC, o jovem de 19 anos venceu os 400m livre e se aproximou bastante da estreia em Olimpíadas. O último dia de seletiva em Santa Catarina também teve comemoração para Leonardo de Deus, que alcançou mais um índice, dessa vez, nos 200m borboleta, e para João Gomes Júnior, que bateu a marca necessária nos 100m peito e entrou forte na acirrada briga por uma das duas vagas do Brasil para a prova.

Nascido em Roraima e radicado em Fortaleza, Altamir mora no Rio de Janeiro desde os 15 anos, quando recebeu proposta do clube carioca e se mudou sozinho em busca do sonho olímpico. Ele fica com a vaga caso não tenha seu tempo de 3m50s32 ultrapassado por dois concorrentes na segunda e última seletiva, o Troféu Maria Lenk, em abril do ano que vem. No atual cenário nacional, o único com grandes possibilidades de bater a marca é Leonardo de Deus, que não participou da prova em Santa Catarina, mas o atleta do Flamengo não quer correr risco de perder os Jogos e já planeja um tempo ainda melhor para 2016.

- Eu e meu técnico trabalhamos a possibilidade de nadar abaixo de 3m50. Eu vi que era possível e tentei passar mais forte, tentar segurar o máximo que podia. Mas estou muito feliz com o 3m50. Foi uma evolução muito grande para mim na prova dos 400m. Agora, só tenho que melhorar para o próximo ano. Com certeza, para a seletiva do ano que vem, estou pensando para baixo de 3m48, que é a meta. Porque a gente tem que representar o Brasil da melhor maneira possível nos Jogos. Vamos estar em casa e estamos sempre querendo mais - afirmou Altamir.

LÉO DE DEUS FAZ MAIS UM ÍNDICE

Além do Flamengo, outro clube de grande torcida também teve motivos para comemorar na noite deste sábado em Santa Catarina. O nadador do Corinthians, Leonardo de Deus, fez o dever de casa nos 200m borboleta e obteve seu segundo índice para os Jogos - no primeiro dia de competição, ele já havia batido o tempo dos 200m costas.

Leonardo de Deus terminou a seletiva com índice olímpico em duas provas (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Após passar a mais de dois segundos do índice de 1m56s97 pela manhã, Léo de Deus mostrou porque é o atual bicampeão pan-americano da prova e, à tarde, cravou 1m56s14. Tempo ainda distante do seu melhor (1m55s01), mas suficiente para encaminhar mais uma participação olímpica.

- Cheguei a dar uma segurada de manhã, mas nadar para 1m58 desgasta um pouquinho. Podia ter feito como nos 200m costas, que fiz uma força só e descansei. Mas precisava nadar à tarde, para ver como me sentia... Fiz nas duas provas um índice 80 centésimos abaixo, o que me deixa um pouco mais tranquilo para o ano que vem, para fazer um trabalho para as Olimpíadas - avaliou o nadador do Corinthians.

JOÃO REAGE, E BRIGA NOS 100M PEITO PEGA FOGO

Após uma das disputas mais equilibradas da seletiva pela manhã, os 100m peito masculino pegou fogo na final à tarde. Quatro nadadores ficaram abaixo do índice de 1m00s57. Felipe França, que já tinha liderado mais cedo, voltou a bater em primeiro, com 59s62. Mas houve mudança no segundo lugar. João Gomes Júnior, que tinha ficado a quatro centésimos do índice na primeira série, marcou 1m00s00, seguido de Pedro Cardona (1m00s14) e Felipe Lima (1m00s29).

João Jr, Felipe França, e Pedro Cardona no pódio dos 100m peito: briga acirrada (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Com o fim das duas séries em Palhoça, a briga pelas duas vagas para as Olimpíadas tem Felipe França com o melhor tempo (59s56) e João Gomes na sequência, com a marca feita à tarde. Na sequência, estão Felipe Lima (1m00s09) e Pedro Cardona, que ficou com o tempo da final.

- Acho muito legal. É bom para a gente ter essa briga aqui, porque vai preparando para quando encontrar aquele turbilhão lá nas Olimpíadas. A briga ainda não acabou. Comemoro 40% porque melhorei meu tempo, mas meu objetivo maior é carimbar meu nome lá. Estar dentro do grupo. Como se vê, não é mais índice. A briga é pelas duas vagas. Importante é bater na frente. Mas estou muito feliz - afirmou João Gomes.

1185 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu