Seis motivos para o tropeço do Fla na estreia

1/3/2018 09:30

Seis motivos para o tropeço do Fla na estreia

Substituições do técnico Carpegiani não funcionam bem no segundo tempo, e equipe ainda sofre com lentidão de saída de bola no empate diante do River Plate; veja as razões

Seis motivos para o tropeço do Fla na estreia
Mais do que pontos, uma vitória para o Flamengo no início da Libertadores era uma boa forma de afastar o peso que a competição continental traz ao clube por conta do histórico recente. Após o empate em 2 a 2 diante do River Plate, a preocupação precoce se torna inevitável. O Rubro-Negro jogou diante dos argentinos no Nilton Santos com portões fechados. A atmosfera fria obviamente não ajuda, mas o tropeço na estreia da fase de grupos passa por outras motivações.



Vale ressaltar que o River Plate, apesar do peso de sua camisa e tricampeão da Libertadores, chegou ao Rio de Janeiro em crise no Campeonato Argentino. Não somava pontos fora de casa há seis jogos consecutivos.

Seis motivos para o tropeço:
1. Arbitragem
Paulo Cesar Carpegiani e Diego trataram a arbitragem como crucial para o tropeço, e as decisões de Michael Espinoza realmente tiveram influência direta no resultado da partida. O peruano não assinalou pênalti de Zuculini, ao colocar a mão após cabeçada de Réver, no primeiro tempo e confirmou gol em impedimento de Rodrigo Mora. O River Plate, entretanto, também tem suas reclamações: também toque de mão de Réver dentro da área em finalização de Lucas Pratto e pênalti de Jonas em Enzo Perez. As infrações para o Rubro-Negro foram mais claras.


Arbitragem foi bastante questionada após jogo (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

2. Substituições e montagem do banco
Ao dizer que colocou William Arão no lugar de Everton por falta de opção, Carpegiani praticamente admite que o efeito da substituição não foi dos melhores para o Flamengo nos minutos finais, que decretaram o empate do River. Sem jogar desde 2017, o volante não conseguiu achar seu espaço em campo e estava perdido no lance do gol de Mayada. Além disso, a mudança chamou ainda mais um adversário que, aos trancos e barrancos, tentava pressionar.

O tópico, por sua vez, vai além. Vinícius Júnior, destaque e artilheiro do time no Carioca e que joga na mesma faixa do campo de Everton, estava à disposição. É o próprio Carpegiani quem define o banco de reservas e optou por cortar Marlos Moreno e Geuvânio já no estádio e sequer relacionar nomes como Ronaldo, Jean Lucas e Trauco.

3. Diego Alves
O goleiro foi, de longe, o mais participativo para orientar a equipe durante a partida. Com o Nilton Santos vazio, ouvia-se muito sua voz. Debaixo da trave, porém, vacilou. Apesar do impedimento, titubeou e saiu muito mal no lance do gol de Mora, e reagiu com lentidão na distante finalização de Mayada. Soltou ainda bola no pé de Enzo Perez, em lance que o argentino pediu pênalti de Jonas. Fica o registro da noite ruim.

4. Dificuldade para manter vantagem
Mesmo com todos os problemas apresentados em uma atuação abaixo do esperado para uma estreia de Libertadores, o Flamengo esteve na frente do placar duas vezes e não soube administrar. Por mais que tenha reagido bem ao empate-relâmpago no primeiro gol, o Flamengo não soube ditar o ritmo ao abrir vantagem novamente aos 21 do segundo tempo.

Poucos foram os momentos em que o time conseguiu manter a bola no ataque nos 25 minutos finais e nem mesmo diminuir a intensidade do jogo, deixando o tempo passar. A marcação recuada explica muito a declaração de Lucas Pratto ao término da partida:

- O time hoje deu resposta com atitude, vínhamos de jogos irregulares. Hoje foi quase perfeito na estratégia. Fomos superior ao Flamengo, que é um time de bom jogo, mas que não tem tanta pegada.


Carpegiani: decisões não surtiram efeito no jogo (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

5. Lentidão na saída de bola
Se cumpriu seu papel na marcação, Jonas não conseguiu dar a dinâmica necessária na saída de bola. Houve um distanciamento para o quarteto de meio-campo, obrigando Diego, na maioria das vezes, ou Everton Ribeiro e recuar para tentar acelerar o jogo. Com a dificuldade para acionar o ataque, o Flamengo quase sempre encarava um River bem postado defensivamente e não tinha espaços para criar.

6. Desgaste físico
Nitidamente faltou perna para o Flamengo segurar o resultado na reta final do jogo. Pouco antes do empate do River, Carpegiani cobrou uma dividida de Henrique Dourado no meio-campo e viu o centroavante abrir os braços, como quem fizesse sinal de estar extenuado. Não à toa, Jonas e Everton pediram substituição.

No 4-1-4-1, a exigência em cima de nomes como Diego, Everton Ribeiro e Dourado na marcação é maior do que a habitual e a conta chega nos minutos finais neste início de temporada. O time se mostrou preocupado com a recomposição, marcação, acompanhar os jogadores do River, e não teve fôlego para atacar em velocidade, nem defender o empate.

611 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Técnico experiente fazer uma BESTEIRA não dá pra entender: ARÃO sem ritmo de jogo em vez de colocar o V. JR. e voltar o PAQUETÁ... É ser muito IDIOTA mesmo!!!

ENTRA ANO SAI ANO E A VERGONHA É SEMPRE A MESMA O FLAMENGO SÓ VAI DAR VALOR AO VINICIUS JUNIOR QUANDO ELE FOR PRA EUROPA DEIXAR ELE NO BANCO E BOTAR WILIAN ANTÃO RÔMULO EX VAS CAINDO FOI UM TIRO NO CORAÇÃO FLAMENGUISTA

não gostei da substituição o Everton é ótimo , o Paquetá é ótimo os dois melhores em campo como Sempre se esforçam o máximo podia ter tirado no Everton Ribeiro e aí colocaria o Felipe Viseu ou Vinícius , não sei não entendo de futebol só sei que no final nossa é demais

Concordo com tudo, principalmente quando diz q Diego Alves falhou nos dois gols do River!

 tópico, por sua vez, vai além. Vinícius Júnior, destaque e artilheiro do time no Carioca e que joga na mesma faixa do campo de Everton, estava à disposição. É o próprio Carpegiani quem define o banco de reservas e optou por cortar Marlos Moreno e Geuvânio já no estádio e sequer relacionar nomes como Ronaldo, Jean Lucas

os 11 jogadores jogaram mal pra completar Carpegiani substituir errado
o seja a libertadores tá virando assombração pra Flamengo

Mesma conversa do ano passado as mesmas descupas de sempre os mesmos jogadores fracos de sempre enfim os mesmo problemas que não foram solucionados;então já sabemos como vai terminar se nada mudar.

desgaste físico?

Desse jeito vamos virar um mero participante que sempre cai na primeira fase da Libertadores. Se quiser pensar em algo maior, vitória contra Emelec dia 14 virou obrigação.

sinceramente acho que o Flamengo vai repetir o mesmo que aconteceu no ano passado...sequer vai passar da primeira fase..com esse futebol pobre não vai chegar a ligar nenhum

Você que está pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV asssinatura faça
liberação e DEMINUIMOS valor da conta pra qualquer luga do Brasil WHATZSAP 11958640776

time de bosta, time sem técnico, substituições equivocadas, time sem vontade de ganhar, não vai a lugar nenhum, se continuar assim, é preciso mudanças de atitudes!!

4 -1- 4- 1? vai ter neguinho morto até o meio do ano!

mais do mesmo...técnico e diretoria sai responsáveis por manter um elenco de DNA perdedor nessa competição...o carpegianni não tinham Arão dia desse e botava Vinícius JR dava resultado, dessa vez não botou e chamou o River p o campo do Flamengo. Fato q continuamos com mesmos defeitos, jogadores despreparados, perdidos em campo. Everton Ribeiro some, Diego se esforça mais não tem coesão com os demais do grupo, Paquetá tenta se vira e ninguém acompanha o raciocínio dele....Henrique dourado isolado nesse esquema infame ....resultado....fracasso a vista

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu