Quedas para rival, 'Bonde da Stella', técnicos fora... O péssimo 2015 do Fla

21/12/2015 08:03

Quedas para rival, 'Bonde da Stella', técnicos fora... O péssimo 2015 do Fla

Rubro-Negro deu sopro de esperança no começo, mas teve ano melancólico no futebol. Relembre ainda a despedida de Léo Moura e Luxemburgo "amordaçado"

Quedas para rival, Bonde da Stella, técnicos fora... O péssimo 2015 do Fla
Rubro-negros comemoram o título do Torneio de Manaus (Foto: Cahê Mota)

A torcida do Flamengo sofreu com o futebol em 2015. Se por um lado a diretoria conseguiu dar prosseguimento à melhora das finanças, por outro o carro-chefe do clube deixou muito a desejar. Foram duas eliminações para o Vasco - no Carioca e na Copa do Brasil -, campanha pífia no Brasileirão - terminou apenas na 12ª posição - e três técnicos derrubados. Mas o início da temporada, por incrível que pareça, chegou a animar. A promessa para 2016 é de mudança total, que já foi iniciada com a chegada de Muricy Ramalho. O GloboEsporte.com selecionou os 13 principais momentos rubro-negros no ano, que você pode ver a seguir.



O ano de 2015 até que começou animador para o Flamengo. O Rubro-Negro derrotou primeiro o Vasco por 1 a 0, depois o São Paulo pelo mesmo placar para se sagrar campeão do Torneio de Manaus, competição amistosa que encerrou a pré-temporada do grupo no fim de janeiro.



Após 10 anos de Flamengo, o lateral-direito Léo Moura se despediu do clube no início de março em amistoso com o Nacional, do Uruguai. A torcida mostrou o grande carinho pelo ídolo e compareceu em peso ao Maracanã (mais de 30 mil pessoas) para ver a vitória por 2 a 0. O camisa 2 foi para o Fort Lauderdale Strikers, dos EUA, mas o projeto não deu certo. Na sequência, uma quase transferência para o Vasco irritou muitos rubro-negros e acabou arranhando a imagem de Léo. Hoje o jogador está no FC Goa, da Índia.



Então técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo fez críticas à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) durante o Campeonato Carioca e, no fim de abril, foi suspenso por dois jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). A frase "tem que dar porrada na federação", no sentido de criticá-la, foi tirada de contexto - ao sentido literal - para justificar a punição. Irritado, Luxa disse que não iriam calá-lo, fez um pronunciamento para a imprensa e, de forma simbólica, colocou um esparadrapo na boca ao se dizer censurado.



Paulo Victor lamenta gol de pênalti do Vasco no clássico (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

A temporada foi bastante negativa para o Flamengo em relação ao clássico com o Vasco. A primeira frustração ocorreu na semifinal do Campeonato Carioca, onde foi eliminado após empate por 0 a 0 e derrota por 1 a 0.



Vanderlei Luxemburgo deixou o Fla no fim de maio (Foto: Agência Estado)

O Campeonato Brasileiro não começou bem para o Flamengo, que demorou a conquistar a primeira vitória. Logo após a terceira rodada, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido - Cristóvão Borges assumiu em seu lugar. E olha que, poucos dias antes, Luxa havia acreditado no projeto rubro-negro e recusado proposta tentadora do São Paulo. Acabou se decepcionando.



A torcida ganhou um novo ídolo no começo de julho: Paolo Guerrero. Contratado com pompas de craque, o peruano não decepcionou e mostrou a que veio logo na estreia, com gol e assistência na vitória sobre o Internacional em Porto Alegre. Nos três primeiros jogos, foram três gols, e a boa fase lhe rendeu até música: "Acabou o caô! O Guerrero chegou!". O que veio depois, por outro lado, foi o outro lado da moeda. O camisa 9 parou de balançar a rede e, atrapalhado por lesões, terminou a temporada em jejum e criticado nas arquibancadas.



Cristóvão não conseguiu passar pelo Vasco na Copa do Brasil (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

No fim de agosto, após derrota por 1 a 0 e empate por 0 a 0, o Flamengo de novo foi eliminado pelo Vasco, dessa vez nas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado custou o cargo de Cristóvão Borges, que deu lugar a Oswaldo de Oliveira.



Com seis vitórias nos seis primeiros jogos de Oswaldo de Oliveira no Brasileirão, o Flamengo conseguiu enfim alcançar o G-4, o que não acontecia desde o final de 2011. Boa parte da torcida se empolgou de forma exagerada e passou a falar até em título.



Com recorde de público no Brasileirão, o Flamengo recebeu o Coritiba em Brasília e teve interrompida sua série de vitórias. Perdeu por 2 a 0, resultado que deu início à péssima sequência que tirou qualquer chance de G-4.



Everton, Alan Patrick, Paulinho, Pará e Marcelo Cirino (Foto: Reprodução/Twitter)

O fim de outubro reservou o episódio mais polêmico do ano. Pará, Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino e Paulinho foram a uma festa logo após um treino pela manhã - e em meio à péssima fase do time -, o caso veio a público, e o quinteto que ficou conhecido como "Bonde da Stella" foi afastado pela diretoria e multado em 30% do salário. Uma semana depois foram reintegrados, mas seguiram perseguidos em campo pelos torcedores.



Oswaldo de Oliveira começou bem no Fla, mas terminou mal (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Enquanto Oswaldo de Oliveira não conseguia dar jeito no time, que ficou devendo até mesmo em termos de raça, a diretoria já buscava outro técnico para 2016. O treinador demorou a ser avisado de que não ficaria e ficou bastante incomodado com as notícias que saíam na imprensa. Chegou a acordo para sair na véspera da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O auxiliar técnico permanente do clube, Jayme de Almeida, assumiu interinamente.



Eduardo Bandeira de Mello comemora a vitória nas urnas (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

Em eleição marcada pelo racha na Chapa Azul, que deu origem à Chapa Verde do ex-aliado Wallim Vasconcellos, e pelo dia tranquilo de votação, Eduardo Bandeira de Mello se reelegeu presidente do Flamengo para o triênio 2016-17-18. Ele também derrotou a Chapa Branca, de Cacau Cotta.



Logo após o fim do Brasileirão e a vitória de Bandeira de Mello, o Flamengo anunciou oficialmente aquilo que já havia sido acertado verbalmente mais de uma semana antes. Muricy Ramalho foi apresentado para dar início a uma nova era no futebol, que deixou muito a desejar nos últimos anos reconhecidamente pela diretoria. A torcida espera um 2016 muito melhor do que foi o melancólico ano de 2015.

1541 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu