Superliga FA: confira em números as campanhas das 16 melhores equipes

21/10/2016 18:47

Superliga FA: confira em números as campanhas das 16 melhores equipes

Fase de oitavas de final da Superliga Nacional de Futebol Americano começa neste fim de semana, com oito partidas movimentando as quatro conferências da competição

Superliga FA: confira em números as campanhas das 16 melhores equipes
Espectros e Mariners fazem o maior clássico do futebol americano do Nordeste, neste sábado, no Estádio dos Aflitos (Foto: Anderson Silva / João Pessoa Espectros)

O primeiro campeonato nacional de futebol americano unificado com as principais equipes do país está se encaminhando para a sua fase decisiva. Com a extinção do Torneio Touchdown, os times que disputavam essa competição passaram a integrar a Superliga Nacional, organizada pela Confederação Brasileira da modalidade (CBFA). Das 30 que iniciaram a disputa neste ano, apenas 16 seguem na briga pelo título e entram em campo neste fim de semana pelas semifinais regionais, que equivalem à fase de oitavas de final do Brasileiro.

O GloboEsporte.com preparou uma análise dos números de cada uma das equipes classificadas, que você acompanha abaixo.

01
CONFERÊNCIA NORDESTE

O maior clássico do futebol americano do Nordeste. Esse é o tamanho do confronto entre Recife Mariners e João Pessoa Espectros, que acontece neste sábado. A tônica das últimas duas temporadas se repetiu, e o Mariners venceu os Fantasmas durante a temporada regular. O desafio para os azuis agora é vencer também nos playoffs, algo que nunca ocorreu em toda a história do confronto, que teve seu primeiro capítulo em 2009.

A defesa do Mariners, aliás, tem muito do que se orgulhar. Atualmente é a menos vazada de todo o país, com apenas 33 pontos sofridos na temporada regular, 10 desses contra o Espectros. Na quinta rodada da primeira fase, os dois se enfrentaram, e os pernambucanos venceram por 14 a 10, em uma partida equilibradíssima, decidida no último período. E, por ter segurado o melhor ataque do Nordeste na temporada e o quarto melhor do país, o Mariners chega com moral a este confronto, mas, para repetir a dose e avançar no campeonato, vai ter que tomar cuidado com as corridas de Éverton Pingo, que já marcou sete touchdowns, e com o recebedor Vitor Ramalho, que tem jogado improvisado como armador, mas é o maior pontuador da equipe, com oito TD's.

Por outro lado, os Fantasmas vão precisar acertar tudo na defesa e tomar cuidado com o armador americano Alex Niznak, que tem entre as suas opções de passe o sempre perigoso corredor Lucas Adolfo e o experiente recebedor Ricardo Teixeira, que anunciou a sua aposentadoria para o fim deste ano. Ambos marcaram quatro touchdowns na temporada. A defesa do João Pessoa Espectros, aliás, tem seus méritos. Cedeu apenas 71 pontos em todo o campeonato e tem bons "ladrões" de bola. Isso porque Edvaldo Rosas, o Pezão, fez quatro interceptações, e Flávio Gouveia três, além de três fumbles (forçados por Marcus Hércules).

Na outra semifinal, o duelo é entre o Ceará Caçadores e o América Bulls. Os cearenses acabaram a temporada regular na liderança da Conferência Nordeste e foram os únicos a baterem o João Pessoa Espectros e o Recife Mariners, as duas maiores forças da região. Em contrapartida, a única derrota do Caçadores neste ano foi justamente para o Bulls, que venceu o confronto da primeira fase por 21 a 13.
E os potiguares chegam para a fase decisiva com o ataque menos positivo dentre os classificados, com apenas 78 pontos marcados. Para sair de campo com a vaga na final regional garantida, portanto, os potiguares vão precisar tomar cuidado com o corredor Eduardo Maranhão e o defensor T. Battle, do Caçadores. O americano, aliás, é jogador de defesa, mas já contribuiu com dois touchdowns de interceptação e outros dois de retorno de punt.

A maior virtude dos cearenses durante a temporada regular foi aproveitar os erros das defesas adversárias, tanto que contra o Mariners a equipe conseguiu correr para mais de 300 jardas, contra a melhor defesa da competição. Além disso, contra o João Pessoa Espectros, que tem uma das defesas mais experientes do país e que se notabilizou por ceder poucos pontos, foram 42 pontos.

02
CONFERÊNCIA LESTE

Um ótimo desempenho no jogo aéreo e um ainda melhor no terrestre. É com o ataque mais positivo da competição que o Flamengo FA chega ao mata-mata da Superliga para enfrentar o Botafogo Reptiles. O time rubro-negro está invicto na competição e já marcou 291 pontos.

Foram 22 touchdowns corridos, 16 por passe e um desempenho espetacular do armador KC Frost, que sofreu apenas duas interceptações nos seis jogos do time. O Rubro-Negro ainda tem como destaques Florêncio (9 TDs), Double F. (3 TDs) e Yolandus Pratt, que, mesmo atuando na linha defensiva, já marcou seis touchdowns.

Por isso mesmo a defesa do Reptiles vai precisar ter um desempenho melhor do que no último jogo da primeira fase, quando foi atropelado pelo Flamengo ao perder por 43 a 3. O time do Botafogo tem diversificado os pontuadores. São cinco atletas com dois touchdowns nos seis jogos: os recebedores Pablo Lyra, Loan Felisardo, Marcelo Bruno, Marcos Paulo e o armador Raphael Harrison.

No outro mata-mata, Vila Velha Tritões e Vasco fazem um dos principais duelos desta fase da Superliga, daqueles que fica até difícil de apostar em um vencedor. Entretanto, o time capixaba chega com números melhores que os dos cariocas, inclusive, com uma vitória em cima dos rivais, por 34 a 7, na terceira rodada da temporada regular.

E o ataque do Tritões, com 264 pontos marcados nas seis partidas (o terceiro melhor de toda a competição), promete dar trabalho com os recebedores Stephan Cirilo (6 TDs) e Danilo de Sá (4 Tds). Pelo lado vascaíno, o corredor Rômulo Ramos (5 TDs) também deve aterrorizar a defesa adversária.

03
CONFERÊNCIA OESTE

Dos 30 times que participaram da temporada regular da Superliga (o Botafogo Challengers, de Ribeirão Preto, desistiu no meio da disputa), apenas dois permanecem invictos. Um deles é o tradicional Cuiabá Arsenal, que volta a enfrentar o Goiânia Rednecks após duas semanas. Agora pelo mata-mata da competição, o time cuiabano chega com status de favorito, e não é para menos. Além de trazer na bagagem seis vitórias em seis jogos, o Arsenal ainda tem a melhor defesa e o melhor ataque da Conferência Oeste.

No ataque, os destaques são os americanos Brandon 'The Rocket' Watkins (corredor e recebedor) e Kennety Joshen, que, além de ser recebedor e defensor, atua também como treinador principal da equipe. O Rednecks conta com duas armas perigosas: os irmãos gêmeos Ewander e Wanderson Nunes são os maiores pontuadores da equipe. Eles que vão precisar passar pela defesa de Durval e Junior Queiroz, dois jogadores com 1,92 de altura e mais de 140 quilos.

Outro duelo que se repete neste fim de semana será entre Lusa Lions e Tubarões do Cerrado. Os dois também se enfrentaram há duas semanas, e o time paulista levou a melhor ao vencer por 34 a 3, e terminou a temporada com cinco vitórias. Já o time de Brasília terminou com quatro vitórias.

Neste novo confronto, agora pelas semifinais da Conferência Oeste, a forte linha defensiva candanga, The Bus e Felipe Marques, vai precisar parar o armador da Lusa, Catulo Góes, um dos destaques do time adversário. Outros importantes jogadores da defesa do Tubarões são Pedro Yoshida, Pedro Nakamura e André Luiz.

Além disso, o time de Brasília vai precisar ser mais agressivo. Até porque o principal pontuador da equipe é o chutador Victor Fialho, com 28 pontos. Em segundo está o corredor Bruno Cavalcante, com 24 pontos.

04
CONFERÊNCIA SUL

Dono do segundo melhor ataque da competição, com 280 pontos marcados, e da segunda melhor defesa, com 34 sofridos. E, como se não bastasse, o Timbó Rex chega ao mata-mata da Superliga Nacional de Futebol Americano com cinco jogos seguidos sem perder e favoritíssimo a uma vaga na final regional. O time de Timbó terminou a temporada regular em primeiro lugar na Conferência Sul e enfrenta o quarto colocado São José White Sharks Istepôs, em um clássico catarinense. Reeditando inclusive a final do Campeonato Catarinense deste ano, vencida por 17 a 6 pelo T-Rex.

E a tarefa dos Tubarões Brancos não vai ser nada fácil. O ataque vai precisar contar com uma tarde muito inspirada do armador Igor Clemes e do recebedor Alexandre “Cabelo” Girolometto para furar a defesa do Rex, que só sofreu seis pontos nos últimos três jogos. O time de São José quer repetir o feito da estreia, quando derrotou o de Timbó por 21 a 19, virando a partida exatamente com um lançamento de Clemes para Cabelo no minuto final.

Além disso, a defesa do Istepôs vai ter pela frente o melhor ataque da competição, e a linha defensiva formada por Jhonas Luiz e Marcos Bunn vai ter o desafio de parar o corredor Clair José. Por outro lado, o Rex não vai contar com o armador americano Drew Hill, que se machucou na partida com o Crocodiles, na última partida da temporada regular. Mesmo com todos os números a favor do T-Rex, o WSI tem suas virtudes e não vai facilitar a vida dos rivais nesta partida, que vale vaga na final da Conferência Sul.

Na outra semifinal da conferência, mais um clássico. Coritiba Crocodiles e Paraná HP fazem a reedição da final do Campeonato Paranaense deste ano, em confronto que promete ser bem equilibrado. Os dois times se enfrentaram duas vezes neste ano, com uma vitória para cada lado.

Os dois times têm campanhas parecidas, com uma leve vantagem do Croco, com uma vitória a mais na temporada regular e um ataque com mais pontos. Destaque para o armador americano Drew Banks, que anotou três touchdowns de corrida e outros quatro de passe. A defesa do HP vai precisar ficar de olho nas jogadas terrestres do Coritiba, principalmente nos corredores Bruno Santucci (3 TDs de corrida), Lucas Mullet (2 TDs de corrida) e Alexandre (2 TDs de corrida).

E, se o ataque do Crocodiles é perigoso, o mesmo pode-se dizer da defesa, que conseguiu forçar a perda da posse de bola adversária muitas vezes na temporada. Destaque para o cornerback Jhone (5 interceptações). Além dele, Delmer Zoschke, que forçou três fumbles e recuperou outros dois, e Bala, que recuperou dois fumbles e anotou dois touchdowns.

E a defesa do Croco vai precisar ficar de olho nos principais pontuadores do HP: os corredores Tauros e Bauer, além do recebedor Duilham. Com a segunda melhor defesa da conferência, o HP sofreu apenas 56 pontos e vai contar com a boa fase Victor Yamauthi e Gustavo Rios para parar o ataque do atual vice-campeão brasileiro.

424 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- INDISCIPLINADO! Após confusões, atacante do Flamengo deve fechar com time da Série B do Brasileirão
- Rivellino critica jogo do Palmeiras, Flamengo e destaca Neymar como último craque brasileiro
- Palmeiras vende 21 mil ingressos para duelo contra o Flamengo no Allianz Parque




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




tabelinha *

A matéria tá muito boa, porém poderiam botar uma tabelando para que os leitores conseguirem visualizar melhor o torneio. "sugestão"

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu