Vice, Rueda mantém tabu de 58 anos de técnicos estrangeiros no Brasil

28/9/2017 07:59

Vice, Rueda mantém tabu de 58 anos de técnicos estrangeiros no Brasil

Vice, Rueda mantém tabu de 58 anos de técnicos estrangeiros no Brasil
Na noite da última quarta-feira, o técnico colombiano Reinaldo Rueda esteve bem perto de quebrar uma sina que dura 58 anos. Este é o tempo que o futebol brasileiro não vê um técnico estrangeiro sagrar-se campeão de um torneio nacional.



Rueda comandou o Flamengo na final da Copa do Brasil. Após empate por 1 a 1, no Maracanã, e sem gols no Mineirão, o título foi decidido com o Cruzeiro nos pênaltis. O meia Diego bateu a terceira cobrança e viu o goleiro Fábio defender. Como os cruzeirense acertaram todas, a final terminou 5 a 3.

A última vez que um técnico estrangeiro ganhou um título nacional no Brasil foi em 1959, quando o argentino Carlos Volante levou o Bahia à final da Taça do Brasil. Na decisão, superou o Santos de Pelé em três duros jogos e ficou com a taça inédita.

Volante é o único a ter conseguido tal feito até hoje. Nenhum outro estrangeiro conseguiu um título nacional no Brasil. Vale citar que ao longo das décadas foram inúmeras decisões da Taça Brasil, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, da Copa dos Campeões e da Supercopa do Brasil.

O argentino foi um ex-jogador de muito renome. Começou a carreira no Lanús, passando depois por San Lorenzo e Vélez Sarsfield até chegar ao futebol europeu e à seleção argentina. No Velho Continente, defendeu Napoli, Livorno e Torino antes de atuar pelo Rennes, da França.

O argentino encerrou a carreira no Flamengo, clube pelo qual foi três vezes campeão carioca, em 1939, 1942 e 1943.

Atleta talentoso, reza a lenda que o nome dele batizou no Brasil a posição do meia mais marcador de "volante". Depois da ótima passagem do argentino pelo Fla, os atletas que atuavam na mesma faixa do campo, marcando e também levando a bola à frente, passaram a ser chamados de "volantes", em homenagem a ele.

Seu primeiro trabalho como treinador foi no Internacional, sendo bicampeão gaúcho em 1947 e 1948. Em seguida, foi para o Vitória, conquistando mais dois títulos estaduais: os Baianos de 1953 e 1955.

O troféu mais importante de sua carreira, no entanto, veio no comando do Bahia, equipe na qual trabalhou entre 1959 e 1960. E com muita estrela, além de um pouco de sorte.

Na final da Taça Brasil de 1959, o time de Salvador enfrentou o Santos em três jogos épicos. No primeiro, realizado em 10 de dezembro, ganhou por 3 a 2 em plena Vila Belmiro, com Pelé e tudo. Na Fonte Nova, contudo, o a equipe paulista devolveu a cortesia, batendo os baianos por 2 a 0, gols de Coutinho e Pelé, no dia 30 de dezembro.

Foi marcado, então, um jogo desempate para o Maracanã, que acabou acontecendo só em 29 de março de 1960, após muita indefinição sobre o local da partida. Neste meio tempo, o técnico do Bahia, Geninho, acabou deixando o cargo, e indicou Carlos Volante para assumir.

O gringo não mexeu muito no time, mas mudou peças na lateral direita e no meio-campo. Com uma vitória por 3 a 1, Volante levantou o troféu da Taça Brasil, tornando o Bahia o primeiro campeão nacional e classificando o time para a Libertadores.

O argentino contou com a sorte de Pelé ter operado as amígdalas e ter sido desfalque do Santos no jogo desempate - o "Rei do Futebol" havia marcado nas duas primeiras partidas da final. No Maracanã, aliás, o clube da Baixada se descontrolou e terminou com quatro atletas expulsos: Getúlio, Formiga, Dorival e Coutinho.

438 visitas - Fonte: espn


VEJA TAMBÉM
- MELHOR APROVEITAMENTO! Flamengo de Tite lidera estatísticas na Série A!
- De la Cruz Comenta Posicionamento no Flamengo e Evita Comparação com Zico
- Flamengo atinge recorde histórico na era dos pontos corridos no futebol brasileiro




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




É infelizmente perdemos o goleiro era esse msm não tinha muito o que fazer a não ser ora por 1 milagre agora esse Berrío só Jesus Arão e Cuellar perdidos igual cego em tiroteio e Diego sucumbiu em um jogo fácil infelizmente.

Rueda se vc quiser permanecer no Flamengo corra logo em busca de dois atacantes é mais um zagueiro,mas não traga do nível de Berrio não,traga atacantes de verdade,as bolas são cruzadas na área é só tem um jogador lá,todos os ataques deve ter no mínimo quatro jogadores na área,se não seus dias no Brasil estão contados.com esse elenco não vai nem se classificar pra libertadores,se vc ler essas mensagens pense bem.

time nenhum ganha mantendo no jogo Diego Berrio egerreiro,falta coragem pra barrar essas porcarias

Eu estou cansado de vê o Flamengo com esse joguinho aí esses chutes da zaga pra o meio-campo, e o Diego mais uma vez mau, ele nao sabe correr com a bola e só joga distante do centroavantes todo tempo isolado. o time todo tempo sem dinâmica sem sangue.
é um time muito fraco, não vamos conquistar nada com esse time aí esse ano.

perdemos esse título no Maracanã ontem flamengo fez uma partida perfeita se no Maracanã fosse 1 x 0 Adriano a campeão

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

contém foi dia nacional deste exclete. vagabundo do atual flamengo hoje infelizmente estes clakes que povoam as dependência do mais querido são nocivo ao torcedor que nasceu flamengo pois só tem artista sábios ao falar, pessimos ao jogar futebol pois são preguiçosos sem fibra sem sangue sem raça a época enganadora da falsa posse de bola que dão de 10 a 20 toques pra chegar ao gol adversário depois recuam pra começar enganadora mente tudo de novo e extremante nociva a saúde do velho torcedor que desde muinto tempo via no time de qualquer época raça fibra suor paixão amor ao clube esses de hoje com ,raríssimas exceções só tem mercenário sem raça e artista enganador estão acabando com a base como vão cobrar entrega aos moleques se o profissionais são quase todos enganadores e ainda falam em cheirinho do quando suarem o uniforme e o cheirinho já vai estar passado

olha o treinador não tem cupa sera q o Diego pode levar cupa também pq ele perdeu a cobrança dele o Thiago entregou o ouro aqui dentro e ou tecnico pra mim não tem cupa ele fez o melhor pq o burro do zericador e mas c cupado e só tirar esse treinador de goleiro ele e mas zagueiro do q goleiro

E você é um conversador de merda. O treinador chegou agora, não tem nem dois meses e você ja quer colocar a culpa no Rueda? Torcedor modinha do caralho.

esse muralha parece uma galinha,n pega nem o caralho

eu acho que deveria colocar o muralha no banco de castigo e depois por de castigo para o gol de castigo no gol agarrar pênaltis a e ele melhora

Ele que deu o gol no maracaná no chute fraco do jogador do cruzeiro. perdemos o título ali o thiago deu aquele gol quando flamengo estava próximo de marcar o segundo, todos sabem que muralha não pega pênalti agora o treinador é culpado vocês tão de brincadeira

manda esta.porra de volta covarde

isso é um técnico bosta!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu