29/8/2016 18:02
Zé Ricardo completa um turno com aproveitamento de campeão
Em seus primeiros 19 jogos à frente do time, treinador venceu 11 partidas
Zé Ricardo chega ao 19º jogo com 11 vitórias
Uma oportunidade que apareceu de repente, por conta de uma situação inesperada e indesejada: assim foi a ascensão de Zé Ricardo da equipe sub-20 para o time profissional. No dia 26 de maio, o então treinador do Flamengo, Muricy Ramalho, teve um problema cardíaco e precisou interromper o trabalho, que vinha sendo realizado desde janeiro. Com mais uma rodada do Brasileirão marcada para três dias depois, o time não poderia ficar sem comandante - e Zé Ricardo foi nomeado interino.
Analisando a trajetória de José Ricardo Mannarino no futebol é fácil perceber que uma palavra fez a diferença para que a chance fosse dada a ele: merecimento. Na bagagem, um trabalho de longa data nas categorias de base coroado pelo título da Copa São Paulo de Juniores de 2016.
O conhecimento do clube, as ideias sobre futebol e o jeito de conversar logo conquistaram o elenco e a Nação Rubro-Negra. Rapidamente isto se refletiu dentro de campo: Zé Ricardo estreou contra a Ponte Preta, em Campinas, e não se intimidou, quebrando um tabu de 11 anos sem vencer no estádio Moisés Lucarelli.
Seria apenas a primeira marca negativa eliminada sob a batuta de Zé. Menos de um mês após a estreia do novo técnico, o Flamengo enfrentou o Cruzeiro no Mineirão. Derrota certa? Que nada: gol do estreante Réver, vitória por 1 a 0 e um tabu de 15 anos sem vencer na casa do rival quebrado.
Com bons resultados e atuações convincentes do time, Zé Ricardo conquistou a efetivação e a confiança para seguir o trabalho. E em uma análise após os primeiros 19 jogos, o aproveitamento do Rubro-Negro é comparável ao de campeões brasileiros. São 11 vitórias, três empates e cinco derrotas pelo Campeonato Brasileiro - conquistando, assim, 63,15% dos pontos disputados. Este aproveitamento é maior do que o de três times campeões brasileiros: Corinthians de 2011 e Fluminense de 2010, que levantaram o troféu com 62%; e o próprio Flamengo, que, em 2009, foi campeão com 59% dos pontos disputados.
A campanha é comparável também à do lider da atual edição do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras foi "campeão" do primeiro turno com aproveitamento exatamente igual: 36 pontos conquistados de um total de 57, com 11 vitórias e três empates. A diferença fica por conta do saldo de gols - o Palmeiras marcou 35 nos 19 jogos, enquanto o Flamengo de Zé Ricardo tem 25. Em compensação, o selecionado rubro-negro levou 19 gols, enquanto o alviverde paulista tinha sofrido 20 ao fim do primeiro turno.
Com boas atuações, quebra de tabus e resultados que falam por si, Zé Ricardo mostra seu valor rodada a rodada. O próximo desafio do treinador é comandar a equipe rumo à classificação na Copa Sul-Americana, contra o Figueirense, esta quarta-feira (31), em Cariacica. Clique aqui e veja como comprar seus ingressos.
606 visitas - Fonte: Site Oficial
VEJA TAMBÉM
- Ex-jogadores de grandes clubes brasileiros se tornam rivais na Libertadores.
- COMEÇANDO A SE DESTACAR! Cria da base do Mengão fecha com rival no Brasileiro
- PARABENIZOU! Presidente da Conmebol parabeniza Flamengo pelo título da Libertadores Sub-20
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Quem está permanentemente junto dos jogadores sabe exatamente qual é de fato o melhor time para entrar em campo.
As pressões vão sempre existir, cabe a ele saber trabalhar com sabedoria!
O importante no momento é al alcançar os resultados!
Na hora certa a nação vai saber que de fato você é o cara!
Ele e um otimo treinador so tem um erro recuar o time quando tar ganhando ,se ele tar ganhando com o time do jeito que tar pra quer recuar ,recuar e pedir pra pegar gol tem tirar e colocar na mesma posiçao e colocar o marcelo cirino com 20 minutos do segundo tempo pra nao cair de rendimento. assim o outro time tem medo de vim pro ataque e vai ter espaço pra gente fazer mais.
desde o início dei todo apoio ao Zé e continuarei, mais os meus questionamentos são tão pertinentes que aos porcos ele vai seguindo quase que todos, para fechar com chave de ouro basta não escalar mais o Gabriel como titular.
Acho q ele tá comendo a irmã do Marcio Araujo, só isso p explicar a insistência nesse jogadorzinho d 3° divisão
chupa os torcedores modinha ótimo trabalho do Zé ido grupo i da diretória