Fla perde 20 mil STs e fará mudanças para priorizar os mais antigos e assíduos

24/3/2018 08:54

Fla perde 20 mil STs e fará mudanças para priorizar os mais antigos e assíduos

Alterações estão em fase final de implementação. Clube também promete melhoria em seus sistemas e acredita que perda de sócios está relacionada sobretudo aos jogos com portões fechados

Fla perde 20 mil STs e fará mudanças para priorizar os mais antigos e assíduos
Foto: Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Um dos carros-chefes da gestão do Flamengo, o plano de sócio-torcedor passará por mudanças em curto prazo. Alterações já foram amplamente discutidas internamente e estão em fase final de implementação antes de serem divulgadas oficialmente para os rubro-negros. Em junho do ano passado, o clube chegou a 100 mil participantes do programa.



O programa ''Nação Rubro-Negra'' é uma fonte importante na receita, mas perdeu cerca de 20 mil sócios nos últimos meses. Para o clube, o principal motivo desta evasão foram os jogos de portões fechados nas duas primeiras rodadas da Libertadores. Por conta da punição imposta pela Conmebol, o Flamengo só terá torcedores em seu último jogo em casa pelo torneio, em 16 de maio, contra o Emelec.

Além disso, o Maracanã só foi utilizado pelo time em um jogo esse ano. Após a queda das torres de iluminação, o clube ainda aguarda laudo pericial para inciar obras na Ilha do Urubu, que só deve ficar à disposição para o Campeonato Brasileiro. A empolgação da torcida com o futebol, sem dúvidas, também tem relação direta com a saída de sócios do programa.

Sócios torcedores do Flamengo em ação do clube (Foto: Reprodução)

A informação de mudanças no modelo foram publicadas nesta semana pelo Jornal ''O Globo''. Talvez a alteração mais significativa seja que os sócios-torcedores mais antigos e aqueles que vão para mais jogos serão reconhecidos de forma efetiva. Esses rubro-negros terão prioridade nas compras de ingressos. Atualmente, as vantagens são dadas através dos planos, do mais caro ao mais barato e, muitas vezes, há pessoas que entram de sócios no programa perto de decisões importantes do futebol. Os preços não devem passar por mudanças.

- Nosso objetivo é que quem está há muito tempo ininterruptamente no Programa Nação Rubro-Negra ou vai a muitos jogos, seja reconhecido, uma vez que apoia o clube incondicionalmente. A implementação desses benefícios está em fase final de detalhamento para depois iniciarmos a etapa de desenvolvimento de TI e funcionamento em si - explicou o vice-preisdente de marketing, Daniel Orlean, ao GloboEsporte.com.

O clube também garante a previsão de melhoria no sistema compra de ingressos, com toda a venda feita em uma mesma plataforma ou em um aplicativo que será lançado ainda no primeiro semestre. Em jogos de menor demanda, os descontos devem ser maiores. Há um olhar todo especial para sócios de fora do Rio (como sorteios de viagens para jogos do Flamengo).

Torcida do Flamengo bateu recorde de público no ano em jogo no Maracanã em 2017 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Veja trechos da entrevista do vice-presidente de marketing do Flamengo:

Que tipo de estudo e avaliação foram feitas para realizar mudanças?

Entendemos que o objetivo é sempre fazer com que os sócios-torcedores se sintam reconhecidos pela dedicação e amor e fiquem cada vez mais próximos ao clube. Nesse sentido, através de pesquisas, identificamos que poderíamos melhorar a comunicação, a oferta de benefícios e a experiência dos sócios-torcedores, principalmente aqueles que estão há muito tempo no Nação Rubro-Negra, vão sempre ao estádio ou moram fora do Rio de Janeiro.

Existe algum projeto para a venda de 'ingressos para toda a temporada'' a partir do sócio torcedor?
Esse é um assunto amplamente discutido no clube. O Flamengo tem mais que 40 milhões de torcedores. Imagine que sejam vendidos todos os assentos de temporada quando tivermos uma casa fixa. O benefício de assistir aos nossos jogos “in loco” ficaria restrito a um percentual mínimo da torcida, assim como seria muito difícil um rubro-negro de fora do Rio de Janeiro ter acesso ao estádio. O atual programa dá a oportunidade de mais torcedores, inclusive de fora do Rio, assistirem aos nossos jogos.

Mais de 20 mil STs off-Rio vieram às finais que disputamos em 2017 e mais de 13 mil à final da Copa do Brasil de 2013. Sócios-torcedores de mais de mil cidades, inclusive quatro do Oiapoque e seis do Rio Grande, estiveram no Maracanã na partida contra o Atlético-PR.

Houve queda considerável do número de ST após a virada do ano. O que impactou mais?
Com certeza a punição sofrida pelo Flamengo foi o fator principal. Muitas adesões foram feitas no início de 2017 por pessoas que queriam acompanhar o Flamengo na Libertadores. Certamente a punição que sofremos atrasou a renovação de muitos desses torcedores. Mas isso não pode nos tirar a meta de melhorar o programa sempre.

Houve questionamentos no sistema de atendimento e compra do programa. Sobretudo em jogos de grande procura na temporada passada. Que mudanças serão feitas neste sentido?
A principal mudança será a unificação de todos os sistemas envolvidos na venda de ingressos para melhorar a experiência de compra do torcedor.


837 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu