11/7/2016 07:56
Fla e Flu avaliam modelo e finalizam estudo de viabilidade do Maracanã
Após prefeitura sinalizar com Parceria Público-Privada para dupla assumir estádio, clubes analisam receitas e despesas: “Tem tudo para ser rentável”, diz Peter Siensem
Maracanã vai receber jogos olímpicos e deve ser devolvido ao governo em outubro (Foto: André Durão)
Em vias de ser devolvido ao governo do estado pela Odebrecht, o Maracanã pode voltar às suas origens. Inaugurado como equipamento esportivo municipal da então capital federal do Rio de Janeiro, o estádio é motivo de negociação do governo do estado com a prefeitura da cidade. A intenção do prefeito Eduardo Paes é fazer Parceria Público-Privada, com apoio e administração conjunta de Flamengo e Fluminense, que finaliza esta semana estudo de viabilidade econômica para conhecer a fundo as possibilidades do estádio.
A intenção da prefeitura animou as diretorias da dupla Fla-Flu. Em mais de uma oportunidade, o Flamengo afirmou que estava pronto para assumir o Maracanã e até administrá-lo com parceiros, o que hoje não é possível por impedimento de edital de licitação do estádio, vencido pela Concessionária Maracanã, encabeçada pela Odebrecht. A crise da própria construtora e do estado do Rio abriu as portas para novo marco regulatório do Maracanã.
Em abril deste ano, em nota oficial, o Flamengo afirmou que era contra a simples sucessão de um consórcio pelo outro sem a participação do clube, o que geraria impasse e um rompimento do clube com o estádio - o time não jogaria em condições em que não fosse protagonista da gestão e administração do estádio. O clube da Gávea quer conhecer e estudar o modelo para entrar no negócio. Comissão formada na Gávea avalia há alguns meses esta e outras possibilidades pra o Flamengo ter a sonhada casa própria.
Em conjunto com o Fluminense, o Rubro-Negro tenta chegar ao modelo de equilíbrio entre despesas e receitas para entrar de cabeça no projeto. Análise anterior já apontava gastos excessivos da Concessionária no funcionamento do estádio - o que era repassado em preço de aluguel e serviços no Maracanã. A dupla Fla-Flu estuda cortar bastante esses custos. Apesar da ideia ser embrionária, o repasse já foi motivo de alguns encontros com dirigentes da Gávea.
Pelo lado do Fluminense, o presidente Peter Siensem também se mostrou entusiasmado com a ideia de dividir a administração do Maracanã com a prefeitura do Rio e com o Flamengo. Peter aproveitou para elogiar Eduardo Paes.
- A ideia é muito boa por diversos motivos. Primeiro que o Maracanã é um equipamento que tem todas as características para pertencer ao Município. Não faz sentido pertencer ao Estado. Segundo que o Eduardo Paes tem sido um parceiro dos clubes cariocas. Ele foi fundamental para viabilizar o nosso CT que será inaugurado em breve na Barra. Com a visão moderna que ele tem, Flamengo e Fluminense tem tudo para construir um projeto com a Prefeitura que torne o Maracanã viável e rentável - disse o presidente do Fluminense.
1073 visitas - Fonte: Globoesporte.com
VEJA TAMBÉM
- FLAMENGO QUER MAIS UM TROFÉU! Temporada vitoriosa embala estreia no Brasileirão!
- FLAMENGO FAZ HISTÓRIA NA SELEÇÃO! Jogo contra a Argentina marca momento especial para o clube!
- FLAMENGO SE MOVIMENTA NO MERCADO! Clube busca reforço de peso e define estratégia para contratação!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
é isso ai diney precisamos é de construí a nossa casa não ficar vivendo de maracanã. se for pra te o maraca que seja só do flamengo samos uma nação não uma torcida qualquer
tem que construir seu próprio estádio
esquece Maracanã. para de pensar pequeno vamos pensar grande.
O Flamengo merece ter seu próprio estádio ou seja a torcida merece.
vc viajam. estádio é caro demais e sempre rola dinheiro público com superfaturamento. e não vijo problema nenhum. maracanã e templo do futebol mundial e sempre foi nossa casa todos os nossos títulos foram lá....pensem bem gente. vcs tão querendo arena.... terreno não tá fácil burocracia imensa flamengo já tá com vários problemas com imensa burocracia da arena multiuso. dinheiro nao é problema mc donalds bancando tudo...imaginem um estádio....prestem atenção pensem bem.....e ainda podem doar um terreno pro flamengo lá na pqp. aí q ngm da baixada e municio do rio não vai a jogos.....e a melhor opção nego pensa que estádio é fácil.....Corinthians e palmeras tiveram parcerias..terreno doado pela prefeitura em bons locais.....e o. Corinthians contou com o lula......Flamengo e tudo contra..... não tem ngm pra ajudar.....acordem o maraca é nosso aha-uhulll
chega de mendigar estadio dos outros clubes,chega de enrriquecer os outros,queremos propria casa,independetemente aonde for ai no rio de janeiro,to cansado de servir de chacota para outros torcedores de outros clubes,aonde for feito o estadio,tudo vai se resolver,metro,trem,onibus e so questao de tempo,precisamos urgentemente da nossa arena flamengo!
roberto fla,com a nossa arena feita em qualquer canto do rio de janeiro,tudo se resolvem,onibus,trem,metro,o importante e construir,ja faz 120 anos que esperamos isso acontecer de uma vez!
Será se eu vou morrer, e nunca vou ver meu time com uma arena própria, com capacidade mínima para 80 mil pessoas, quando será que esse sofrimento vai acabar, só vai acabar quando a torcida em peso se manifestar sobre isso, peitar a diretoria pêlo o nosso estádio sonho próprio, e acabar de uma vez com essas chacotas dos torcedores de outros clubes, estão dizendo que o flamengo precisa ir para o plano de governo (minha casa, Minha vida) e à culpa são de vocês da diretoria do clube, que querem ver à gente ser humilhados para sempre, isso é muito triste para um time com a maior torcida do mundo, não ter um estádio próprio, não queremos arena com capacidade para 50.500 lugares, queremos para 80 mil pessoas, e acabem com essa conversa de arrendar o maracana para dividir com fluminense, não queremos dividir porra nenhuma com os outros times, queremos um estádio próprio, será diretoria burra e de incompetentes que você ainda não se deram conta que a torcida em peso, não querem o maracana e sim uma arena própria bando de vagabundos e imbecis!
blz rapaziada estadio proprio custa caro mais o fla com parceiros consegue fazer ok. outrk quezito viabilidade do local, muito distante pedra de guaratiba, jogo na semana dificil o maracana e mais viavel custo menor, meio de trânsporte facil trem, metro. inter de milão e milan divide um estadio e são gigantes europeus. acima de tudo rubro negro
sabem porque à diretoria do flamengo ainda não fizeram nosso próprio estádio, nossa própria arena flamengo, porque querem continuarem vendo a torcida do clube servindo de chacotas para outros torcedores de outros clubes, e também não estão nem aí para a nossa imensa torcida, não estão nem aí para o nosso sofrimento, nós ajudamos o clube, e em troca recebemos humilhações de outros torcedores de outros clubes, tirando a maior onda com a torcida do flamengo, mais à culpa de tudo isso é nossa, à torcida que não cobram isso deles em peso, até quando esse sofrimento vai acabar de uma vez!
pensem grande diretoria de burros e incompetentes, queremos ver nosso time nas cabeças do futebol mundial, para isso queremos nosso próprio estádio, nossa própria arena flamengo, deixem essa buceta de maracana para lá porra!
concordo com você diney Arruda, não queremos essa merda de maracana, queremos nosso próprio estádio, nossa própria arena flamengo, não queremos dividir estádio com ninguém, queremos nosso estádio só nosso, para mandar-mos lá, e bater-mos records de público, e avançar em tudo:sócio torcedor, marketing, renda, vendas de produtos oficiais do flamengo, em fim subir desgovernado em tudo, e virar pêlo menos o time mais forte da América do Sul e do continente!
Se não for pra ficar só com o Flamengo, não vale a pena, se for pra dividir com o Fluminense, é melhor partir para a construção do seu próprio estádio, com capacidade para 100 mil torcedores, pode ter certeza que a adesão de sócio torcedor do clube será a maior do Brasil, e quem sabe do mundo, e o MENGAO será um clube lucrativo, vai atrair muitos patrocinadores, e será reconhecido mundialmente como um mega gigante e todos os jogadores de alto nível da Europa e Sul americano, vão querer vir jogar no MENGAO, é por isso que muitos invejosos, principalmente a imprensa paulista, não querem um Flamengo forte, e por isso dá apoio a Comissão de Arbitragem da CBF, cujo presidente é paulista, para sempre prejudicar o Flamengo.
Acho que nunca vou ver o Flamengo construindo um estádio próprio. . :/