OFF - Estratégia de campeão: vencer em casa traz tranquilidade; fora, o título

14/10/2016 14:32

OFF - Estratégia de campeão: vencer em casa traz tranquilidade; fora, o título

Vice-líder Flamengo tem campanha melhor do que o Palmeiras quando mandantes, mas líder segue com um ponto na frente porque ganhou mais pontos como visitante

OFF - Estratégia de campeão: vencer em casa traz tranquilidade; fora, o título
Agora separados por apenas um ponto na busca pelo título, Palmeiras e Flamengo vão jogar como visitantes na rodada 31, assim como o Atlético-MG, que está a cinco pontos do líder Palmeiras, e o retrospecto do Brasileirão por pontos corridos indica que é exatamente fora de casa que se decide o campeão.

Em sete das dez edições desde que o Brasileirão por pontos corridos passou a contar com 20 clubes, em 2006, levou o título o clube que teve a melhor campanha como visitante. Nas outras três, vestiu a faixa aquele com a segunda melhor campanha fora de casa.

O que não está no gráfico é que a "regra" se repete até mesmo para o time vice-campeão: das dez edições, em oito o segundo colocado teve uma classificação melhor quando visitante.

Para não restar dúvida: não se trata de ter conseguido mais pontos como visitante do que como mandante, o que é tão raro que ocorreu apenas uma vez, em 2012, quando o Fluminense ficou com o título conquistando 38 pontos em casa e 39 fora. O que se apresenta como um padrão é que tem ficado com o título quem consegue fora de casa colher mais pontos do que os demais concorrentes. Após a rodada 30, o Palmeiras é o melhor visitante com 27 pontos ganhos, e o Flamengo, o segundo melhor, com 25.

Dos dez campeões, quatro (São Paulo-2007, Cruzeiro-2013, Cruzeiro-2014 e Corinthians-2015) foram os melhores tanto em casa quanto fora, em campanhas irretocáveis. Já o São Paulo-2006 levou o título sendo o segundo melhor tanto em casa quanto fora e foi campeão porque o Santos foi o melhor mandante, e o Internacional, o melhor visitante.

Nos outros cinco anos (metade dos títulos em disputa), o campeão conseguiu uma classificação (e não uma pontuação) melhor como visitante do que como mandante. Em 2008, a campanha em casa garantiria ao São Paulo apenas a terceira colocação na tabela (atrás de Cruzeiro e Grêmio), mas levou o caneco por ter conseguido o melhor desempenho do ano fora de casa.

Em 2012, o Fluminense foi o quinto melhor mandante da competição (atrás de São Paulo, Atlético-MG, Grêmio e Náutico), mas garantiu o título ao conseguir 14 pontos a mais do que o vice-campeão Atlético-MG nos jogos como visitante.

Neste ano, curiosamente, o líder Palmeiras tem apenas a quinta melhor campanha como mandante, com 34 pontos, mas está na ponta de cima da tabela geral por ser o melhor visitante, com 27 pontos. O mesmo vale para o vice-líder Flamengo, dono da quarta campanha entre os mandantes, com 35 pontos, mas segundo colocado quando analisados os resultados dos visitantes, com 25 pontos. Vale ressaltar: o Flamengo tem campanha como mandante superior à do Palmeiras, que se garante na liderança por ter uma campanha melhor como visitante. Evidentemente, poderia ser o contrário, mas ano a ano tem se repetido o padrão de levar o título quem tem melhor campanha fora de casa.

O melhor mandante deste ano é o Atlético-PR, com 38 pontos pontos, e o segundo melhor mandante são Atlético-MG e Santos, com 37 pontos, campanhas melhores do que a dos mandantes Flamengo e Palmeiras. Santos e Atlético-PR estão longe da disputa do título porque o Atlético-PR é o 18º visitante (terceira pior campanha fora de casa), e o Santos o nono visitante. Já o Atlético-MG é o terceiro melhor visitante, com "minguados" 19 pontos.

Uma ótima campanha como mandante garante tranquilidade em relação ao rebaixamento, mas para ser campeão é preciso ser excelente também fora de casa.

Nas últimas rodadas do Brasileirão-2016, o Palmeiras enfrentará Figueirense (13º mandante), Santos (segundo melhor mandante), Atlético-MG (segundo melhor mandante empatado) e Vitória (hoje o 16º mandante).

Já o Flamengo viajará para jogar contra Internacional (14º mandante), Atlético-MG (segundo melhor mandante), América-MG (segundo pior mandante) e Atlético-PR (hoje o melhor mandante).

O Atlético-MG, por sua vez será visitante contra Botafogo (oitavo melhor mandante), Coritiba (décimo mandante), Santa Cruz (pior mandante) e Chapecoense (15º mandante).

950 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Presentão: Lorran surpreende mãe com camisa do jogo contra o Corinthians
- O jogo mais importante do ano! Flamengo busca a classificação na Libertadores contra o Bolívar
- NOVO CRAQUE! Joia do Flamengo fala sobre gol contra o Corinthians



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Mengooooo

tá errado. o flamengo tem melhor campanha fora...

Desbloquea meu pau Junior Figueiredo!!!

a torcida organizada poderia fazer um novo mosaico pra abrilhantar mais ainda nossa torcida a maior do mundo e a volta a nossa cassa,dale megaaooooo

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURAS

INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Bolívar

Brasileiro

Sáb - 16:00 -
2 X 0
Flamengo
Corinthians