OFF - Atlético-MG leva vantagem no quesito goleiro

25/8/2016 14:44

OFF - Atlético-MG leva vantagem no quesito goleiro

OFF -  Atlético-MG leva vantagem no quesito goleiro
Os goleiros serão fundamentais nesta edição equilibrada do Campeonato Brasileiro. Analisando os arqueiros das seis equipes mais bem colocadas no momento - Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Santos e Grêmio - afirmo que o Atlético-MG, com Victor, leva vantagem.

O camisa 1 do Atlético-MG é melhor tecnicamente e já provou que cresce em momentos decisivos. Apesar da contusão que o afastou do jogo contra a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, e se tornar dúvida para a partida do próximo domingo contra o Grêmio (Campeonato Brasileiro), Victor finalmente parece ter recuperado a sua melhor forma técnica.

"Tem crédito." A expressão foi muito usada mais do que o normal ao analisar os tentos tomados por Victor no final da temporada passada e no início desse ano. Ela ilustrava bem os erros cometidos pelo arqueiro, que para complicar sofreu ainda séria contusão no joelho. Com a volta em tempo recorde a parte técnica foi muito prejudicada e ele acabou errando em alguns lances nos jogos finais do Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores.

No final do turno e início de returno - tirando a derrota contra o Santos - , quando o Atlético-MG emendou uma sequência de vitórias, Victor foi fundamental e mostrou todas as qualidades que me fazem pensar que ele é o melhor arqueiro entre as equipes que lutam pelo título, fazendo defesas importantes nas partidas em que o time mineiro ganhou por um gol de vantagem e recuperando a confiança dos companheiros e da torcida.

Entre os outros goleiros de times que estão na ponta da tabela considero Vanderlei (Santos), Cássio (Corinthians) e Marcelo Grohe (Grêmio) como goleiros com grandes qualidades.

Entre os três, Vanderlei faz um campeonato mais regular. O discreto goleiro, que não precisa dar grandes saltos para fazer as defesas complicadas - está aí a razão de poucos perceberem suas grandes atuações - , teve poucas falhas até aqui (sempre vai ter algum gol que o arqueiro errou) no gols que a equipe levou e sofre por jogar com uma zaga que está longe de ser segura. Se o time da Vila Belmiro tem uma das melhores defesas da competição, isso se deve muito as grandes atuações de seu arqueiro.

O sempre seguro Cássio tem um temporada abaixo do que pode jogar. Chegou a perder a posição no Corinthians, teve problemas de peso e também errou feio em alguns gols que o time tomou. Recuperando a sua melhor forma física, voltou a ter atuações seguras e parou de dar sustos na torcida.

O Grêmio foi a última equipe a tomar gols no Brasileiro, graças as atuações de Marcelo Grohe, o que o fez ser convocado novamente para a seleção. O arqueiro também bem discreto e que não opta por defesas espalhafatosas recebe críticas injustas - até de torcedores gremistas - como a de não saber sair do gol e ser "um goleiro que chama gol" (expressão usada por alguns companheiros de imprensa que é um absurdo sem tamanho) e a de não ter carisma.

Ainda temos Alex Muralha (Flamengo) e Jailson (Palmeiras), dois goleiros que se tornaram titulares durante o torneio.

Alex Muralha, que ganhou a posição de Paulo Victor - o antigo titular era muito criticado por suas atuações antes de sair do time - tem mais experiência na Série A, foi titular do Figueirense e teve destaque no Brasileiro do ano passado. Agora, vai precisar provar que é goleiro de um time que luta pelo título, cuja pressão é muito maior do que um time que luta para escapar do rebaixamento.

Já Jailson assumiu o gol do Palmeiras depois do titular Fernando Prass se machucar e o reserva imediato Vagner errar muito nas três partidas que atuou. O novo titular do gol palmeirense foi decisivo em duas partidas - nos triunfos contra o Vitória e contra o Atlético-PR- mas ainda está longe de ter a confiança total dos palmeirenses.

E isso é fácil de observar.

Depois do gol de empate da Ponte Preta, no jogo realizado no último domingo, não foram poucos que disseram que o arqueiro falhou no lance - o que não é a realidade, pois a após a finalização a bola desviou no lateral Egidio e o gramado molhado fez a pelota ganhar velocidade.

Até o final do torneio, Jailson vai ter que conviver com as inevitáveis comparações com o ídolo Fernando Prass e com os comentários de que o Palmeiras precisa contratar outro arqueiro se quiser ganhar o título.

Em um torneio tão equilibrado, não é nenhum exagero afirmar que o título pode ser decido em uma defesa milagrosa ou em um erro de goleiro.

Humberto Luiz Peron

418 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.
- Real Arenas cancela contrato de torcedor por cuspir em técnico do Flamengo.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




ninguém quer saber da sua opinião.. o melhor goleiro é o muralha e ponto final. mengao campeão brasileiro 2016

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu