17/9/2019 08:06

Ultrapassados? A cronologia do debate com J. Jesus

Ultrapassados? A cronologia do debate com J. Jesus

A semana passada foi invadida por reações a uma declaração feita por Jorge Jesus à revista francesa "So Foot". Na entrevista feita antes de o português fechar com o Flamengo, ele disse que o treinador brasileiro "já foi um pouco ultrapassado em tudo que diz respeito ao treinamento".



"O treinador brasileiro já foi um pouco ultrapassado em tudo que diz respeito ao treinamento. Você acha que isso acontece por quê? Porque sempre tiveram grandes jogadores e esses resolvem os problemas táticos sozinhos. Os treinadores não foram obrigados a pensar e criar ideias coletivas. E acabaram sendo ultrapassados. Agora está começando a mudar. Eles querem todos vir para a Europa para entender nossa metodologia de treinamento. Mas as crianças brasileiras continuam a jogar na rua, e é na rua que a gente cria os talentos", disse Jesus, na matéria em que o jornal "O Globo" teve acesso.



LEIA TAMBÉM: Flamengo se reapresenta no Ninho com a presença de jovens do sub-20


A declaração causou polêmica entre comentaristas esportivos, treinadores e ex-treinadores. O português se manteve em silêncio até a vitória do Flamengo sobre o Santos. Na entrevista coletiva, disse não ter sido exatamente isso o que disse.

"Eu estou como treinador do Flamengo, no Brasil, então estou sujeito a críticas, desde que sejam justas. Os jogadores brasileiros são os melhores do mundo, com muito talento. Tecnicamente muito evoluídos. E, por isso, deixou-se de lado a tática. Enquanto na Europa a gente pensa mais ao contrário. Ou seja, os jogadores têm tanta qualidade, que não valorizaram tanto a tática, essa é a palavra. E continuaram a valorizar a técnica individual que o jogador tem. Não disse que os treinadores são ultrapassados. Se tem alguma coisa entalada na garganta com o Flamengo ganhando, ok, mas não inventem coisas", explicou.

Confira a repercussão da fala de Jesus

PVC, na FOX (10/09)

"Toda vez que você fala: 'os técnicos brasileiros estão', 'os técnicos estrangeiros são', você está generalizando, e generalizar é o primeiro passo para estar errado. Se você disser: o Vanderlei Luxemburgo já trabalhou num nível melhor do que tem conseguido trabalhar recentemente, é um caso. Se você disser: o Mano Menezes saiu do Cruzeiro num cenário de desgaste profundo, é outra análise. Mas também pode-se dizer: o José Mourinho já trabalhou em um nível muito mais alto que trabalha hoje, aí você não pode dizer que os técnicos portugueses decaíram. Cada caso é um caso".

Gustavo Hofman, na ESPN (11/09)
"De maneira geral, sim, os técnicos brasileiros estão ultrapassados. Não acho nenhum absurdo afirmar isso. Lógico que há grandes treinadores brasileiros. Existem grandes profissionais no futebol brasileiro, técnicos que poderiam trabalhar fora do Brasil, mas o fato de não termos tantos treinadores brasileiros em atividade fora do país com destaque - e eu sei que tem a questão da licença - mostra um pouco esse lado também. Em vez de rebater isso o tempo todo, vale a pena entender o contexto, olhar para o mercado brasileiro, olhar o que está acontecendo hoje em dia no futebol brasileiro".

Muricy Ramalho (11/09)
"Acho que ele não conhecia o futebol brasileiro. Falou por ouvir falar. Ainda mais depois do 7 a 1, foi uma avalanche de críticas aos técnicos mais antigos. Não vejo assim. Não quero saber se o cara é japonês, português, velho, novo. Quero saber se o cara é bom treinador. Igual ele (Jorge Jesus) veio aqui e mostrou que é bom treinador. Estou de acordo com o Cuca, estamos evoluindo taticamente. Se a gente pegar vários treinadores, principalmente os mais jovens, estamos evoluindo taticamente".

Cuca (11/09)
"Pelo que eu vi dele, é um cara que tem ética profissional, tem respeito. Acho muito raro que ele venha a falar isso hoje, o sentimento hoje não seria esse. Lógico que temos muito a evoluir, todos nós técnicos brasileiros. É uma que questão que eu prefiro ficar fora, mas não me sinto de forma alguma ultrapassado".



Denilson, na Band (12/09)
"Às vezes, o momento que o futebol brasileiro passa também faz com que o torcedor pense dessa forma, de treinadores ultrapassados, mas, na minha visão, não. Com certeza o Jorge Jesus está aprendendo algo aqui. Não está só ensinando algo. E outra, mais do que obrigação, com o time que está, jogar como vem jogando. Seria ruim estar com o time que está e não jogar. (...) Se chega no final do Brasileiro e não ganhar nada, quem vai ser o ultrapassado?".

Flamengo, Ultrapassados, Cronologia, Debate, J. Jesus, Mengão

660 visitas - Fonte: UOL


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Fla-Flu no Maracanã tem 37 mil ingressos vendidos


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 18:00 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Fluminense

Último jogo - Brasileiro

Quarta - 20:00 - Arena Castelão
Fortaleza
1 2
Flamengo