15/7/2016 11:25
Irregular, Flamengo não emplaca sequência de vitórias desde a quinta rodada do Brasileirão
Clube da Gávea tem sete vitórias em 14 jogos e ataque da equipe vem tendo dificuldades para balançar as redes adversárias
Com ataque pouco efetivo na competição, Flamengo busca no meio-campo solução para ter regularidade no Brasileirão (Getty Images)
Sexto colocado do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem esbarrado em um obstáculo complicado na hora em que tenta engrenar na competição: a regularidade. O clube da Gávea não consegue ter, pelo menos, duas vitórias seguidas desde a quinta rodada do Brasileirão – na oportunidade, o clube venceu na quarta rodada a Ponte Preta por 2 a 1, em Campinas, e na seguinte o Vitória, em casa, por 1 a 0.
No mais, o clube tem empatado ou perdido sempre após uma vitória. Na última rodada, por exemplo, o clube venceu o Atlético-MG por 2 a 0 após vir de uma goleada sofrida por 4 a 0 diante do Corinthians. Tamanha irregularidade também se mostra nos poderes ofensivos e defensivos do time: ao passo que o Flamengo marcou 15 vezes no campeonato, também tomou 15 gols.
O time venceu sete vezes, empatou duas e perdeu cinco. O desempenho em casa e fora também mostra números semelhantes: como mandante, o clube teve quatro vitórias, mas não triunfou em outras quatro (sendo dois empates e duas derrotas). Já fora, ganhou em três oportunidades, mas perdeu outras três.
Por um lado, a equipe rubro-negra é a segunda que menos erra passes no Brasileirão e a quinta que mais acerta – cerca de 4.979, de acordo com o Footstas. Willian Arão e Alan Patrick têm sido os protagonistas do meio-campo. O primeiro é o que mais acerta passes na equipe carioca e também o que mais desarma, enquanto o segundo é o jogador que mais finaliza no time e o que mais deu assistências para gols até aqui. Ambos também somam dois gols na competição, atrás apenas do jovem atacante Felipe Vizeu, que possui quatro e é o artilheiro do time de Zé Ricardo.
Mas por outro, o poder de fogo da equipe da Gávea tem sido um problema nas 14 rodadas que se passaram. Paolo Guerrero marcou apenas um gol, enquanto Emerson Sheik, Marcelo Cirino e Fernandinho ainda não comemoraram nenhum tento. Além disso, o time não conseguiu balançar as redes adversárias mais de duas vezes por partida, e tem visto a revelação Vizeu ser a referência no ataque. O recém-chegado Leandro Damião pode ser uma nova tentativa de resolver esse problema.
As contratações e lesões também podem ser um fator decisivo na irregularidade dos cariocas. Com Damião e Donatti por estrear, e a possível chegada do meia Diego, além da ausência de uma série de jogadores machucados ou que estavam em outros compromissos (Guerrero serviu a seleção peruana na Copa América Centenário), o técnico Zé Ricardo ainda não conseguiu elaborar uma escalação definitiva para o clube e repeti-la em mais de uma rodada.
No entanto, um retrospecto recente pode animar o torcedor rubro-negro. Em 2009, última vez em que o Flamengo foi campeão brasileiro, regularidade também não era o forte da equipe: o time comandado por Adriano e Petkovic conseguiu, no máximo, vencer apenas três partidas seguidas ao longo do campeonato, e no final acabou com a taça.
1073 visitas - Fonte: FoxSports
VEJA TAMBÉM
- PREOCUPAÇÃO NO NINHO! Movimentação nos bastidores agita a torcida do Mengão!
- MOVIMENTAÇÃO NO MERCADO! Jogador de gigante brasileiro pode trocar de clube em breve!
- GABIGOL EM BAIXA! Torcida do Fla dá alívio com saída e críticas bombam após falhas no Cruzeiro!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -