Análise dos técnicos: ousadia na hora certa faz Ricardo superar cauteloso Zé

17/7/2016 08:53

Análise dos técnicos: ousadia na hora certa faz Ricardo superar cauteloso Zé

Flamengo inicia clássico com postura ofensiva, mas recua após vantagem e cede o empate. Com mudanças, Botafogo incendeia a partida e salva jogo que parecia pedido

Análise dos técnicos: ousadia na hora certa faz Ricardo superar cauteloso Zé
Estratégia de Zé no segundo tempo chamou o Botafogo para o ataque (Foto: André Durão)

Antes de a bola rolar na Arena Botafogo, sabia-se muito bem quem atacaria e quem se fecharia. Técnico do mandante, Ricardo Gomes mandou o Glorioso a campo com três volantes: Airton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso. Já seu oponente e quase xará, Zé Ricardo escalou um trio ofensivo, com Everton, Marcelo Cirino e Guerrero. No empate por 3 a 3, a mudança de postura dos dois comandantes foi decisiva, e a ousadia de Gomes venceu o excesso de cautela de Zé.

Zé Ricardo mudou três peças em relação ao time que venceu o Atlético-MG por 2 a 0 no domingo passado. Entraram Juan, Everton e Guerrero nos lugares de Rafael Vaz, Fernandinho e Felipe Vizeu. Dentre as mexidas, o grande acerto de Zé foi Everton, que se mexeu muito pelas pontas, fez um gol em que demonstrou sagacidade e ainda deu assistências para os marcados por Jorge e Guerrero.

A trinca defensiva no meio-campo alvinegro deu liberdade a Camilo para ditar o ritmo do Botafogo. Além disso, Ricardo Gomes teve um Airton inspirado. Conhecido por ser um jogador exclusivamente de combate, ele foi além. Bem em seu papel primordial, ainda destacou-se na distribuição de jogo. Participou do gol de Diego Barbosa com um belo lençol em Willian Arão, execrado pela torcida botafoguense, e também iniciou a jogada do segundo, feito por Neilton. Bruno Silva, por sua vez, destoou, foi mal e errou feio no gol de Jorge.

A postura ofensiva do Flamengo deu resultado e, aos 22 minutos da etapa final, o time vencia por 3 a 1 com certa facilidade. Vale destacar, porém, que a esta altura o Fla já estava no 4-4-2 - Canteros entrou aos 14 da etapa final no lugar de Marcelo Cirino. O último, de fato, era o jogador certo para sair, pois estava mal demais. Mas o argentino definitivamente não foi o substituto ideal e se limitou a errar passes. O segundo erro capital do comandante rubro-negro foi a entrada de Cuéllar. O colombiano já estava na beira do campo para entrar quando Neilton marcou o segundo gol alvinegro. A mexida fez um time que iniciou o duelo no 4-3-3 passar ao 4-5-1. O recuo foi sintomático, e Salgueiro empatou três minutos após Cuéllar empatar.

Zé Ricardo, apesar da inegável retranca composta por quatro volantes, justificou-se afirmando que sua intenção era ver Canteros como meia e Willian Arão mais livre.

- Trabalhamos com entrada do Canteros mais adiantado e o Arão fazendo a saída pela direita. Queríamos manter a posse de bola, mas Botafogo conseguiu dois gols por seus méritos. Vamos analisar para vermos o que podemos melhorar.

Mudanças de Ricardo incendiaram o jogo e mudaram a cara do clássico (Foto: André Durão)

Apesar da qualidade de Camilo e Airton, foram com os substitutos que o Botafogo foi buscar o empate. A reação alvinegra foi pautada por uma mudança "no sufoco", como o próprio Ricardo Gomes classificou a substituição de Bruno Silva por Salgueiro, e os outras duas planejadas. Pimpão e Sassá estavam mal, e as entradas de Canales e sobretudo de Neilton levaram o Botafogo para cima do Flamengo. Os três mudaram a postura ofensiva do time, que marcou dois gols e por pouco não conseguiu virar na Arena Botafogo.

- Analisei o Flamengo, e precisava mais do trabalho tático do Pimpão. Falei isso antes do jogo para o Neilton. Achei que seria mais importante se ele entrasse no jogo com o time do Flamengo mais cansado. Deu certo... Escalei mal (risos). Não foi isso. O mérito é coletivo. Comissão técnica, jogadores... Não pego nada pra mim. É verdade que falei antes da partida com o Neilton. O Salgueiro foi mais no sufoco - explicou Gomes.

765 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Realmente já passou da hora de tirar Cirino

voces vao se arrepender em ter efetvado esse filho da puta.

foi simplesmente falta de experiência. Mas o ze tá fazendo um bom trabalho. vamos ze a nacao está c vc!

Eita filho da puta burro, Canteros como meia kkkkkk isso é uma piada....

ze ricardo pede pra sair do flamengo enguanto e tempo de outro arrar a casa,no seu comando r segundona

time qui joga na retranca vira treino ataque contra defesa ataque sempre vence! si ligar ze ricardo

ele deu o campo pr o adversário ai mano e burrice time tava bem! pq não tirou um atacante botava outro ai ele tinha feito era mais técnico burro

Os jogadores do mengão são igual a PUTA. Abrem as pernas com muita facilidade.
O técnico do Flamengo é um Zé Buceta.

ele é muito inexperiente! Juan vem de lesão não poderia ser titular, o Flamengo esse ano poderia ganhar o brasileiro, mas com esse treinador fica difícil, não acredito que ele trabalhe no Flamengo a muito tempo, Flamengo nunca se retrancou! Ele deveria saber disso, tem que trazer um treinador! Cirino eu não aguento mais!

treinador foi burro como ele bota Ryan já velho e cansado e deixa o Vaz no banco e coloca aquele verme do Everton e o cirino.

Pra mim a diretoria do Flamengo fez uma burrice tao grsnde de efetivar esse bosta nao tem capacidade de dirigir um time do tamanho do Flamengo . O Flamengo sempre foi time de jogar pra frente perdendo ou ganhando nunca foi de se retrancar e agora esse merda vai inventar isso o time ganhando se fechar tem que colocar o time pra frente e nao recuar ...

Te
l

,

TÉCNICO BURRO DO CARALHO, LIXO, BUNDA MOLE.
ZÉ RUELA VAI PRA PUTA QUE PARIU SEU FILHO DA PUTA ARROMBADO E LEVA O CIRINO, JORGE , CANTEROS JUNTO, SEU MERDA FILHO DA PUTA.

tecnico ds merda.
retranqueiro do cassete

Peste burro, retranqueiro fdp, o Flamengo tinha tudo pra da uma lavada no bostafogo, só bastava tirar o Cirino outro peste que estava errando demais, aí o idiota vai e recua o time, a Zé Mane desgraçado

burrice o jogo ganho e recuar dessa forma pedir p levar gol ,o técnico e comissão tudo burro

ze Ricardo até o momento estamos 100% ao seu favor por vc ainda está conhecendo o grupo, agora já deu. todo mundo sabe que depois que vc arruma a defesa procurar mexe o mínimo possível. vc já iníciou o jogo com uma rer agradar jogadores ou dirigentes. dirigentes estamos vendo vcs influenciando em escalaçoes e altera. tipo colocar alguns atletas para joga mesmo não tendo capacidade para vê se aparece times interessados.

falha do técnico do juan e do goleiro ocasionou o empate, infelizmente zé teve a maior parte da culpa.

O erro foi colocar canteiros. Não vinha jogando acorda Zé

infelizmente vamos jogar novamente no meio do campeonato pq não temos vontade falo dos jogadores sem vontade falta garra simples olha time que não contratou Perdeu técnico e mesmo assim está entre os 3 simples isso vontade respeito à camisa

técnico burro isso é pra vcs que queria te ele estão ae !!!!!!

muita vergonha não porquer ficamos com impatio foi porquer deixaram impatar ( por falta de respeita pela camisa que veste defender até o último minuto.

o ze ricardo foi efetivado e ficou com medo de ganhar jogos, nunca vi um tecnico deixar um time tao retranqueiro igual ele deixou, quando o time estava bem e ganhando de 3×1, o frf precisa urgente tirar do time o cirino, o marcio araujo e o jorge, sao os pontos fracos do Mengao, abram os olhos, para substituir o cirino e o marcio araujo nos temos jogadores, mas para subistituir o jorge nao tem ninguem no banco, o chiquinho e muito ruim, vamos acordar ai rodrigo caetano.

ele colocou o time em campo tudo errado

dessa vez foi o Zé Ricardo o culpado pelo péssimo resultado, escalou mal o time, estava ganho, se continuar assim, não vai demorar muito no cargo não.

Tem que perder esta mania de o time tá ganhando e jogando bem, tirar atacante e colocar defensor achando que vai garantir resultado, fez três vai pra cima que dá pra fazer quatro, cinco, fácil!!!

nao da pra jogar Juan e rever juntos os dois são lentos de mais não deu

o ze ricardo fudeu com o flamengo obtem

esse Zé é muito é fraco, medroso, covarde. já perdemos 6 pontos só por causa do medo dele.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu